RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

Governador inaugura Escola Técnica, assina convênios e lança apartamentos do programa SER Família Habitação em Campo Verde

Publicados

em

O governador Mauro Mendes cumpre agenda, na tarde desta quarta-feira (10.04), no município de Campo Verde (a 135 km de Cuiabá). Acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, o governador vistoria obras, lança apartamentos do programa SER Família Habitação, inaugura a Escola Técnica Estadual no município e assina novo convênio.

A agenda no município tem início às 15h15, com a visita da comitiva do Governo à fábrica da Incofibras. Em seguida, às 15h45, o governador vistoria as obras de reconstrução da Escola Estadual Jupiara, em parceria com o município.

Às 16h30, Mauro Mendes lança a construção de 576 apartamentos pelo programa SER Família Habitação, idealizado pela primeira-dama. O atendimento à imprensa será feito no local. 

A comitiva do Governo segue para a inauguração da Escola Técnica Estadual de Campo Verde, às 17h. No local, o governador Mauro Mendes também irá assinar um convênio de R$ 3,4 milhões para a construção da Delegacia da Polícia Civil.

Confira a agenda abaixo:
15h15 – Visita à fábrica Incofibras;
15h45 – Vistoria às obras da Escola Estadual Jupiara;
16h30 – Lançamento da construção de 576 apartamentos com o projeto Ser Família Habitação;
17h – Inauguração da Escola Técnica Estadual.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

MATO GROSSO

Tamanduá-bandeira resgatada durante queimada no Pantanal em 2020 inicia processo para voltar à natureza

Publicados

em

Uma tamanduá-bandeira fêmea resgatada em Poconé durante os incêndios florestais registrados no Pantanal em 2020, quando ainda era filhote, está prestes a ser reintegrada à natureza. Após ser acolhida no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Lucas do Rio Verde, “Miga”, como é chamada, foi levada pela equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), na sexta-feira (27.04), para a Transpantaneira, onde iniciará o processo de readaptação ao ambiente selvagem.

O laudo médico veterinário que autorizou o transporte até Poconé atesta que o animal apresentou desenvolvimento normal e perfeito estado de saúde, sem indicativos de patologia, má formação e ectoparasitas, o que a tornou apta para o transporte entre municípios e para a soltura.
Registro de Miga filhote – Foto: Karen Ramos

A coordenadora do Cetas, Rose Spindler, explicou que o nome ‘Miga’ foi escolhido como um diminutivo de formiga, e destacou que a tamanduá sempre foi muito saudável. Em 2022, inclusive, ela foi doadora de sangue para um tamanduá atropelado que necessitava urgentemente de transfusão. Agora, após quatro anos vivendo no centro, o animal silvestre está apto a voltar à vida livre.

Rose também compartilhou alguns detalhes sobre os hábitos do tamanduá, como o gosto por se refrescar na água e seu temperamento bravo durante as refeições. A alimentação diária do animal silvestre no Cetas incluía frutas como banana, maçã e mamão, vegetais, ração, leite, gemas de ovo, suplementos e vitaminas.

A analista de meio ambiente e médica veterinária, Danny Moraes, que acompanhou o tamanduá até a Transpantaneira, explicou o processo de aclimatação necessário para a sobrevivência do animal silvestre na vida selvagem. Por ter recebido abrigo e alimentação durante anos de cativeiro, o tamanduá poderá aperfeiçoar sua capacidade de buscar cupins e formigas, além de encontrar abrigo seguro.

“Aclimatar animais silvestres mantidos em cativeiro por certo perigo é fundamental para a sobrevivência com qualidade ao animal. Por ter recebido abrigo e alimentação nesses anos de cativeiro, a Miga vai aperfeiçoar a capacidade de buscar cupins e formigas, além de buscar abrigo seguro”, destacou.

Para o processo de aclimatação, o tamanduá ficará em um recinto da Organização Não Governamental Ampara Silvestre na Transpantaneira. Esse recinto é uma área grande e telada.

Veja AQUI o vídeo de Miga filhote e AQUI dela no recinto da Ampara.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS