RONDONÓPOLIS

Sorriso

Servidores estudam detalhes da reforma tributária

Publicados

em

Especialista no assunto abordou as principais alterações propostas pela Emenda 132

Servidores da Prefeitura, que integram os quadros da Secretaria de Fazenda (Semfaz) e da Controladoria Geral do Município (CGM), participaram, nas tardes de segunda e terça-feira (29 e 30 de abril), de um curso sobre a reforma tributária. Ministrado pelo Centro Interamericano de Administração Pública (CIAP), o curso “Reforma Tributária, uma abordagem municipalista, completa, prática e objetiva” teve como foco partilhar com os servidores as mudanças propostas pela reforma tributária, como é o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), como fica o atual Imposto Sobre Serviço (ISS), de que forma está se dando a transição entre o antigo e o novo imposto, assim como foi avaliado o cenário atual, o de transição e o cenário final da reforma tributária.

“A melhor forma de nos prepararmos para este processo de mudança é estudar tudo o que está sendo posto, avaliando cada mudança, sempre de forma coletiva, o que permite ampliar a análise e garantir o alinhamento à nova legislação”, destaca o secretário-adjunto de Fazenda, Miraldo de Souza.

Como forma de otimizar recursos, facilitar a logística e garantir a ampla participação de servidores, a Prefeitura contratou a formação “in loco”, realizada no auditório da Secretaria da Cidade (Semcid). “Por ser um tema de extrema relevância, e que demanda um longo período de estudo e gradativa implantação de mudanças, optamos por trazer um especialista para abordar este assunto de forma mais aprofundada”, complementa a coordenadora do Departamento de Tributação, Vanice Fronza.

Presidente do CIAP, o professor Carlos Antônio de Souza, reitera que o conteúdo programático do curso lista todas as mudanças que já podem começar a ser implementadas pela Prefeitura a partir da Emenda Constitucional 132, de 20/12/2023, com foco na otimização de receitas e mitigação de perdas.

Saiba mais:

O principal efeito da aprovação da emenda é a unificação, a partir de 2033, de cinco tributos — ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins — em uma cobrança única, que será dividida entre os níveis federal (CBS: Contribuição sobre Bens e Serviços) e estadual/municipal (IBS: Imposto sobre Bens e Serviços).

Aumento ou diminuição

Para a concretização das mudanças, o Congresso Nacional ainda deverá aprovar, nos próximos anos, leis complementares para regulamentar as alterações trazidas pela emenda e para instituir a CBS e o IBS. A expectativa é que a mudança não gere uma cobrança maior de impostos aos brasileiros. Para tanto, foi criada uma “trava de referência”, para que os novos tributos possam ser diminuídos em 2030 e 2035, caso haja aumento da carga tributária proporcionalmente ao PIB.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Sorriso

Alunos da rede municipal de ensino participam do Projeto Filhos no Campo

Publicados

em

Projeto que trabalha com crianças de escolas municipais, mostra o dia a dia do campo é desenvolvido com crianças de nove a doze anos

Uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) leva a primeira turma do 5º ano, ao sítio Via Láctea, no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga).

O projeto tem como objetivo apresentar o universo do agronegócio às crianças, despertando nelas o interesse por futuras profissões no meio rural, bem como realizar atividades de caráter educativo e recreativo contribuindo para o desenvolvimento social e cultural das crianças, proporcionando a elas o conhecimento da realidade dos modelos de produção agropecuária do estado, despertando o interesse e vivenciando o dia a dia de uma propriedade rural que produz alimentos.

Nesta sexta-feira (17), os alunos da Escola São Domingos visitaram o sítio Vila Láctea, administrado pela produtora rural Rita de Cássia Pinto Hachya, primeira produtora de queijo do estado a receber o Selo Arte.

No sítio, os estudantes conheceram o cotidiano das pessoas, como a produção de leite e seus derivados, em especial queijos, cuidado com os animais e a relação com o meio ambiente.

Acompanharam os alunos as coordenadoras de Setor Projetos, Ivanete Ferro e Simone Macieiski Nicolak; a coordenadora, Roselene Barboza; o orientador escolar, Rodrigo Hahn e professores do 5º ano.

A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, acompanhada da adjunta Roberta Novelo de Bem marcaram presença no evento.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS