RONDONÓPOLIS

AGRONEGÓCIO

Tire suas dúvidas sobre o Sistema Nacional de Cadastro Rural

Publicados

em


Proprietários rurais, profissionais de contabilidade e demais interessados sobre o preenchimento da Declaração de Cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) terão uma grande oportunidade na próxima quinta-feira (17). A partir das 9h, o canal do Senar-RS no YouTube transmite a palestra “Sistema Nacional de Cadastro Rural (DCR-Incra) Usando na Prática”, ministrada pelo assessor da Presidência do Sistema Farsul, Derly Girard.

No evento online, o especialista explicará passo a passo o preenchimento da declaração, que serve para a análise fundiária do imóvel. O documento permite verificar, por meio das informações prestadas, se a propriedade cumpre com um dos quesitos da função social que é o uso racional e adequado e para emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

“No CCIR, consta se a propriedade é produtiva, e para isso precisa atender os índices de produtividade estabelecidos na lei, como grau de utilização (GUT) igual ou superior a 80% e grau de eficiência na exploração igual ou superior a 100%. Também esse documento é indispensável para vender ou hipotecar o imóvel e para obter financiamento nos bancos oficiais”, explica Girard.

O assessor antecipa que o cadastro consiste em três formulários, com questões sobre a  situação jurídica do imóvel, seu uso e pessoas relacionadas à propriedade (dono, arrendatários, parceiros ou comodatários).

“Essa declaração é feita na Internet de forma eletrônica, onde a pessoa precisa obter uma senha no gov.br para o acesso. Também todos os documentos exigidos são enviados de forma digital no mesmo portal da DCR”, esclarece Girard.

LIVE – Palestra ‘Sistema Nacional de Cadastro Rural (DCR-INCRA) Usando na Prática’

Quando: quinta-feira, 17 de fevereiro, 9h

Onde: Canal do Senar-RS no YouTube (www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul)

Com: Derly Girard, assessor da Presidência do Sistema Farsul

Apresentação: Fabio Ramon Baldessar, analista de Arrecadação do Senar-RS 

*Reprodução permitida desde que atribuídos os créditos à ASCOM/Padrinho Conteúdo

Fonte: CNA Brasil

Propaganda

AGRONEGÓCIO

Infestação de bicudo e queda nas cotações preocupam produtores

Publicados

em

A atual safra do algodão é uma das mais desafiadoras devido às condições climáticas adversas, com chuvas escassas durante o plantio em alguns municípios e excesso em outros desde fevereiro, além da presença do bicudo-do-algodoeiro e queda nas cotações internacionais.

Na safra 2023/24, Mato Grosso começou com otimismo, registrando um aumento de 16,84% na área destinada ao algodão, alcançando 1,405 milhão de hectares. Esse crescimento está relacionado, principalmente, à menor rentabilidade da cultura do milho, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Enquanto isso, o aparecimento do bicuto e a tendência de queda do mercado internacional, com cotações atingindo os menores patamares em quatro meses, devido a liquidações especulativas, tem frustrado os cotonicultores. Na bolsa de Nova York, os contratos para julho e dezembro encerraram com retrações de 5,5% e 4,2%, respectivamente.

Ao mesmo tempo, bicudo, segundo os técnicos tem prejudicado até 90% das lavouras. Para combater essa praga e outras, como o complexo de lagartas, pulgões e ácaros, os produtores são obrigados a realizar um número elevado de aplicações de agrotóxicos: em média, 26 aplicações de inseticidas e 8 aplicações de fungicidas por ciclo da cultura.

E não é só, além da praga, as condições climáticas também impactam negativamente a produção. A safra atual enfrenta um cenário climático adverso, marcado por escassez de chuvas durante o plantio em Mato Grosso e excesso de chuvas em alguns municípios desde fevereiro.

Fonte: Pensar Agro

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS