RONDONÓPOLIS

AGRONEGÓCIO

Embrapa Territorial abre processo de seleção de bolsistas PIBIC

Publicados

em

Os estudantes interessados em participar do processo de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq 2022/2023 – na Embrapa Territorial (Campinas, SP) deverão fazer a inscrição até 11 de julho. As vagas são para cadastro de reserva e podem inscrever-se alunos de cursos que tenham interseção com as Ciência Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.
 
A bolsa é de R$ 400 mensais e a dedicação mínima ao projeto é de 20 horas semanais. O estudante não poderá ter vínculo empregatício de qualquer natureza nem ser beneficiado por outra bolsa. É preciso também ter currículo atualizado na Plataforma Lattes. O período da bolsa é de 1 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.
 
Os interessados deverão cadastrar seus currículos no endereço https://www.cnpm.embrapa.br/curriculo/ indicando o projeto de interesse no campo “9 – Outras Informações que considere relevante”.
 
Relação dos projetos em que há oportunidade de atuação:
 
Sistemas de informação para o fortalecimento da cadeia de produção de sementes e mudas.
Participação dos citricultores na dinâmica do estoque de carbono e na preservação da biodiversidade.
Mapeamento de níveis de degradação de pastagens no bioma Cerrado por meio de geotecnologias – GeoPastoCerrado.
Mapeamentos para tomada de decisão pela iniciativa privada quanto ao aproveitamento de resíduos das granjas e planejamento de suas instalações em função da disponibilidade hídrica regional.
Construção do conhecimento e sistematização de experiências sobre valoração e pagamento por serviços ecossistêmicos e ambientais no contexto da agricultura familiar amazônica
Transferência de tecnologia para a produção aquícola do Brasil
Estratégias para subsidiar ações de monitoramento e controle de insetos-pragas presentes e quarentenárias ausentes no território brasileiro
 
 
Acesse o edital  
Visualize aqui o calendário 

Fonte: Embrapa

Propaganda

AGRONEGÓCIO

Avanços técnicos revolucionam a agricultura de soja

Publicados

em

As atuais adversidades enfrentadas pela safra de soja exigem medidas proativas e soluções inovadoras para garantir a saúde das plantações e a sustentabilidade econômica dos produtores. As condições climáticas irregulares e a incidência de pragas e doenças têm impactado significativamente a produtividade e a qualidade do cultivo em diversas regiões do país.

O produtor de soja, diante desse cenário desafiador, deve buscar o suporte técnico especializado para enfrentar os desafios específicos de cada região e ciclo do cultivo. Esse acompanhamento técnico é fundamental para a aplicação das melhores práticas de manejo e a adoção das tecnologias mais adequadas disponíveis.

Com altas temperaturas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e excesso de chuvas no Sul, o clima irregular ao longo do plantio e desenvolvimento das lavouras contribuiu para a consolidação do cenário de quebra de safra em praticamente todos os estados produtores. Além das questões climáticas, a incidência de pragas como o Percevejo-marrom e a Mosca Branca, juntamente com doenças fúngicas e plantas daninhas resistentes, agravou ainda mais a situação.

As pesquisas indicam um aumento significativo na infestação de pragas, resultando em perdas de até 30% na colheita. O Percevejo-marrom, por exemplo, representa uma ameaça significativa à produtividade da soja, exigindo monitoramento constante e estratégias eficazes de controle.

Diante desse contexto, a indústria tem desenvolvido e disponibilizado novas formulações de defensivos agrícolas, com diferentes ingredientes ativos, além de utilizar adjuvantes como o extrato pirolenhoso, para potencializar o efeito inseticida e garantir um melhor controle das pragas.

No manejo de doenças, a adoção de fungicidas comprovados e atestados por pesquisadores renomados é essencial para proteger as plantações.

Além disso, o controle eficaz de plantas daninhas, como a realização de aplicações com o uso de herbicidas, é fundamental para manter as lavouras livres de competição e garantir o pleno desenvolvimento das plantas de soja.

Em suma, o manejo integrado e preventivo, aliado à utilização de tecnologias inovadoras, desempenha um papel fundamental na proteção das lavouras de soja e na garantia da viabilidade econômica do cultivo. O suporte técnico especializado e o investimento em soluções sustentáveis são essenciais para enfrentar os desafios e garantir o sucesso da safra de soja no Brasil.

Fonte: Pensar Agro

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS