TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Projeto Verde Novo promove série de ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Publicados

em


Para celebrar o Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, o projeto Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso promoverá uma série de ações de distribuição e plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado na capital mato-grossense. Ao todo serão disponibilizadas gratuitamente à população cerca de 5 mil mudas, ao longo do mês de junho.
 
Nesse sábado (5 de junho) pela manhã, a equipe do Verde Novo entregará o plantio de 1.000 mudas no Parque das Águas, situado no Centro Político e Administrativo de Cuiabá. O trabalho de preparação dos berços, para colocara as mudas, iniciou nessa semana e contou com a parceria do Unicred que doou a mão de obra para a realização do plantio. As mudas serão disponibilizadas pelo Grupo Petrópolis parceiro do Projeto desde 2017.
 
No período da tarde, outras 2,5 mil mudas serão entregues no Shopping Pantanal. A entrega das árvores contará com uma unidade volante, por meio de um carrinho de mudas, dentro do estabelecimento comercial que também entregará um saquinho de adubo orgânico produzido pelo shopping.
 
Conforme o assessor do Juvam, Sergio Saviolli, as ações são homenagens ao Dia do Meio Ambiente e serão encerradas com o plantio de várias espécies na MT-251 (saída para Chapada dos Guimarães) no dia 12 de junho. “Todas as ações estão sendo pensadas nesse contexto da pandemia e com todos as precauções necessárias. Por isso, pensamos em um ponto móvel de distribuição no shopping, nos ‘deliverys’ que estamos promovendo nos bairros com a van do Juvam”, pontuou Sérgio.
 
O gerente de Sustentabilidade do Grupo Petrópolis, Alaercio Nicoletti Junior, frisa que os benefícios do plantio de árvores para a comunidade cuiabana são significativos. Ele exemplifica dizendo que as 300 mil mudas compensará, ao longo de 20 anos, o equivalente à quantidade de CO2 geradas em 1 ano por mais de 6 mil veículos de médio porte, rodando 500 km por semana. “Além disso, a cobertura de árvores torna mais bela a capital mato-grossense, e ainda reduz a sensação térmica com suas sombras”, disse.
 
Este ano, além da doação de mudas, o Grupo Petrópolis anunciou a destinação de 2.400 ‘berços’ para o plantio de mudas de árvores do Projeto Verde Novo. Esses berços são cavidades feitas em locais apropriados com tratamento necessário para o bom desenvolvimento das árvores.
 
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
 
Até hoje o Verde Novo realizou quase 400 ações e foram distribuídas e plantadas cerca de 100 mil mudas em diversos pontos de Cuiabá.
 
 
Veja tudo sobre o projeto AQUI.
 
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Projeto prevê instalação gratuita de medidores de energia para famílias de baixa renda
Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Juízo 100% Digital colabora com incremento de receita de Mirassol D’Oeste

Publicados

em


Celeridade e transparência da movimentação processual foram consideradas as maiores vantagens do Juízo 100% Digital pelo procurador do município de Mirassol D’Oeste, Danilo Ochiuto. Segundo ele, a inovação agilizou a arrecadação de passivos ajuizados. “Essa facilidade ajuda no incremento de receita no município, pois muitos desses processos são Executivos Fiscais que necessitam de acompanhamento diário, realizado agora de forma remota”, elogiou.
 
O procurador destaca que a Fazenda Pública firmou Termo de Acordo de Adesão com a 1ª Vara de Mirassol D’Oeste, onde foi implantado o Juízo 100% Digital. Isso significa dizer que em apenas um ato, o município concorda com a utilização do Juízo 100% Digital em todas as ações nas quais é parte. “O serviço é um avanço enorme, tanto para o cidadão quanto para os advogados. Principalmente para nós procuradores, já que são inúmeros processos de Execução Fiscal, Ações Cíveis Públicas, e de qualquer lugar podemos distribuir processos, fazer manifestações, inclusive realizar audiências virtuais”, explicou.
 
Na opinião do procurador, o Juízo 100% Digital possibilitou que o cidadão e todos os advogados usem a tecnologia para ter acesso à Justiça, sem ter que necessariamente comparecer fisicamente aos Fóruns das Comarcas. “Isso fez com que os processos se tornassem mais céleres, e que qualquer advogado consiga fazer suas movimentações, manifestações, acompanhar suas publicações em qualquer lugar que esteja. Vejo isso como um grande avanço para os serviços judiciais e para o desenvolvimento dos processos em âmbito de todos os juízos, tanto em Primeira quanto em Segunda Instância”, avalia.
 
“Tem-se observado que as partes que vêm optando pela adesão do projeto piloto estão satisfeitas sobretudo ante a praticidade de atos processuais, a celeridade e economia processuais. É uma inovação que reflete o futuro do processo, sem perder de vista princípios constitucionais”, avalia a juíza Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima, que coordenada o Juízo 100% Digital de Mirassol.
 
Juízo 100% Digital – Também fazem parte do projeto piloto em Mato Grosso: a 2ª Vara Especializada em Direito Bancário de Cuiabá; 3ª Vara Cível de Cuiabá; 8º Juizado Especial Cível de Cuiabá; 1ª Vara Especializada em Direito Bancário de Cuiabá; 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá; Juizado Especial do Jardim Glória de Várzea Grande; 3ª Vara Cível de Várzea Grande; Vara Especializada em Direito Bancário de Várzea Grande; 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Rondonópolis; Vara Especializada dos Juizados Especiais de Sinop; 3ª Vara Cível de Cáceres; e 3ª Vara Cível de Alta Floresta.
 
Com a aprovação da regulamentação do Juízo 100% Digital pelo Órgão Especial do TJMT, a iniciativa será ampliada para mais 89 unidades judiciárias do Primeiro Grau de Jurisdição nas comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Sorriso, Tangará da Serra e Mirassol D’Oeste incorporando as melhorias identificadas ao longo da execução do projeto piloto.
 
Veja matérias correlatas:
 
 
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Coritiba e CRB empatam pela 13ª rodada da Série B do Brasileirão
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA