TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Mais eficiência: Judiciário instala varas criminais em Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste

Publicados

em


O presidente da Comissão Especial Sobre Drogas Ilícitas do Tribunal de Justiça, desembargador Marcos Machado, representou o presidente do Poder Judiciário, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, durante a instalação das varas criminais de Lucas do Rio Verde (distante 332 km de Cuiabá) e Primavera do Leste (241 km de Cuiabá). As cerimônias foram realizadas nessa sexta-feira (30 de outubro) e tornará a prestação de serviços judiciais mais ágeis e céleres nas duas comarcas.
 
Marcos Machado salientou que cada unidade instalada é um passo na direção de um Judiciário mato-grossense que visa implementar concretamente a política anti-crimes eficiente. “Há a necessidade de termos um magistrado preparado, com conhecimento sobre drogas ilícitas, tráfico e demais crimes. Ele precisa entender a necessidade de participação do poder público e da própria sociedade local e naturalmente que estabeleça estratégias com as polícias. Lembrando que o tráfico de drogas é um condutor dos demais crimes, sobretudo furto e roubo – e também uma escala crescente de homicídios”, ponderou.
 
De acordo com o juiz Hugo José Freitas da Silva, que ficará responsável pela Segunda Vara Criminal de Lucas do Rio Verde, a instalação das novas varas deve desafogar o número de processos em tramitação e promoverá ainda mais agilidade na prestação do serviço jurisdicional. “O presidente do Tribunal de Justiça teve a sensibilidade e entendeu a importância dessa instalação e ampliação das varas criminais. Também contamos com o apoio do desembargador Marcos Machado. Sabemos que a unidade dará vazão ao trabalho das outras instituições, a fim de garantir a segurança que a sociedade tanto almeja”, disse.
 
Já para o juiz de Primavera do Leste, Alexandre Delicato Pampado, a especialização das Varas tem sido uma prática muito exitosa nas outras comarcas que formam implementadas. “Certamente essa vara conseguirá atender o aumento da demanda, ocasionado pelo crescimento do município, da população, e da força de segurança. Além de tornar o trabalho da justiça mais eficiente, trará celeridade ao trâmite processual, o que na área criminal é ainda mais relevante, pelo fenômeno da prescrição”, comentou.
 
Tanto em Lucas do Rio Verde como em Primavera do Leste, a 1ª Vara Criminal terá competência do Tribunal do Júri, Execução Penal, Drogas e Trânsito. A 2ª Vara será responsável pelos casos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e demais crimes. A instalação de mais uma vara criminal nas comarcas de Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde foi autorizada pelas Resoluções OE 12/20 e 13/20, respectivamente, editadas pelo Tribunal Pleno. A Lei nº 11.189, de 04/09/2020, aprovada pela Assembleia Legislativa, criou os cargos necessários para seu funcionamento.
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 
 
 
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Quarta-feira é o Dia D para arrecadação de frutas para os animais do Pantanal
Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Quarta-feira é o Dia D para arrecadação de frutas para os animais do Pantanal

Publicados

em


Toda quarta-feira é o Dia D para a arrecadação de frutas que serão destinadas aos animais sobreviventes do incêndio que assolou o Pantanal mato-grossense. Neste dia 25 de novembro aqueles que queiram ajudar podem fazer a doação na sede do Tribunal de Justiça e nos fóruns de Cuiabá e Várzea Grande, das 8h às 16h. No âmbito do Judiciário a mobilização está sendo realizada pelo Núcleo Socioambiental.
 
São muito bem-vindas as frutas como banana, laranja, melancia, mamão, manga, abacaxi, melão, maçã, goiaba e caju. A equipe também aceita doações de ovos, verduras como milho in natura, chuchu, abobrinha verde e mandioca, também bem conservados.
 
Mas atenção! Não serão recebidas frutas podres ou amassadas, elas devem estar em bom estado de conservação.
 
As doações em grande quantidade podem ser feitas diretamente na câmara fria, no Bairro Porto, onde estão sendo guardados os alimentos que serão levados para o Pantanal.?
Todas as frutas e alimentos são recolhidos pelo grupo É o Bicho MT, formado por amigos que se mobilizaram em prol dessa causa.
 
Na semana passada, o Núcleo Socioambiental recebeu a doação de mais de 500 quilos de frutas e foram entregues ao grupo É o Bicho na quinta-feira (19/11).
 
Não se esqueça, os pontos de coleta estão à disposição de servidores e do público externo, lembrando que toda quarta-feira é o Dia D, quando as doações são recolhidas. Faça parte dessa corrente do bem.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador: "O Estado está trazendo mais eficiência, menor custo e maior segurança para a sociedade"
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA