RONDONÓPOLIS

TECNOLOGIA

YouTube declara guerra ao spam e proíbe ocultar número de inscritos

Publicados

em

YouTube muda regras para impedir spam
Unsplash

YouTube muda regras para impedir spam

A internet está cheia de spammers e golpistas, e no Youtube isso não é diferente. A plataforma de vídeos vai tomar algumas medidas para combater essa prática. Uma delas pode criar polêmica: não será mais possível esconder o número de inscritos de um canal. Além disso, novas regras para os nomes e melhorias nas ferramentas de moderação estão a caminho.

Como o youtuber Marques Brownlee comentou recentemente, vídeos de grandes canais estão cada vez mais cheios de spam nos comentários. Muitas vezes, isso é feito usando perfis que imitam o criador do vídeo. Em alguns casos, eles tentam até mesmo aplicar golpes.

Para tentar mitigar o problema, o YouTube não vai mais permitir que canais escondam o número de inscritos.

Pode parecer uma medida sem muita relação com a questão do spam, à primeira vista. No entanto, muitos desses perfis falsos se aproveitam dessa opção.

Afinal de contas, basta dar uma olhadinha nesse número para verificar se aquele canal é verdadeiro ou não. Um youtuber famoso com menos de 100 inscritos? Fake, né?

Isso pode causar alguma polêmica entre os criadores. Esconder o número de assinantes é uma prática relativamente comum entre canais pequenos e iniciantes.

Ter um número baixo de inscritos pode causar alguma desconfiança entre o público, por exemplo, mesmo que o canal seja legítimo.

Caracteres especiais e mais moderação

As medidas do YouTube não vão parar no fim da opção de ocultar o número de inscritos. A plataforma também vai limitar o uso de caracteres especiais no nome dos canais.

Essa tática é bastante usada para fazer a página fake parecer legítima. Com a mudança, vai ficar mais difícil imitar contas famosas.

A terceira e última medida é expandir as melhorias na moderação de comentários. Segundo a empresa, todos os criadores podem agora ligar a opção “Abordagem mais restrita”.

Com ela ligada, a tendência é que o número de spam e golpes diminua. Alguns comentários legítimos podem acabar no filtro por engano, porém.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Propaganda

TECNOLOGIA

Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

Publicados

em

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS