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Meta vai revelar financiadores de anúncios sobre armas, vacinas e mais

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Meta muda regras sobre anúncios no Brasil
Unsplash/Dima Solomin

Meta muda regras sobre anúncios no Brasil

A Meta anunciou nesta quinta-feira (19) que anúncios sobre temas sociais veiculados no Facebook ou no Instagram no Brasil terão que passar pelas mesmas regras que anúncios políticos, revelando quem são seus financiadores.

Atualmente, anúncios políticos e relacionados a eleições precisam passar por um processo de autorização antes de serem publicados nas duas redes sociais. Além disso, quando são exibidos para os usuários, eles mostram um rótuolo que indica detalhes sobre a publicidade, como a informação de quem está pagando por ela. Além disso, as peças e seus dados ficam disponíveis publicamente para serem consultados por sete anos.

A partir do final de junho, anúncios com temas sociais passarão pelas mesmas regras. Alguns dos temas que terão que oferecer mais transparência na hora de veicular publicidade são Direitos Civis e Sociais, Imigração, Valores Políticos e Governança, Crime, Economia, Segurança e Política Externa, Política Ambiental, Armas, Saúde e Educação.

“A Meta considera anúncios sobre temas sociais as peças que buscam influenciar a opinião pública por meio de discussões, debates ou argumentos a favor ou contra temas de interesse comum”, anunciou a empresa. 

“Essas funcionalidades adicionais de transparência no Facebook e no Instagram, somadas aos requerimentos obrigatórios para anúncios, irão ajudar a promover debates seguros e saudáveis sobre temas importantes. Dessa forma, as pessoas podem entender melhor quem está tentando influenciá-las com peças publicitárias”, continuou.

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Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

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OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

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