RONDONÓPOLIS

TECNOLOGIA

Após Brasília, 5G chegará a SP, BH, Porto Alegre e João Pessoa

Publicados

em

5G chegará a todas as capitais até setembro
Reprodução

5G chegará a todas as capitais até setembro

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)  confirmou o lançamento da rede 5G “pura” em Brasilia na próxima quarta-feira (6). Segundo a Anatel, 80% do espaço de Brasília estará com a nova rede disponível. Claro, Tim e Vivo já estarão aptas a lançarem seus serviços.

Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e São Paulo serão as próximas cidades, mas ainda não há uma data exata. Pelas regras em edital, todas as capitais terão que ter a nova rede até o fim de setembro .

De acordo com o previsto no edital do leilão realizado no fim do ano passado, as empresas que arremataram as novas frequências devem oferecer o chamado 5G standalone (SA), ou o 5G “puro”. É uma tecnologia que oferece duas características fundamentais das redes móveis de quinta geração: altíssima velocidade e baixa latência (demora entre o envio e o recebimento de uma informação).

Essa versão é conhecida como “pura” por usar uma infraestrutura totalmente nova e dedicada ao 5G, sem aproveitar a estrutura usada até hoje pelo 4G. E esse 5G “impuro” é o que aparece atualmente nos visores dos celulares pelo país. A partir do lançamento do 5G “puro” em Brasília, outras capitais e cidades terão gradativamente acesso à nova tecnologia.

“No dia 6 de julho, a faixa de 3,5 gigahertz será ligada em Brasília. Fizemos testes no fim de semana, dando segurança para o lançamento”, afirma Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Anatel.

Segundo a Anatel, as redes “puras” precisam ter uma erb (estação radiobase ou antena) para cada cem mil habitantes.

Na próxima semana, o grupo responsável pela implantação da nova rede 5G se reúne novamente com a Anatel e pode incluir outras cidades no cronograma.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Propaganda

TECNOLOGIA

Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

Publicados

em

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS