RONDONÓPOLIS

RONDONÓPOLIS

Secretaria de Saúde e parceiros realizam atividades relativas a saúde mental na Praça dos Carreiros

Publicados

em


O Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis (SMS), realizou na manhã desta quinta-feira (20) na Praça dos Carreiros, uma manhã de atividades alusivas ao mês de janeiro onde uma campanha nacional com eventos temáticos chama a atenção para os cuidados e prevenção a problemas de saúde mental.

Na verdade, essa campanha se iniciou como um movimento local pela saúde mental com o psicólogo Leonardo Abrahão em 2014 em Uberlândia (MG) e ganhou o país e o exterior, onde atualmente a campanha é reconhecida e reproduzida nacional e internacionalmente.

Conforme informações do psicólogo Dari Douglas Corrêa Vargas, do Departamento de Saúde Mental da SMS, a campanha passou a se chamar “Janeiro Branco”, em razão de ser o primeiro mês do ano e também uma forma simbólica de analogia ao fato de janeiro representar uma página em branco onde as pessoas começam a construir os seus planejamentos pessoais.

Então a SMS decidiu realizar o encontro na praça juntamente a alguns parceiros importantes da RAPs – Rede de Atenção Psicossocial como: o CVV – Comunidades – Centro de Valorização da Vida e, a Clínica Popular de Psicologia que prestam assistência social, realizando exames e atendimentos/acompanhamentos de pessoas com algum tipo de problema de ordem psicológica, para mostrar as opções da rede, no que diz respeito a prevenção e cuidados com a saúde mental.

Na verdade, o evento se propôs a tornar o serviço público de saúde mental, mais conhecido da população local, mesmo ele já sendo prestado nos CAPS – Centros de Apoio Psicossocial espalhados pela cidade. 

Leia Também:  Ministério da Economia recebe reajuste anual de planos de saúde

Nessa manhã (20), profissionais da RAPS incluindo instrutores de Ioga, terapeutas de Reik e psicólogos da Clínica Popular e CVV, se reuniram na Praça dos Carreiros para trabalhar a ideia de saúde mental de forma mais ampla. “Cada pessoa busca o seu equilíbrio e procura dar manutenção para a sua saúde com o meio que ela mais se identifica, e que pode ser através da terapia com psicólogo, na psiquiatria, no Reike, ou no Ioga entre outros. Então a gente tenta ampliar o conceito de saúde mental através desse tipo de evento público”, explicou o psicólogo Dari Douglas.

COMO ACESSAR OS SERVIÇOS
Ainda conforme o psicólogo da SMS, a porta de entrada para atendimento a pessoas com algum tipo de transtorno de ordem mental específico, procurar os CAPS/AD – Centros de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas; ou no caso de crianças e adolescentes os CAPS Infantis que acolhem e tratam pacientes com transtornos até a idade de 17 anos.

Para os casos de Psicologia de Adultos que não tenham um transtorno moderado ou grave, a porta de entrada para atendimento é o ambulatório de saúde mental, onde ele faz uma ficha de acolhimento, passa por uma consulta médica e aguarda o processo de tratamento e terapia.

Já para atendimento com um psiquiatra, ou no ambulatório de saúde mental a porta de entrada é a unidade básica de saúde dos bairros, onde um exame de primeiro atendimento efetuado por um clínico, vai definir a necessidade de atendimento especializado e o seu respectivo encaminhamento para as especialidades dentro da rede.

Leia Também:  Fiocruz abre exposição sobre saúde e vida

PARCEIRA
Para a responsável técnica e psicóloga da Clínica Popular que participa da parceria com a SMS no evento Janeiro Branco na Praça, Katiuscia Machado, “participar desse projeto de saúde mental junto com a Prefeitura Municipal é fundamental porque a nossa empresa, tem tudo a ver com o projeto do município para divulgar a importância da prevenção e tratamento da saúde mental para todas as pessoas. Até porque esse período pós-pandemia, trouxe muitas sequelas emocionais e mentais para as pessoas. Então como parceira do evento, a Clínica Popular está realizando durante todo o mês do ‘Janeiro Branco’, consultas grátis aos interessados. Para tanto, basta a pessoa se dirigir até a unidade que fica localizada na Rua Afonso Pena no bairro Birigui”, explicou a psicóloga.

Quanto ao serviço do CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo de forma voluntária todas as pessoas que querem conversar por telefone, e-mail, chat ou voip, o serviço local via telefone foi interrompido, mas, o atendimento continua, desta feita, através de visita pessoal e ou palestras para grupos de pessoas, ou até mesmo em empresas para o público de colaboradores.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Comunidade do Jardim Assunção recebe unidade de saúde totalmente reformada

Publicados

em

O prefeito José Carlos do Pátio encerrou a agenda desta semana com a entrega das obras de reforma e revitalização da unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim Assunção. A unidade foi completamente reformada, ganhou mobiliários novos, consultório odontológico completo e está toda climatizada.

A estrutura da nova unidade segue os padrões com recepção, sala de vacina, sala de procedimentos, consultório médico, espaço de expurgo, sala multiuso, dentre outros espaços. A novidade é o consultório odontológico completo montado para cuidar da saúde bucal dos moradores da região.

O ESF Jd. Assunção integra o pacote de três obras importantes que o prefeito se comprometeu em entregar nas próximas semanas. Uma unidade de saúde, uma unidade escolar e uma área de lazer vão estar liberados toda semana para a população ser atendida e poder usufruir de espaços novos e adequados para cada atividade.

“Todo esse avanço que estamos tendo é graças a um trabalho incansável do prefeito que trabalha sempre pensando na população mais humilde, que mais necessita. Ele tem feito muito mais por Rondonópolis do que cidades que arrecadam mais, por ter uma visão de futuro, que se preocupa com o próximo”, destacou a secretária de saúde Izalba Albuquerque.

Leia Também:  Prefeito lamenta morte de comunicador Denis Maris e decreta luto oficial de três dias

Com recursos próprios do município, Pátio viabilizou uma verdade transformação no posto de saúde. Ele lembrou que além das unidades que estão sendo reformadas e construídas está investindo nos servidores, com abono para as agentes comunitários de saúde e também reajuste para os cargos administrativo, auxiliar de dentista e de enfermagem, técnicos de enfermagem e auxiliar de serviços diversos.

O prefeito ressaltou que Rondonópolis tem hoje 94% de cobertura dos bairros com unidades básicas de saúde e está com 100% da população sendo atendida por agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Dona Adeli, presidente do bairro Jd. Assunção comentou que Pátio tem feito muito pela cidade e que a comunidade está muito agradecida pela nova estrutura do posto de saúde do bairro. Além de toda equipe técnica que atua na unidade, vereadores, secretários municipais, servidores e pessoas da comunidade participaram da entrega das obras.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA