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Saúde anuncia reforço no atendimento e combate de doenças

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A secretária de Saúde, Tânia Balbinoti, anunciou em entrevista coletiva nesta terça-feira (07) a execução de um a plano emergencial para tentar conter o aumento das arboviroses, como a dengue e a chikungunya. Dentre as principais ações estão a abertura de unidades funcionando como policlínicas com atendimento 24 horas, reforço na limpeza dos arredores de prédios públicos, especialmente das unidades de saúde e escolas, além do fumacê.

O objetivo da nova gestora da saúde do município é intensificar esses trabalhos dentro de 30 dias. Para agilizar o atendimento da população, as unidades de saúde que funcionam com terceiro turno, que são cinco atualmente, passarão a contar com estrutura de atendimento com médico e enfermeiro e com dispensa de medicação evitando que os pacientes precisem buscar o apoio na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Na estrutura da antiga unidade chamada de Hospital de Retaguarda, será feita uma adaptação para o atendimento emergencial de pessoas com problemas respiratórios.

“Nós sabemos que as pessoas estão esperando muito tempo para serem atendidas. Pegamos uma situação caótica e estamos trabalhando dia e noite para resolver isso”, destacou Tânia Balbinoti. Segundo a secretária, não houve transição entre as gestões e por isso teve dificuldade em obter informações sobre a estrutura da saúde do município.

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente já foi inciado essa semana um trabalho com quatro equipes de limpeza na área externa da UPA e das unidades ao redor dela. De lá as equipes passarão para as outras unidades de saúde, policlínicas, escolas, além de canteiros e rotatórias.

Além disso, foi anunciada a aplicação de nebulização para o combate dos mosquitos transmissores da dengue e da chikungunya com a utilização de cinco máquinas nas regiões onde estão sendo registrados grande parte dos casos de pessoas infectadas.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

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Secretaria de Administração realiza capacitação sobre a Lei de Licitação

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Uma capacitação sobre a nova Lei de Licitação (Lei 14.133/2021) foi realizada pela Secretaria Municipal de Administração em parceria com a Procuradoria-Geral do Município para orientar servidores de todas as pastas para detalhar a legislação em vigor e tirar dúvidas visando a execução de contratos mais seguros para a administração pública, de forma a reduzir problemas futuros na entrega de produtos ou na execução de serviços e obras públicas. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal na tarde desta quarta-feira (22).

O procurador-geral do município, Luiz Vaccaro, destacou que a proposta da atual gestão é trabalhar com modelos para a padronização dos processos de licitação. Ele destacou que desta forma a gestão poderá reduzir problemas futuros, no momento da execução do contrato. “Esta é uma oportunidade para a gente se consolidar como uma gestão de resultados”, destacou lembrando que o estudo sobre o tema com todas as secretarias é inédito na administração municipal.

Vaccaro ressaltou que a lei de licitação fará parte da rotina dos servidores que trabalham com compras e que a construção do processo detalhado e bem fundamentado antes do certame é importante para que o contrato não seja esvaziado no futuro, se referindo a possibilidade da empresa abandonar a obra ou o serviço, ou mesmo, não entregar o produto especificado no contrato. Situações como estas representam problemas para a administração pública entregar os serviços à população com a qualidade desejada.

A proposta em voga é que a parte inicial do processo, como origem, necessidade, termo de referência e esboço do edital sejam feitos nas próprias secretarias e bem fundamentados para maior eficácia do certame e mais segurança na contratação e execução do serviço, ou entrega dos produtos.

A explanação sobre a lei propriamente dita e etapas da licitação ficaram a cargo do assessor jurídico da secretaria de Administração, Mateus Augusto Almeida, que também apresentou modelos a serem utilizados pelos servidores designados para o setor de compras das secretarias.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

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