RONDONÓPOLIS

Rondonópolis terá a primeira edição da Semana do Bebê

Publicados

em


.

A Semana do Bebê instituída pela United Nations International Children’s Emergency Fund (Unicef) entra a partir deste ano no calendário rondonopolitano. O projeta está sendo realizado pela união das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e acontecerá entre 24 a 31 de agosto.

A programação busca valorizar a primeira infância e inclui atividades de várias secretarias municipais, como os cursos ofertados pela secretaria de Educação na modalidade EAD (totalmente on-line), com direto a certificado de conclusão, mediante avaliação a ser realizada, também on-line.

O evento acontecerá junto com a II Semana Municipal da Educação Infantil tendo como propósito principal fazer com que essa data seja pensada e discutida nas instituições educacionais, na família, na comunidade, na imprensa e na sociedade em geral.

“O objetivo é criar consciência de que a boa qualidade dos programas de cuidados e educação na primeiríssima infância, na família e em programas mais estruturados têm impacto positivo sobre a sobrevivência, o crescimento, o desenvolvimento e o potencial de aprendizagem das crianças”, explicou a gerente do Departamento de Gestão de Educação Infantil, Paola Silveira.

Leia Também:  Obras de revitalização da Praça dos Carreiros avançam para fase de acabamento

A secretaria de Saúde unificou a data com a campanha do mês Agosto Dourado, símbolo da luta pelo incentivo à amamentação exclusiva até os seis meses e pelo menos até os dois anos de vida do bebê. Devido à pandemia do Covid-19, especialmente neste ano contará com uma ação totalmente virtual.

A transmissão de vídeos diários voltados ao aprimoramento do cuidado na primeira infância, aos cuidados com a mãe e dicas aos profissionais de saúde e abordando o cuidado na primeira infância será em substituição das oficinas nas unidades de saúde e com os profissionais in loco.

“As atividades objetivam contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil, melhoria da qualidade de vida das crianças, informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da Primeira Infância, dando ênfase aos cuidados com a saúde do bebê durante os primeiros anos de vida, pois estas ações são essenciais para garantir o desenvolvimento integral da criança”, explica enfermeira responsável pelo Programa Saúde da Criança, Roseli Pereira Soares.

Leia Também:  Número de mortes por covid-19 cai 7% em uma semana

A ação é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos. A articuladora do Selo Unicef, Ivânia Barbosa, responsável por integrar todas as secretarias do município esclarece que Rondonópolis tem cumprido todas as etapas e a Semana do Bebê é uma delas.

“O movimento que está sendo realizadas auxilia o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, pontuou a Presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Francyslene Pereira Neves.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Obra de ampliação do prédio do SAE está na fase final

Publicados

em


.

A construtora responsável pela ampliação da unidade do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) já trabalha na conclusão da obra realizada pela Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. 

“A obra está na fase final, com mais de 80% do cronograma previsto concluído”, informou o fiscal do contrato, o engenheiro Matheus Silva Albacete. “Estão fazendo os acabamentos de pintura, esquadrias e do piso”, completou.

O SAE é responsável pela assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. O investimento para melhorar as condições de trabalho da equipe multidisciplinar do SAE e ampliar a capacidade de atendimento é de R$ 292.739,39.

Iniciada em fevereiro, a previsão é de que a entrega da obra seja feita em outubro. Conforme informações do engenheiro Matheus, o projeto de ampliação do prédio do SAE elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde conta com 136,93 m² de área.

Segundo ele, além de duas salas de espera, a ampliação inclui ainda a construção banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiências, sala de reuniões, sala de coleta, sala de vacina, uma varanda, um abrigo para resíduo comum e outro para resíduo biológico. 

Leia Também:  Parceira da Prefeitura de Rondonópolis garante mais 20 mil testes PCR

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA