RONDONÓPOLIS

RONDONÓPOLIS

Prefeitura inaugura novo Centro de atendimento de diabetes e endocrinologia

Publicados

em


A Prefeitura de Rondonópolis inaugurou na manhã desta quinta-feira (13) uma nova unidade de saúde: o Centro de Diabetes e Endocrinologia de Rondonópolis – CEDERO, que leva o nome do ex-servidor público, Flávio de Lima Gomes da Silva, e está localizado na esquina da Avenida Ari Coelho com José Pinto, no Jardim Esmeralda.

O projeto idealizado pelo vereador tenente Guinâncio é de 2017, mas só agora pode ser implementado pelo município.

Conforme a coordenação, inicialmente, o CEDERO vai dar continuidade aos atendimentos já regulados no CEADAS. Todavia, a partir do mês de março, os atendimentos serão iniciados nas consultas nos PSFs e demais unidades de saúde, de onde serão encaminhados para triagem na Clínica de diabetes e endocrinologia. A partir daí, o paciente diabético ou endócrino, será assistido no próprio centro.

Conforme o responsável pela implementação da clínica/ambulatório, o ex-secretário de Saúde, Vinícius Amoroso, todo o processo de implantação demorou cerca de 60 dias e vai atender especialidades médicas de pacientes com diabetes, obesidade, hipertensão e doenças de natureza endocrinológicas. Ele agradeceu a ajuda e a parceria de toda equipe da Secretaria de Saúde, que possibilitou a implantação da unidade em tempo recorde.

Na verdade, esse atendimento já era prestado no CEADAS, e foi descentralizado para oferecer um maior conforto, mais qualidade e comodidade a essa importante parcela da população que sofre desses males.

ESTRUTURA
O local é amplo, moderno e já conta com equipes médicas e técnicas multidisciplinares e vai desenvolver um apoio estratégico a toda a estrutura de atenção básica, com ações de orientação e prevenção, que vão reduzir as internações e complicações naturais e óbitos, através de tratamento especializado e intervenções preventivas.

Conforme a enfermeira Paola Garcia, a unidade dispõe de uma ampla  estrutura que abriga: 01 sala de espera e recepção; 06 consultórios; 01 sala de triagem; farmácia; auditório para palestras, treinamentos e orientações aos pacientes; 01 copa, além de 01 sala para procedimentos e medicação.

Leia Também:  Secretarias Municipais levam serviços para população da região do Dona Neuma

Quanto a equipe técnica/médica, o CEDERO dispõe ainda de um médico endocrinologista (pediatra); 03 médicos endocrinologistas; uma nutricionista, um profissional psicólogo; uma assistente social, auxiliares de serviços diversos e duas recepcionistas; bem como uma equipe de enfermeiras e técnicos em enfermagem.

ADJUNTO
Para o secretário adjunto de Saúde, Dr. Hélio Cavalcante Garcia Neto, a clínica/ambulatório de especialidade em diabetes e endocrinologia, é o coração pulsante da saúde do município, pois com essa patologia do diabetes e não apenas ela, a clínica vai possibilitar evitar incapacitações decorrentes como perda de visão (cegueira), amputações de membros, principalmente de extremidades; serviços de hemodiálises, já que todo paciente diabético descompensado vai fatalmente desenvolver doença renal crônica e precisar deste tipo de serviço; além de internações na UPA-24 horas, e nas UTIs dos hospitais locais. 

O médico elogiou ainda a estrutura e a iniciativa de saúde da municipalidade que está entregando um serviço de alta qualidade comparado aos serviços particulares dos mais importantes planos de saúde do Brasil na saúde pública.

Garcia chegou a dizer que não existe no município, uma estrutura e um serviço de qualidade como o CEDERO. “Eu falo com todas as letras, não tem consultórios, não tem clínica ou serviço particular em Rondonópolis, que contemple essa qualidade de profissionais, e estrutura física como a Prefeitura está proporcionando aqui a população. É uma alegria minha como secretário adjunto e como médico, estar presente nesta gestão e ver a importância da qualidade da saúde que a administração oferece aos seus munícipes”, externou.

ASSOCIAÇÃO DE DIABÉTICOS
A Presidente da ARAD – Associação Rondonopolitana de Assistência ao Diabético, Francisca Suely Lopes Borges, repassou que para a comunidade diabética local, a inauguração do CEDERO “é muito importante porque vai nos proporcionar uma qualidade de vida melhor. O diabético vai ter um lugar exclusivo onde ele possa vir receber atendimento e toda assistência médica, nutricional, e psicológica e onde ele poderá assistir palestras de orientação de como tratar o diabetes. Então isso aqui para nós significa uma vitória muito grande e a gente agradece e parabeniza o prefeito José Carlos do Pátio por concretizar essa luta que a gente vem desenvolvendo há muito tempo, junto com o vereador subtenente Guinâncio e o Dr. Artur Emílio, e proporcionar essa alegria a todos os diabéticos de Rondonópolis e região; muito obrigado”, agradeceu a presidente da ARAD.

Leia Também:  Secretaria de Saúde e parceiros realizam atividades relativas a saúde mental na Praça dos Carreiros

O prefeito José Carlos do Pátio ressaltou que realmente a cidade de Rondonópolis vem se destacando no estado e na região Centro-Oeste, por oferecer um serviço de saúde de endocrinologia e saúde mental de alta qualidade, e prometeu ampliar ainda mais esses serviços.

“Hoje nós estamos inaugurando uma clínica que vai atender e tratar de duas doenças perigosas, que é o diabetes e a obesidade, que a cada ano aumentam mais, e prejudicam a nossa população. Eu quero agradecer a minha equipe de saúde, ao meu ex-secretário Vinícius Amoroso, a Câmara Municipal pelo apoio; ao tenente Guinâncio pela ideia do projeto, e adiantar que nós já vamos inaugurar uma clínica de saúde mental. Então hoje, Rondonópolis, nessas duas especialidades, tem as melhores políticas públicas do estado de Mato Grosso e vamos ampliar e evoluir anda mais as nossas políticas de saúde públicas. Eu acho isso tudo uma grande vitória para Rondonópolis”, declarou o prefeito.

Ao final, ele ainda ressaltou que o município já possui 100% de cobertura de unidades básicas de saúde, e 100% de Agentes Comunitárias de Saúde (ACS).

CEDERO, localizado na rotatória da esquina, da Avenida José Pinto com Rua Ari Coelho, no JD. Esmeralda, acima da Vl. Birigui.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Rondonópolis começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades nesta terça

Publicados

em


Rondonópolis começa nesta terça-feira (25) a vacinação contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos sem comorbidades, com  a Coronavac. O imunizante para uso infantil foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 20.

“Iniciamos na semana passada a vacinação das crianças com comorbidades e deficiências permanentes com o imunizante pediátrico da Pfizer. Agora, com a liberação da Coronavac, que já temos estoque disponível, podemos ampliar a imunização a todo o público infantil”, afirma o gerente do Departamento de Saúde Coletiva da Secretara Municipal de Saúde, Paulo Padim.

Nesta terça-feira, a vacina estará disponível para crianças de 11 anos.  Na quarta-feira (26), será a vez de quem tem 10 anos; quinta (27), nove anos;  e sexta (28), oito anos.  A vacina estará disponível, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h, nos ESFs Alfredo de Castro, Mathias Neves, Morumbi, Serra Dourada e Parque das Rosas.

A secretaria ressalta que as crianças devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos e apresentar documento de identificação e carteirinha de vacinação.

Leia Também:  PLANTÃO FUNERÁRIA SÃO JOSÉ

CORMOBIDADES

A Secretaria de Saúde informa ainda que de terça a sexta-feira segue também com a vacinação de crianças com idade de cinco anos a 11 anos com alguma comorbidade ou deficiência permanente. No entanto, ressalta que a vacina para este público estará disponível exclusivamente no ESF Bom Pastor, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h.

Os pais devem ficar atentos que, para realização da vacinação contra Covid-19 deste público-alvo, será obrigatório a apresentação de laudo médico

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA