RONDONÓPOLIS

Prefeitura de Rondonópolis comemora Semana do Funcionário Público com programação variada

Publicados

em


Em 28 de outubro se celebra o Dia do Funcionário Público e, para homenagear a categoria, a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas em conjunto com a Secretaria Municipal de Administração organizou diversas ações de valorização dos colaboradores da Prefeitura. Todos os eventos acontecem no auditório do Paço Municipal.

Abrindo as atividades, na segunda-feira (25), uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai ofertar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e, ainda, orientações a respeito da Covid e, se necessário, teste rápido para detecção do coronavírus, vacinas para atualização do calendário adulto, além de distribuir panfletos orientativos. Para os homens com mais de 40 anos, será feita coleta de Antígeno Prostático Específico, também denominado PSA – utilizado para identificar o câncer de próstata. Já para as mulheres, haverá cadeira ginecológica para preventivo. O servidor pode aproveitar a oportunidade para fazer ou, mesmo, atualizar seu cartão SUS. Os atendimentos começam às 8 horas e se estendem até o final da tarde.

Na terça-feira (26), os empregados públicos que trabalham no período matutino podem começar o dia com alongamento e treinamento funcional, que serão comandados pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), às 8 horas. E aqueles que têm expediente no turno vespertino podem se exercitar às 13 horas.

Leia Também:  Jardim Maria Vetorasso terá 100% das ruas asfaltadas

A quarta-feira (27) será reservada à oração com um culto realizado às 10 horas pelo pastor Edson Pereira dos Santos. À tarde, às 16h30, haverá uma missa com o padre Erivelton Almeida Postil.

Fechando a programação, na quinta-feira (28), a Prefeitura vai oferecer um café da manhã às 8 horas e às 17 horas será servido um chá da tarde. Em ambos os eventos, além das delícias postas à mesa, haverá sorteios de presentes e lembrancinhas pela data significativa.

Também como demonstração de apreço pelo serviço prestado pelo funcionalismo municipal e para prestigiar a classe, a Secretaria de Gestão de Pessoas anuncia que, como em todos os anos, o salário estará na conta desses profissionais no decorrer do dia 28.

Atuando em uma atividade denominada típica de estado, o servidor público se dedica à população com trabalho voltado à comunidade onde o órgão público em que ele exerce a função se encontra.

A partir da fundação, pelo Governo Vargas, do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937 e, no ano seguinte, da instauração do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de ofício passou a ser realizado e disponibilizado ao cidadão, a primeira normativa a estatuir preceitos regendo o funcionalismo público foi o decreto 1.713 de 28 de outubro de 1939. Daí esse dia ter sido definido no calendário para prestar tributo a esses trabalhadores e lembrar a data.

Leia Também:  Câmara conclui votação de MP do programa Auxílio Brasil; acompanhe

Anos depois, em 1990, essas regras foram atualizadas e substituídas pela lei 8.112, também conhecida como Novo Estatuo dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais. Vale ressaltar que, além desse documento, os direitos e deveres dos funcionários públicos se encontram na Constituição de 1988 e, ainda, são definidos pelos regimentos das entidades estaduais ou municipais nas quais estes desempenham suas funções. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Jardim Maria Vetorasso terá 100% das ruas asfaltadas

Publicados

em


As ruas de terra do Jardim Maria Vetorasso estão com dias contados. O prefeito José Carlos do Pátio anunciou, durante a reunião com presidente da Associação de Moradores do bairro, Homero Teixeira, um grande pacote de obras  de infraestrutura para beneficiar aquela comunidade, que inclui drenagem,  pavimentação asfáltica de todas as vias e calçadas.

Serão investidos pela Prefeitura de Rondonópolis mais de R$ 3,9 milhões  para a melhoria  da infraestrutura do bairro. As obras serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).

“Já autorizei a Coder a executar esta obra de drenagem e pavimentação, que deve começar os trabalhos ainda este ano”, adiantou o prefeito. “O bairro terá 100% das ruas pavimentadas”, frisou.

Pátio revelou durante a reunião que pretender realizar  na região, no mês de dezembro, um mutirão de diversos serviços públicos, entre eles manutenção da iluminação pública e atendimento gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, educação, entre outras.

Presente na reunião, o diretor-presidente da Coder, Argemiro Ferreira, destacou que a estruturação feita  pelo prefeito José Carlos do Pátio na empresa de economia mista é que permitiu com que  ela  tenha hoje condições de realizar uma obra deste porte.

Leia Também:  Câmara pode votar nesta quarta-feira MP que criou o programa de renda Auxílio Brasil

“Estamos felizes em poder realizar esta obra aguardada bastante tempo pelos moradores do Vetorasso”, destacou Argemiro, observando que agora serão realizados os trâmites legais à contratualização,  para iniciar a obra o mais rápido possível.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Maria Vetorasso, Homero Teixeira, não escondeu a sua satisfação com anúncio da obra tão aguardada e enalteceu o comprometimento do prefeito José Carlos do Pátio com a comunidade.

“O prefeito nos garantiu que faria mais esta melhoria para a nossa comunidade e agora está aí a autorização para a execução das obras. Recebo como muita alegria essa notícia,  estávamos esperando há anos por este asfalto. Vamos ficar com todas as ruas do bairro pavimentadas”, comemorou o presidente de bairro.

VERDE TETO

Durante a reunião, o prefeito José Carlos do Pátio também ouviu reivindicações do presidente da Associação de Moradores do Verde Teto, Valdeir Pinho.  Entre elas, a manutenção da iluminação pública.

“A Sinfra (Secretaria de Infraestrutura) já foi autorizada adquirir as lâmpadas de 250W, que estão em falta, para que a Coder realize a manutenção”, comentou o prefeito José Carlos do Pátio.

Leia Também:  Reforma da Praça da Saudade segue firme e com o cronograma em dia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA