RONDONÓPOLIS

Prefeitura cria Memorial às vítimas da Covid-19

Publicados

em


A Prefeitura de Rondonópolis por intermédio das Secretaria de Meio Ambiente e Saúde e em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente SEMA-MT, JUVAM – Juizado Volante Ambiental, Ministério Público, Polícia Militar Ambiental e demais parceiros da sociedade organizada, criaram oficialmente neste sábado (20) o “Memorial André Sabino” plantando uma árvore para cada uma das 942 vítimas da Covid-19 durante a pandemia do coronavírus no município.

O Memorial André Sabino leva o nome do ex-servidor público, enfermeiro e ex coordenador do SAMU, que faleceu vítima da Covid 19, foi construído em um espaço de 10 mil m² em uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada às margens da Avenida Contorno Sul, na Quadra 44 do bairro Vila Rica. 

O local que até bem pouco tempo abrigava uma ocupação irregular, foi desocupado e revitalizado, com a recomposição da vegetação e plantio de árvores de diversas espécies, nativas, entre elas: ingá, jatobá, jacarandás, angico, aroeira, incluindo ipês de várias cores, e tendo inclusive, recebido um cercamento completo da área com alambrado onde foram investidos R$ 280 mil de recursos públicos. O Viveiro Municipal da Secretaria de Meio Ambiente produziu as mudas e doou ao projeto. 

Leia Também:  Covid-19: Pfizer diz que pode fazer vacina para nova variante em 100 dias

Diversas pessoas ligadas a ONGs locais, representantes do Juvam, do MPE, da PM Ambiental, de clubes de serviços como Lions e Rotary, bem como moradores da região estiveram ajudando a plantar as árvores no memorial.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Leandro Leite, “o projeto Homenageando Vidas, não apenas em tributo as pessoas vítimas da Covid, mas também tem um cunho de preservação ambiental importante, quando revitaliza uma área de APP como esta e preserva uma importante nascente do Córrego do Poço, que estava ameaçada com a ocupação irregular” explicou.

 Leandro adiantou ainda que em breve a secretaria vai nomear e identificar com placas cada árvore plantada, com os nomes de cada uma das 942 pessoas falecidas com a Covid-19 em Rondonópolis, para que familiares e amigos possam prestar homenagens póstumas no memorial.

O diretor da SEMA-MT, Ailton Fonseca, esteve no ato representando a secretária Mauren Lazzaretti e falou da ideia de criação desse projeto pela Secretaria de Meio Ambiente, para todo o estado de Mato Grosso, onde Rondonópolis foi a primeira cidade do Estado a criar o memorial às vítimas da Covid, ajudando ainda outros 16 municípios da região Sudeste com a doação de mais de mil mudas.

Leia Também:  Reforma da Praça da Saudade segue firme e com o cronograma em dia

Participaram da ação de plantio, o Secretário de Meio Ambiente, Leandro Leite, o Representante da SEMA-MT Ailton Fonseca, o comandante da 2ª Cia de Polícia Militar Ambiental tenente-coronel PM Renato Carneiro Macedo, Elza Maria Gonçalves do Prado, representando o juizado Volante Ambiental,  Marcelo Baia do Moto Clube Caveiras do Cerrado; ONG – Protetores das Águas Rondonopolitanas, Lions e Rotary e moradores da região.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Jardim Maria Vetorasso terá 100% das ruas asfaltadas

Publicados

em


As ruas de terra do Jardim Maria Vetorasso estão com dias contados. O prefeito José Carlos do Pátio anunciou, durante a reunião com presidente da Associação de Moradores do bairro, Homero Teixeira, um grande pacote de obras  de infraestrutura para beneficiar aquela comunidade, que inclui drenagem,  pavimentação asfáltica de todas as vias e calçadas.

Serão investidos pela Prefeitura de Rondonópolis mais de R$ 3,9 milhões  para a melhoria  da infraestrutura do bairro. As obras serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).

“Já autorizei a Coder a executar esta obra de drenagem e pavimentação, que deve começar os trabalhos ainda este ano”, adiantou o prefeito. “O bairro terá 100% das ruas pavimentadas”, frisou.

Pátio revelou durante a reunião que pretender realizar  na região, no mês de dezembro, um mutirão de diversos serviços públicos, entre eles manutenção da iluminação pública e atendimento gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, educação, entre outras.

Presente na reunião, o diretor-presidente da Coder, Argemiro Ferreira, destacou que a estruturação feita  pelo prefeito José Carlos do Pátio na empresa de economia mista é que permitiu com que  ela  tenha hoje condições de realizar uma obra deste porte.

Leia Também:  Prefeitos de Rondonópolis e São José do Povo discutem parcerias

“Estamos felizes em poder realizar esta obra aguardada bastante tempo pelos moradores do Vetorasso”, destacou Argemiro, observando que agora serão realizados os trâmites legais à contratualização,  para iniciar a obra o mais rápido possível.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Maria Vetorasso, Homero Teixeira, não escondeu a sua satisfação com anúncio da obra tão aguardada e enalteceu o comprometimento do prefeito José Carlos do Pátio com a comunidade.

“O prefeito nos garantiu que faria mais esta melhoria para a nossa comunidade e agora está aí a autorização para a execução das obras. Recebo como muita alegria essa notícia,  estávamos esperando há anos por este asfalto. Vamos ficar com todas as ruas do bairro pavimentadas”, comemorou o presidente de bairro.

VERDE TETO

Durante a reunião, o prefeito José Carlos do Pátio também ouviu reivindicações do presidente da Associação de Moradores do Verde Teto, Valdeir Pinho.  Entre elas, a manutenção da iluminação pública.

“A Sinfra (Secretaria de Infraestrutura) já foi autorizada adquirir as lâmpadas de 250W, que estão em falta, para que a Coder realize a manutenção”, comentou o prefeito José Carlos do Pátio.

Leia Também:  SP: Laudos do IML para mulheres vítimas de violência doméstica será priorizado

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA