RONDONÓPOLIS

RONDONÓPOLIS

Parceria entre a Prefeitura e o SENAR – MT possibilita cursos de capacitação nas zonas rural e urbana

Publicados

em

A Prefeitura de Rondonópolis através da SEMPRAS – Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – do residencial Alfredo de Castro realizou em parceria com o SENAR – MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na semana de 25 a 29 de julho o curso de Embutidos e Defumados. 

O curso que teve a duração de 40 horas ensinou para as mulheres 15 participantes, boas práticas de conservação e armazenamento de produtos, bem como o processo de defumação dos derivados de suínos e aves. 

Embutidos e Defumados fabricados pelos alunos…

Segundo a secretária Fabiana Frederico Rizati Perez, a produção de salames, linguiças, e copa foi o que mais chamou a atenção e atraiu o interesse das participantes. 

A proposta, segundo ela, teve como objetivo principal, capacitar e qualificar as famílias que estão cadastradas nas unidades de CRAS locais e promover conhecimento para gerar oportunidade de trabalho e renda aos que se qualificaram. 

A atividade de enceramento da capacitação foi marcada com um almoço e com a degustação dos itens produzidos durante o curso. Cada aluno recebeu um kit dos produtos fabricados no curso como forma de incentivar os participantes.

Leia Também:  Capacitação atualiza conhecimentos sobre produção de cafés Robustas Amazônicos

Novas e futuras parcerias já estão sendo viabilizadas e deverão auxiliar novas famílias a se qualificarem e criarem oportunidade de ganhos e aumento da renda familiar.

PANIFICAÇÃO
Uma outra parceria firmada entre a Semed via Escola Municipal Rural Carimã na zona rural de Rondonópolis, e o SENAR-MT, oportunizou também recentemente, outro curso de capacitação/qualificação, na produção de Panificação Artesanal e que contou com a participação dos funcionários da unidade escolar Carimã, bem como de moradores da comunidade. 

Pães artesanais…

Conforme informações repassadas pelo SENAR, durante o curso de panificação artesanal os alunos puderam aprender um pouco de tudo, como: Segurança e Saúde no Trabalho; Cidadania; Meio Ambiente; Introdução à panificação artesanal e métodos de preparo; Características e qualidade da farinha de trigo, métodos de preparo; Noções sobre os nutrientes que compõem os alimentos; Higiene dos utensílios, equipamentos, manipuladores e ambiente de trabalho; Higiene na preparação dos alimentos; Técnica para o preparo de fermento natural; Preparo de pães diversos, bolos, bolachas, biscoitos e salgados; Técnicas de conservação de massas cruas e pré-assadas; Planejamento e quantificação adequada dos alimentos e ingredientes; Medidas de peso e volume; Equivalências de temperatura; Uso adequado dos ingredientes na preparação; Técnicas de conservação e armazenamento; Controle de qualidade; Noções de Gestão (administração, comercialização, marketing), e a avaliação do aprendizado.

Leia Também:  SEMED se reúne com diretores de escolas e contesta informações falsas

É a Prefeitura de Rondonópolis com a sua visão social através de suas secretarias, criando condições e oportunidades de qualificação e capacitação profissional, para gerar empego e renda as famílias dos trabalhadores, tanto da zona urbana, quanto rural.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Vacina contra Poliomielite está disponível em todas as unidades básicas de saúde

Publicados

em

Rondonópolis iniciou a campanha de vacinação contra Poliomielite neste mês de agosto tendo como público alvo crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. E, também a campanha de Multivacinação, para atualização da caderneta vacinal para todas as idades.

Todas as 63 unidades básicas de saúde municipais estão com estoque completo contendo todas as vacinas da rede pública disponíveis para todas as idades tornado possível a atualização da carteira vacinal no dias úteis deste mês.

Aos munícipes que não conseguem ir até uma unidade de saúde em dias úteis, poderá vacinar e levar seus familiares para imunização do Dia D marcado para o sábado, 20 de agosto, com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h.

De acordo com o gerente do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Padim, houve uma flexibilidade dos pais e responsáveis na vacinação das crianças e muitas deixaram de receber alguma dose ou todas do Plano Nacional de Imunização (PNI) o que possibilitou o retorno de algumas das doenças infantis mais temidas.

Leia Também:  Poder executivo trabalha pela ampla política de valorização dos servidores

“A gente precisa que nossas crianças sejam vacinas, pois é uma doença que já tinha sido erradicada em nosso país, mas infelizmente está começando a voltar da mesma forma que o sarampo, a varicela e outras doenças”, explicou. 

A poliomielite também conhecida como pólio e paralisia infantil é causada pelo poliovírus. A doença pode acometer o sistema nervoso e paralisar os movimentos de uma pessoa. O último caso da doença foi registrado em 1989, sendo assim a doença é considerada extinta no Brasil desde 1994 graças à vacina.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA