RONDONÓPOLIS

Idosos acima de 76 anos são vacinados nesse sábado (27) no sistema Drive Thru

Publicados

em


Pelo menos 500 idosos acima de 76 anos estão sendo vacinados contra a Covid – 19, neste sábado (27) seguindo o sistema Drive Thru, implantado pela Secretaria Municipal de Saúde para atender a essa parcela da população rondonopolitana. A imunização acontece desde às 8h e segue até às 6h, no CEADAS.

O secretário de Saúde, Rodrigo Ferreira, acompanhou pessoalmente o processo de vacinação que estava bem ágil, demorando cerca de dois minutos entre a identificação, conferência de documentos e a vacinação do idoso propriamente dita.

A Secretaria estabeleceu uma nova programação de imunização que está agilizando o processo de vacinação da população local, obedecendo os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, que inclui o sistema Drive Thru; onde o idoso chega num veículo na unidade de saúde onde acontece a vacinação, se identifica através de documentos oficiais; é conferida a sua idade e condição, e recebe a vacina, sedo imunizado ainda dentro do automóvel, sem o perigo de contaminação próprio e da equipe que realiza a vacinação.

Durante a semana a Secretaria iniciou um sistema de vacinação de idosos de forma escalonada, buscando evitar aglomerações e oferecendo um atendimento de qualidade.

Leia Também:  Dia dos Avós: exercício físico promove bem-estar físico e mental para idosos

ESCOLA PINDORAMA
Para a próxima semana, a Secretaria de Saúde montou um esquema de vacinação que vai acontecer entre terça e sexta-feira (2) nas dependências da Escola Pindorama, onde será oferecida a 1ª dose da vacinação para idosos com diferenciação por sexo em horários distintos, para se evitar aglomerações. 

Conforme a SMS, na terça-feira (30) idosos de 75 anos acima, serão vacinados na unidade, sendo que na parte da manhã; mulheres com idade acima de 75 serão vacinadas entre as 8h e 11h da manhã. No período da tarde, entre as 13h e às 17h, será a vez dos homens com essa mesma idade a serem imunizados.

Na Quarta-feira (31), seguindo o mesmo planejamento, as mulheres com idades de 74 anos acima serão imunizadas das 8h às 11h da manhã. E a tarde, será a vez dos homens.

Na quinta-feira (01), será a vez de imunizar os idosos com idade de 73 anos acima. E, seguindo a mesma programação: de manhã, serão vacinadas as mulheres e a tarde os homens.

Leia Também:  Auxílio emergencial: Caixa paga nova rodada do benefício neste sábado; confira

Na sexta-feira (2), os homens e mulheres acima de 72 anos serão vacinados: sendo mulheres de manhã e homens a tarde. Lembrando que essa escala de vacinação específica, acontece na Escola Pindorama.

Quando aos demais grupos de idades e prioridades para vacinação, a Secretaria de Saúde vai seguir a programação de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde, respeitando o volume de vacinas que chegam até o município.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Nível do Rio Vermelho chega a 1,30 m e Defesa Civil alerta para o consumo consciente da água

Publicados

em


Com a cidade enfrentando uma das piores estiagens dos últimos anos, a Coordenação de Defesa Civil do Município está mantendo monitoramento constante do nível do Rio Vermelho. Nesta terça-feira (27), a medição do nível do rio que corta Rondonópolis chegou a 1,30 metros, uma das menores marcas já registradas. Neste mesmo período de 2020, por exemplo, o nível era de 2,30 metros.

Para classificar a emergência no Rio Vermelho, a Defesa Civil explica que o nível de segurança não deve ser inferior a 2 metros.

A situação preocupa até porque a estiagem deve seguir por mais tempo. Por esse motivo, a Defesa Civil Municipal alerta a população para a necessidade do consumo consciente da água. “É preciso evitar o desperdício e peço que a população use água com moderação e evite, por exemplo, lavar calçadas e outras situações onde o consumo é alto”, orienta o coordenador da Defesa Civil do Município, João Mototaxi.

A estiagem está castigando bastante o Rio Vermelho, bem como os córregos da cidade. João Mototaxi ressalta que a situação é tão grave que algumas nascentes já secaram.

Leia Também:  TCE-MT realiza webinar sobre atualizações no sistema Aplic

O problema não é local Rondonópolis, várias regiões do Brasil estão sofrendo com a estiagem. O Sudeste e Centro-Oeste são as mais castigadas. Os níveis dos reservatórios nas duas regiões, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), são os mais baixos desde 2001.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA