RONDONÓPOLIS

RONDONÓPOLIS

Equipe do Meio Ambiente retira pneus deixados em área verde e faz destinação correta

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária fez a retirada de inúmeros pneus que estavam depositados em uma área verde no bairro João Moraes em Rondonópolis, na manhã desta segunda-feira (10). Os pneus estavam ao ar livre, com água acumulada, propiciando a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti transmissor de arboviroses como a dengue e a chikungunya.

Os pneus foram retirados por uma equipe da pasta e encaminhados para uma das duas empresas que estão habilitadas para receber esse tipo de produto na cidade. Com a medida, os pneus terão a destinação correta, sendo enviados para a reciclagem, e a população não fica exposta a criadouros do Aedes aegypti.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Álvaro Fachim, a pasta não tem a função de fazer a retirada desse tipo de material, porém como a cidade vive uma situação de emergência em saúde em função de um surto de chikungunya e dengue, por isso uma equipe foi destinada para tirar os pneus e fazer a limpeza do local.

O superintendente de Licenciamento Ambiental e Fiscalização do Município, Willian Lima Crisostomo, explica que no local, os pneus estavam sendo depositados para serem utilizados como vasos de plantas para jardinagem, uma prática que é comum de reúso desse tipo de material. Ele ressalta, contudo, que apesar da boa vontade do munícipe em reutilizar esses pneus, é importante que estes estejam armazenados adequadamente.

A orientação para as pessoas que queiram reutilizar materiais como esse em casa é para que sejam feitos furos nos pneus para que a água não fique parada e não sejam deixados ao ar livre enquanto não forem cheios com terra. Caso contrário acabam servindo de criadouros de larvas de mosquito o que põe em risco a saúde da população.

O superintendente ainda destaca que os pneus inutilizáveis devem ser descartados adequadamente. As pessoas podem levar os pneus velhos até as revendas do produto na cidade, já que esses locais são responsáveis por receber e encaminhá-los para a destinação correta. Podem ainda levar até uma borracharia, mas não podem deixá-los jogados em locais inadequados ou nos quintais de casa sem cobri-los ou em espaços sem cobertura.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

RONDONÓPOLIS

Alunos do Cmei Antonio Vanier participam do projeto “Financinhas” do Instituto Sicoob

Publicados

em

Alunos do 5º agrupamento da educação infantil do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Antonio Vanier visitaram nesta quinta-feira (20) a agência Sicoob Unicidades, da avenida Lions Internacional de Rondonópolis. Os estudantes estão participando do projeto “Financinhas” do Instituto Sicoob e nesta fase puderam conhecer o funcionamento de uma instituição financeira.

O projeto, conforme explica o gestor da agência, voluntário do Instituto Sicoob, Paulo Souza, tem o objetivo de levar educação financeira para as crianças menores, de até cinco anos, em comunidades em que as agências estão inseridas. A equipe da agência procurou o Cmei, apresentou o projeto, e a direção da unidade abriu as portas para receber os voluntários do “Financinhas”.

Maurício Renner/Gcom

A diretora do Cmei Antonio Vanier, Viviane Soares, destaca que duas turmas do 5º agrupamento, que são crianças de 5 anos, estão participando do projeto “Financinhas”. “Eles nos apresentaram o projeto e entendemos que é muito importante a educação financeira nesta faixa etária, já que é a fase em que as crianças começam a aprender o que é o dinheiro”, disse.

O gerente regional do Sicoob Unicidades, César Vicintini, acrescenta que o projeto “Financinhas” faz analogias lúdicas para que as crianças possam entender, por exemplo, que o dinheiro não vem do caixa eletrônico, ou do PIX, ou do cartão, ele vem do papai e da mamãe”, exemplifica.

O projeto deve continuar com novas ações ao longo do ano com os alunos do Cmei Antonio Vanier. “Nós fazemos esse acompanhamento das turmas que participam do projeto e a ideia é fazer ações ao menos uma vez por mês”, explica Souza que acrescenta que na terça-feira (19), voluntários do projeto estiveram no Cmei numa ação de contação de histórias.

Maurício Renner/Gcom

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS