POLÍTICA NACIONAL
Senado aprova indicação de sucessor de Galípolo e mais dois diretores do BC
Por 50 votos favoráveis, 3 contrários e uma abstenção, o Plenário aprovou nesta terça-feira (10) a indicação de Nilton José Schneider David para exercer o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central. Ele vai substituir Gabriel Galípolo, que teve o nome aprovado pelo Senado para a presidência do BC e assumirá o cargo em janeiro de 2025, no lugar de Roberto Campos Neto. A aprovação da MSF 58/2024, que teve parecer do senador Rogério Carvalho (PT-SE), será comunicada à Presidência da República.
Os senadores também aprovaram outras duas indicações para diretorias do BC. Relatada pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a indicação de Izabela Moreira Correa (MSF 59/2024), na vaga decorrente do término do mandato de Carolina de Assis Barros, recebeu 48 votos favoráveis e 3 votos contrários.
Por sua vez, a indicação de Gilneu Francisco Astolfi Vivan (MSF 60/2024), na vaga decorrente do término do mandato de Otávio Ribeiro Dâmaso, foi aprovada por 53 votos favoráveis e 3 votos contrários, tendo sido relatada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS). A aprovação dessas indicações também será comunicada à Presidência da República.
Os nomes dos três indicados ao BC foram aprovados anteriormente em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Criado em 1964, o Banco Central é uma autarquia federal que tem por objetivo assegurar a estabilidade de preços, além de zelar pela estabilidade e eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.
Nilton David
Desde 2019, David é chefe de operações de Tesouraria do Banco Bradesco, sendo gestor de equipes que realizam operações com diversos índices e ativos financeiros, em São Paulo, Nova York e na Europa.
Graduado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1994, trabalhou em diversas instituições financeiras no Brasil e no exterior.
De 1995 a 2000, foi operador do Citibank, passando por São Paulo, Londres, México e Nova York, no qual trabalhava com modelos de precificação de vários produtos financeiros. De 2000 a 2002, atuou no Goldman Sachs, também em Nova York. Entre 2003 e 2012, voltou a trabalhar no Citibank, sendo responsável pela gestão de equipe que executava operações com moedas e derivativos de moedas em Cingapura, Londres, Nova York, México e São Paulo.
De 2013 e 2016, foi sócio e gestor de investimentos na Canvas Capital. De 2016 a 2019, trabalhou no Morgan Stanley em São Paulo e no México. Na mensagem enviada ao Senado, Nilton David declara ainda que sua esposa trabalha no Citibank desde 2014.
Izabela Correa
A indicada graduou-se em administração pública pela Fundação João Pinheiro (FJP) em 2003. Tem mestrado em ciência política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorado em governo pela London School of Economics and Political Science e pesquisa de pós-doutorado pela escola de governo da Universidade de Oxford. No campo acadêmico, foi professora de gestão pública e políticas públicas no Insper.
Em relação à trajetória profissional, trabalhou de 2006 a 2012 na Controladoria-Geral da União (CGU) como assessora na Diretoria de Prevenção da Corrupção e Coordenadora-Geral de Transparência, Ética e Integridade, retornando mais tarde como secretária de Integridade Pública. Ela também foi cofundadora e coordenadora de informações no Projeto Brasil, uma iniciativa premiada por promover maior transparência nas propostas de políticas públicas nas eleições.
No Banco Central, desempenhou atividades significativas de 2017 a 2021, sendo chefe-adjunta da Secretaria do Conselho Monetário Nacional, analista na Secretaria-Executiva, chefe do Escritório de Relações Institucionais na Secretaria de Governança da Secretaria-Executiva e assessora sênior no Gabinete da Diretoria de Relações Institucionais, Cidadania e Supervisão de Conduta.
Gilneu Vivan
Nascido no Rio Grande do Sul, o indicado tem bacharelado em economia (1992) e especialização em gestão financeira (1998) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2003, concluiu o mestrado em gestão econômica de negócios pela Universidade de Brasília.
Trabalhou no Unibanco em 1985 e 1986, e na Caixa Econômica Federal de 1989 a 1994. Em 1994, ingressou na carreira de analista do Banco Central do Brasil, onde foi responsável, durante 11 anos, pelo monitoramento da estabilidade financeira do Sistema Financeiro Nacional. Atualmente é responsável pelo departamento da regulação do Sistema Financeiro Nacional.
Participou em missões internacionais no Equador, no Paraguai, na Jamaica, na Costa Rica e no Peru como especialista em teste de estresse, análise de liquidez e política macroprudencial. Entre 2009 e 2023, representou o Brasil no Analytical Group on Vulnerabilities (AGV), que é responsável por identificar e avaliar riscos e vulnerabilidades no sistema financeiro mundial.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova garantia de teste genético para mulheres com alto risco de câncer de mama e ovário
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, proposta que assegura a mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama ou ovário o direito de realizar, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o teste genético para identificar mutação no gene BRCA.
Segundo o texto, o rastreamento genético deverá ser indicado em laudo médico, conforme critérios previstos em regulamento.
Os testes BRCA1 e BRCA2 são feitos a partir de uma amostra de sangue ou saliva e são indicados para pessoas com caso de câncer de mama ou com histórico familiar de câncer de mama ou ovário.
O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Silvia Cristina (PP-RO), para o Projeto de Lei 25/19, dos deputados Weliton Prado (Solidariedade-MG) e Aliel Machado (PV-PR). Segundo a relatora, o novo texto corrige falhas de redação e acolhe sugestões previstas em emenda apresentada pela deputada Flávia Morais (PDT-GO), que deixa claro o direito da mulher ao teste quando o caso atender os requisitos exigidos.
“O acesso ao teste genético para identificar a mutação no gene BRCA em mulheres de alto risco já está disponível em instituições privadas de saúde e para beneficiários de planos de saúde. Esse exame age como fator de prevenção no combate ao câncer de mama e colo uterino”, pontua a relatora.
Lei atual
A proposta insere a medida na Lei 11.664/08, que já determina uma série de medidas para que o SUS, por meio de serviços próprios, conveniados ou contratados, assegure a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama.
Próximas etapas
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub
Fonte: Câmara dos Deputados
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Assaltante de bancos mais perigoso do país é morto em confronto com a Polícia Militar em Confresa
-
RONDONÓPOLIS3 dias atrás
NOTA DE PESAR
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Reforma tributária é obra da democracia, diz Rodrigo Pacheco
-
CUIABÁ6 dias atrás
Locar não expande frota, presta serviço precário e pode perder contrato
-
RONDONÓPOLIS6 dias atrás
Procuradoria-geral reuniu jurídico das autarquias para alinhamento de trabalho e ações
-
ESPORTES6 dias atrás
Santos vence o Mirassol na estreia do Paulistão com dois gols de Guilherme
-
CUIABÁ7 dias atrás
Sine Municipal oferece 108 vagas com remunerações de até R$ 3.885,00
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Polícia Civil cumpre mandado de busca em investigação de compartilhamento de vídeo íntimo de adolescente
-
CUIABÁ2 dias atrás
Prefeito e secretária darão posse a novos diretores, coordenadores e secretários
-
Sorriso7 dias atrás
Consumidores devem evitar compras por impulso durante as liquidações de janeiro, orienta Procon-MT
-
POLICIAL6 dias atrás
Líder de facção criminosa é preso pela Polícia Civil em Confresa
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Seciteci realiza semana pedagógica para preparar equipes de Escolas Técnicas Estaduais para o ano letivo de 2025
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
CCJR recebe mais de mil projetos em 2024
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Procon-MT orienta consumidores sobre matrículas e compra do material escolar
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Governo de MT publica convocação de 70 profissionais classificados no concurso público da SES
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Proposta aumenta penas em caso de incêndios provocados em matas
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Prova do processo seletivo para bombeiros temporários em MT ocorre neste domingo (19)
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense
-
CUIABÁ6 dias atrás
Prefeito sanciona orçamento com receita estimada em R$ 5,4 bilhões
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Seplag abre inscrições para seleção de residentes técnicos em diversas áreas de formação
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Polícia Civil prende pai por estupro das filhas de 13 e 16 anos em Colniza
-
RONDONÓPOLIS5 dias atrás
Baile da terceira idade retoma atividades no Centro de Convivência
-
RONDONÓPOLIS2 dias atrás
Prefeitura consegue aprovação de RGA com ganho real aos servidores
-
FAMOSOS2 dias atrás
Graciele Lacerda fala de conexão entre a filha Clara e o marido, Zezé: ‘Ele acalma ela’
-
Lucas do Rio Verde6 dias atrás
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga lista de classificados para o Condomínio Águas do Cerrado
-
Lucas do Rio Verde6 dias atrás
Estrada da Baiana chega a fase final de execução e tráfego já está liberado
-
CUIABÁ2 dias atrás
Prefeitura de Cuiabá realiza mutirão de limpeza em sete pontos da cidade
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Assédio no serviço público: governo lança novo guia e Câmara institui política para coibir prática
-
CUIABÁ7 dias atrás
Sargento Joelson enaltece projeto de lei para auxílio às famílias atingidas pelas chuvas em Cuiabá
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Turismo abriu mais de 3 mil vagas de emprego com carteira assinada em MT em 2024, aponta Caged
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Polícia Civil e Sema combatem pesca ilegal em Barão de Melgaço e prendem um pescador em flagrante