RONDONÓPOLIS

POLÍTICA NACIONAL

Rogério Carvalho alerta que economia de Sergipe está paralisada

Publicados

em

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) afirmou, em pronunciamento nesta quarta-feira (6), que o estado de Sergipe está paralisado e estagnado, em decorrência de decisões que provocaram o desemprego e a redução da renda das famílias e da arrecadação.

Rogério Carvalho lembrou que Sergipe chegou a ter, no início dos anos 2000, a segunda maior renda per capita do Nordeste, mas agora metade da população vive com menos de R$ 500 ao mês.

Ele citou como exemplos de medidas que levaram a esse cenário a redução das atividades da Petrobras no estado, com a desativação de plataformas, de campos de produção de óleo em terra e o fechamento do terminal de gás. Também a fábrica de fertilizantes hidrogenados foi ‘hibernada’, mas agora está sendo explorada pela iniciativa privada, continuou o senador.

O setor privado também foi impactado pela falta de investimentos, disse Rogério Carvalho, ao lamentar o fechamento de pequenos frigoríficos e laticínios que geravam renda para famílias do campo.

— O meu estado de Sergipe está à beira do colapso econômico e isso se reflete na falta de comida na mesa, na insegurança alimentar, no desemprego, no desespero de milhares de famílias, homens, mulheres e jovens. Nós estamos com aproximadamente 25% da nossa juventude desempregada — lamentou.

Rogério Carvalho acrescentou que a situação não melhorou nem nos festejos juninos, quando o estado recebe muitos visitantes. De acordo com ele, os turistas não preencheram nem 80% da rede hoteleira.

— [Isso} significa que o dinheiro não circulou, significa que as pessoas que se prepararam para a festa não conseguiram a renda necessária para sobreviver 30, 60 dias — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Comissão aprova licença de cinco dias para acompanhante de mãe solo

Publicados

em

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família aprovou o Projeto de Lei 5138/23, que concede licença de cinco dias consecutivos à pessoa indicada por mãe solo para acompanhá-la em nascimento, adoção ou guarda de filho. A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Segundo o texto, o direito será usufruído apenas pela pessoa empregada que for designada acompanhante da mãe, quando o nome do pai da criança não tiver sido declarado.

Relatora, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) recomendou a aprovação do projeto, de autoria da deputada Denise Pessôa (PT-RS).

“Parece-nos razoável que, no momento do nascimento da criança, a mãe, em não estando presente a figura do pai, possa escolher pessoa de sua confiança que possa prestar-lhe o suporte, físico e emocional”, relatou Laura Carneiro.

Próximos Passos
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Geórgia Moraes

Fonte: Câmara dos Deputados

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS