POLÍTICA NACIONAL
Projeto transforma em feriado nacional Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

O Projeto de Lei 5228/20 transforma em feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, também obriga o poder público e a inciativa privada a promoverem campanhas contra o racismo e a violência racial em todas as suas formas.

Autor da proposta, o deputado Gervásio Maia (PSB-PB) entende que o feriado serviria para despertar a atenção da sociedade para atos de racismo como o que vitimou João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, espancado e morto por dois seguranças de uma unidade do supermercado Carrefour na capital gaúcha. Ironicamente, o crime ocorreu no dia 19 de novembro de 2020 – véspera do Dia da Consciência Negra.
Para Gervásio Maia, mesmo após o grupo Carrefour ter considerado, em nota, o ato criminoso e anunciado o rompimento do contrato com a empresa que responde pelos seguranças que cometeram o crime, “é preciso mais que isso”.
“As empresas privadas precisam assumir o compromisso de promover campanhas educativas e outras ações de combate à violência racial, assim como disponibilizar assistência jurídica, psicológica e financeira as vítimas ou as suas famílias”, defendeu o deputado.
Atualmente, alguns estados, como Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas e Amapá, e mais de mil cidades brasileiras já reconhecem a data como feriado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub


POLÍTICA NACIONAL
Bolsonaro afirma que CoronaVac “não está comprovada cientificamente”


Em conversa com apoiadores no ‘cercadinho’ do Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta sexta-feira (22) o presidente Jair Bolsonaro voltou a questionar a eficácia da CoronaVac , vacina contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2), produzida pelo Instituto Butantan em parceria com laboratório chines.
Apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) ter dado parecer favorável, baseado em análise técnica para o uso emergencial da vacina, Bolsonaro disse que as pessoas estão “preocupadas”:
“O que eu tenho observado é que ainda tem muita gente que tem preocupação com a vacina, e deixo bem claro, ela é emergencial, eu não posso obrigar ninguém tomar a vacina, igual um governador falou há um tempo atrás que iria obrigar. Eu não sou inconsequente a esse ponto, ela tem quer ser voluntária, afinal de contas não está nada comprovada cientificamente ainda”
Na fala, o presidente voltou a alfinetar, de maneira indireta, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), rivais políticos que podem vir a se enfrentar nas eleições presidenciais em 2022.
Ainda nesta sexta (22), segundo informações do jornal Estado de S.Paulo, Bolsonaro teria proibido ministros de atenderem pedidos de Doria, sob ameaça de “cartão vermelho”.
Após atrasos, o chefe do executivo recebeu, enfim, as 2 milhões de doses vacinas de Oxford vindas da Índia.
Segundo o site Our World in Data, desde o início da vacinação no país, no último domingo (17), 245 mil pessoas já receberam a primeira dose da CoronaVac em todos os estados brasileiros.
-
POLÍTICA NACIONAL5 meses atrás
Ampliação da dispensa de licitação durante pandemia é aprovada no Senado
-
POLÍTICA RONDONÓPOLIS5 meses atrás
Confira o resultado da Enquete com os pré-candidatos a prefeito de Rondonópolis
-
MATO GROSSO5 meses atrás
Reeducandos vão atuar no combate a queimadas urbanas em Poconé
-
POLICIAL4 meses atrás
DOAÇÃO DE SANGUE
-
RONDONÓPOLIS5 meses atrás
Temperatura cai e deve chegar a 4° C em Rondonópolis
-
AGRONEGÓCIO4 meses atrás
InovaAvi está chegando
-
AGRONEGÓCIO4 meses atrás
Reforma Tributária
-
AGRONEGÓCIO3 meses atrás
Nota de Pesar