POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova projeto que proíbe corte de água e luz em casa de acolhimento sem aviso prévio
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, projeto que proíbe concessionárias de água, energia elétrica e gás de suspenderem o atendimento a casas de acolhimento, como as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), mesmo em caso de atraso no pagamento da fatura.
Segundo a proposta, antes de suspender o serviço, as concessionárias devem notificar a instituição com antecedência mínima de 30 dias e apresentar alternativas para a regularização da situação.
O descumprimento da medida sujeita a empresa prestadora do serviço a advertência, multa e, em caso de reincidência, outras sanções contratuais.
A proposta altera a Lei de Concessões e Permissões de Serviços Públicos e o Estatuto da Pessoa Idosa.
Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Pastor Gil (PL-MA), ao Projeto de Lei 2874/24, do deputado Marcos Tavares (PDT-RJ). Apesar de concordar totalmente com o autor, o relator optou por um novo texto que inclui as medidas na legislação já existente.
Gil cita um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que mostra o quanto a qualidade dos serviços básicos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) impacta as condições de vida dos residentes.
“Não é demais enfatizar o quanto a falta de água compromete a higiene e aumenta o risco de infecções e a interrupção de energia impacta na utilização de equipamentos médicos essenciais para a saúde dos residentes”, diz o relator.
Próximas etapas
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira
Fonte: Câmara dos Deputados
POLÍTICA NACIONAL
Reforma tributária é obra da democracia, diz Rodrigo Pacheco
O senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, classificou a aprovação da reforma tributária como um evento histórico para o Brasil. Comparando-a à construção de Brasília, Pacheco afirmou que “a reforma foi também uma obra; uma obra da democracia”. Ele participou nesta quinta-feira (16) da solenidade de sanção, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da regulamentação da reforma tributária sobre o consumo. A cerimônia no Palácio do Planalto contou com a participação de ministros, senadores e deputados. O texto do Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que define as novas regras, foi aprovado em dezembro no Senado e na Câmara.
Pacheco salientou que os projetos de reforma tramitavam há décadas sem avançar e destacou o esforço do Congresso e da população nos mais diversos setores. Ele agradeceu aos relatores do texto no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), e na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). E ressaltou o “trabalho de pesquisa, de reflexão, de análise técnica. De escuta atenta, de conciliação dos interesses, de contraste de ideologias, de embate de pontos de vista, em torno do progresso do país”.
— Um projeto como o da reforma tributária, que visa a reverter a tendência historicamente regressista do sistema tributário brasileiro; um projeto que combate irracionalidades, que viabiliza de 10% a 15% de crescimento econômico nos próximos anos: esse é um projeto alinhado com os objetivos fundamentais do país. E o fato de que finalmente conseguimos aprová-lo comprova a grandeza e a maturidade a que chegou a democracia brasileira — concluiu.
Democracia
Em pronunciamento, o senador Eduardo Braga afirmou que o Brasil vivia um “verdadeiro manicômio tributário” com impostos em cascata que prejudicavam o povo e o setor produtivo, afugentava investimentos, gerava um grande contencioso jurídico e penalizava todos os contribuintes, especialmente os mais vulneráveis. Para o relator, tudo começou a mudar em 2023, com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 132 (que alterou o Sistema Tributário Nacional) e o trabalho do Parlamento para a construção do seu relatório.
— O Legislativo teve a capacidade de ouvir os brasileiros dos mais diversos segmentos do setor produtivo. Avaliamos as preocupações e as demandas dos prefeitos e dos governadores das cinco regiões. Resultado disso é que 2,3 mil emendas foram apresentadas só no texto da regulamentação no Senado da República. Simplesmente isso que conseguimos traduzir no texto sancionado no dia de hoje, aprovando a primeira reforma tributária em regime democrático. Mais do que simplificação, estamos entregando hoje à sociedade brasileira um sistema tributário mais transparente, que nos oferece maior segurança jurídica, e justiça social — declarou.
O presidente Lula relembrou as dificuldades na tramitação dos projetos de reforma tributária no passado e considerou a regulamentação da proposta um “milagre”.
— Veja a proeza da democracia, a proeza da capacidade de diálogo. A proeza de você conversar com os contrários, os favoráveis e com os neutros (…). Então, hoje é um dia de agradecimento aos deputados e senadores, aos relatores na Câmara e no Senado. O que está provado hoje é que quem entende de história e quem entende de política sabe que só era possível aprovar uma coisa dessa magnitude em um regime autoritário. Em um regime democrático era humanamente impossível. (…) Demonstra que a democracia é a melhor forma de governança que existe no planeta Terra.
Desenvolvimento
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou os avanços que a reforma trará em médio prazo para toda a população brasileira.
— A partir de 2027, o Brasil começa a mudar, e eu diria que muitas empresas que duvidavam da possibilidade dessa reforma já começam a olhar para o Brasil com mais seriedade. O Banco Mundial coloca o atual sistema tributário, que deixa de vigorar, entre os 10 piores do mundo entre 190 países avaliados. Isso é um entrave para o desenvolvimento brasileiro.
Tributos
Com a reforma, os cinco tributos federais, estaduais e municipais existentes — ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins — serão transformados em dois: a CBS (estadual) e o IBS (municipal), que serão cobrados sobre o consumo. Além deles, será criado o Imposto Seletivo (IS), uma sobretaxa aplicada para desestimular o consumo de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.
O novo sistema tributário passará por uma transição gradual a partir de 2026, até começar a valer integralmente em 2033. No primeiro ano de implementação, não haverá recolhimento dos novos tributos. Será uma etapa de experimentação, sem cobranças, em que as notas fiscais indicarão uma alíquota-teste da CBS e do IBS.
Vetos
O governo vetou trecho do projeto que isentava fundos de investimento e fundos patrimoniais de pagarem os impostos unificados a serem implementados pelo novo modelo. A justificativa é a de que a concessão de um benefício fiscal aos fundos não está prevista na Constituição.
Também foi vetada a permissão para que o Imposto Seletivo não incidisse sobre exportações de bens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
O presidente Lula vetou ainda o trecho que criava, na estrutura do Ministério da Fazenda, a Escola de Administração Fazendária (Esaf); e o que estabelecia o desconto de 60% na tributação de seguros para dispositivos furtados ou roubados e serviço de proteção e ressarcimento de transações bancárias indevidas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
-
CUIABÁ7 dias atrás
Ponte Sérgio Motta será interditada a partir das 20h para a 40ª Corrida de Reis
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Deputado Thiago e vereador Vinícius viabilizam R$ 300 mil para a saúde
-
CUIABÁ7 dias atrás
Prefeitura de Cuiabá paga salário e prêmio-saúde na sexta-feira (10)
-
RONDONÓPOLIS7 dias atrás
Saúde integra equipe clínica de todas as unidades básicas
-
RONDONÓPOLIS7 dias atrás
Carteirinha de fibromialgia passa a ser realizada no Centro de Reabilitação Nilmo Júnior
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Polícia Civil prende mulheres envolvidas em esquema de estelionato e fraudes eletrônicas
-
RONDONÓPOLIS7 dias atrás
Equipes atuam em força-tarefa na limpeza de espaços públicos
-
CUIABÁ7 dias atrás
Prefeito reforça Lei do Silêncio e disque-denúncia em Cuiabá
-
Lucas do Rio Verde3 dias atrás
Residência Médica: Candidatos realizam a prova no próximo domingo (19)
-
CUIABÁ7 dias atrás
Prefeitura quita 100% da folha salarial de servidores referente ao mês de dezembro
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Seciteci oferta 560 vagas para curso gratuito de técnico em instrumento musical para cinco cidades de MT
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Operação Lei Seca termina com 2 prisões por embriaguez e 47 motocicletas guinchadas
-
TURISMO7 dias atrás
Os 52 melhores lugares para viajar em 2025, segundo o “The New York Times”
-
Lucas do Rio Verde3 dias atrás
Maturidade em Movimento retorna as atividades para os idosos
-
CUIABÁ3 dias atrás
Prefeitura realiza pagamento de rescisão de contratados da Educação
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Polícia Civil e Corpo de Bombeiros localizam mais uma ossada em cemitério clandestino
-
RONDONÓPOLIS2 dias atrás
Equipe da Prefeitura busca conhecimento na capital para educação de neurodivergentes
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Ribeirão Preto prepara o Agrishow 2025
-
CUIABÁ2 dias atrás
Projeto que cria auxílio de R$ 1 mil é enviado para Câmara
-
CUIABÁ7 dias atrás
Aquário Municipal passa a funcionar de terça-feira a domingo, das 9h às 18h
-
FAMOSOS2 dias atrás
“Tudo Por Um Pop Star 2” chega ao streaming: ‘Hoje, 15 de janeiro,
-
CUIABÁ6 dias atrás
Concurso da Controladoria Geral do Município de Cuiabá acontece neste domingo
-
FAMOSOS7 dias atrás
Viih Tube exibe foto antiga e revela planos para 2025: ‘Eu sou minha própria meta’
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Brasil é reconhecido como líder na transição energética global: um marco para o agronegócio
-
CUIABÁ3 dias atrás
Prefeito reúne representantes da Abrasel para tratar da Lei do Silêncio
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Exportações de frutas brasileiras totalizaram R$ 8,4 bilhões
-
FAMOSOS7 dias atrás
6 meses após parto, Biah Rodrigues desabafa sobre amamentação: ‘É difícil?!’
-
FAMOSOS7 dias atrás
Rafa Kalimann abre álbum de viagem romântica com Nattanzinho: ‘Mágica’
-
Lucas do Rio Verde2 dias atrás
Secretaria de Esporte e Lazer apresenta calendário esportivo do primeiro trimestre de 2025
-
Ministério Público MT7 dias atrás
Ministério Público inicia jornada pela certificação Lixo Zero
-
FAMOSOS3 dias atrás
Marina Ruy Barbosa curte dia de sol em São Miguel dos Milagres: ‘Como brilha’
-
Sorriso23 horas atrás
Consumidores devem evitar compras por impulso durante as liquidações de janeiro, orienta Procon-MT