POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova direitos para beneficiária do Bolsa-Atleta que adotar criança
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou proposta que concede à beneficiária do Bolsa-Atleta que adotou ou obteve a guarda judicial de uma criança os mesmos direitos já reconhecidos à atleta gestante ou puérpera (no período pós-parto). O projeto altera a Lei Geral do Esporte (Lei 14.597/23).
A lei garante, por exemplo, o recebimento da Bolsa-Atleta à atleta gestante ou puérpera durante o período da gestação acrescido de até seis meses após o nascimento da criança, desde que o período adicional do benefício não exceda a 15 parcelas mensais consecutivas.
Além disso, concede prioridade para a renovação da Bolsa-Atleta para as atletas gestantes ou puérperas. Pela lei, a Bolsa-Atleta é concedida pelo prazo de um ano.
Assim, o objetivo da proposta é garantir que esses direitos também sejam válidos no caso de adoção ou obtenção de guarda judicial.
O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Ana Pimentel (PT-MG), ao Projeto de Lei 3042/22, da deputada Lídice da Mata (PSB-BA). O projeto original alterava a lei que instituiu o Bolsa-Atleta (Lei 10.891/04), mas essa lei foi revogada em 2023 pela Lei Geral do Esporte.
“Partindo do princípio de que a Lei Geral do Esporte pode ser aperfeiçoada por esta Casa, devemos frisar a importância de garantir a efetividade da participação das atletas que são mães de crianças de tenra idade, gestantes, que realizem a adoção ou que obtenham a guarda judicial”, disse Ana Pimentel.
Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões do Esporte; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli
Fonte: Câmara dos Deputados
POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova garantia de teste genético para mulheres com alto risco de câncer de mama e ovário
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, proposta que assegura a mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama ou ovário o direito de realizar, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o teste genético para identificar mutação no gene BRCA.
Segundo o texto, o rastreamento genético deverá ser indicado em laudo médico, conforme critérios previstos em regulamento.
Os testes BRCA1 e BRCA2 são feitos a partir de uma amostra de sangue ou saliva e são indicados para pessoas com caso de câncer de mama ou com histórico familiar de câncer de mama ou ovário.
O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Silvia Cristina (PP-RO), para o Projeto de Lei 25/19, dos deputados Weliton Prado (Solidariedade-MG) e Aliel Machado (PV-PR). Segundo a relatora, o novo texto corrige falhas de redação e acolhe sugestões previstas em emenda apresentada pela deputada Flávia Morais (PDT-GO), que deixa claro o direito da mulher ao teste quando o caso atender os requisitos exigidos.
“O acesso ao teste genético para identificar a mutação no gene BRCA em mulheres de alto risco já está disponível em instituições privadas de saúde e para beneficiários de planos de saúde. Esse exame age como fator de prevenção no combate ao câncer de mama e colo uterino”, pontua a relatora.
Lei atual
A proposta insere a medida na Lei 11.664/08, que já determina uma série de medidas para que o SUS, por meio de serviços próprios, conveniados ou contratados, assegure a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama.
Próximas etapas
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub
Fonte: Câmara dos Deputados
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Assaltante de bancos mais perigoso do país é morto em confronto com a Polícia Militar em Confresa
-
RONDONÓPOLIS3 dias atrás
NOTA DE PESAR
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Reforma tributária é obra da democracia, diz Rodrigo Pacheco
-
CUIABÁ6 dias atrás
Locar não expande frota, presta serviço precário e pode perder contrato
-
RONDONÓPOLIS6 dias atrás
Procuradoria-geral reuniu jurídico das autarquias para alinhamento de trabalho e ações
-
ESPORTES6 dias atrás
Santos vence o Mirassol na estreia do Paulistão com dois gols de Guilherme
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Polícia Civil cumpre mandado de busca em investigação de compartilhamento de vídeo íntimo de adolescente
-
Sorriso7 dias atrás
Consumidores devem evitar compras por impulso durante as liquidações de janeiro, orienta Procon-MT
-
POLICIAL6 dias atrás
Líder de facção criminosa é preso pela Polícia Civil em Confresa
-
CUIABÁ7 dias atrás
Sine Municipal oferece 108 vagas com remunerações de até R$ 3.885,00
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
CCJR recebe mais de mil projetos em 2024
-
CUIABÁ2 dias atrás
Prefeito e secretária darão posse a novos diretores, coordenadores e secretários
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Governo de MT publica convocação de 70 profissionais classificados no concurso público da SES
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Seciteci realiza semana pedagógica para preparar equipes de Escolas Técnicas Estaduais para o ano letivo de 2025
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Procon-MT orienta consumidores sobre matrículas e compra do material escolar
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Proposta aumenta penas em caso de incêndios provocados em matas
-
RONDONÓPOLIS5 dias atrás
Baile da terceira idade retoma atividades no Centro de Convivência
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Prova do processo seletivo para bombeiros temporários em MT ocorre neste domingo (19)
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense
-
CUIABÁ6 dias atrás
Prefeito sanciona orçamento com receita estimada em R$ 5,4 bilhões
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Seplag abre inscrições para seleção de residentes técnicos em diversas áreas de formação
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Polícia Civil prende pai por estupro das filhas de 13 e 16 anos em Colniza
-
Lucas do Rio Verde6 dias atrás
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga lista de classificados para o Condomínio Águas do Cerrado
-
RONDONÓPOLIS2 dias atrás
Prefeitura consegue aprovação de RGA com ganho real aos servidores
-
FAMOSOS2 dias atrás
Graciele Lacerda fala de conexão entre a filha Clara e o marido, Zezé: ‘Ele acalma ela’
-
CUIABÁ7 dias atrás
Sargento Joelson enaltece projeto de lei para auxílio às famílias atingidas pelas chuvas em Cuiabá
-
Lucas do Rio Verde6 dias atrás
Estrada da Baiana chega a fase final de execução e tráfego já está liberado
-
CUIABÁ2 dias atrás
Prefeitura de Cuiabá realiza mutirão de limpeza em sete pontos da cidade
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Assédio no serviço público: governo lança novo guia e Câmara institui política para coibir prática
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Dados da Sinfra apontam que malha viária asfaltada de MT irá dobrar em 8 anos
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Turismo abriu mais de 3 mil vagas de emprego com carteira assinada em MT em 2024, aponta Caged