RONDONÓPOLIS

POLÍTICA MT

Deputados debatem sobre a incorporação da Instituição de Identificação na PJC

Publicados

em


Foto: Ronaldo Mazza

Foto: Ronaldo Mazza

Os deputados estaduais Delegado Claudinei (PSL) e Eduardo Botelho (DEM) estiveram reunidos com o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), Alexandre Bustamante, no dia 10 de novembro, para tratar sobre a possibilidade de remanejar os papiloscopistas da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC).

Desde que foi criada a Politec, em 2005, a Lei de n.° 8.321 que foi sancionada no mesmo ano, garantiu a criação de carreira dos profissionais para atender a instituição, envolvendo os cargos de papiloscopistas, peritos criminais – médicos e odontolegistas, técnico de necropsia e peritos oficiais criminais.

Na oportunidade, foi informado por Bustamante que a diretoria da PJC chegou a elaborar um projeto para incorporar os servidores da Politec na instituição policial, em que esclareceu o risco da garantia do porte de armas e da aposentadoria especial.. Em relação a isso, o presidente do Sindicato dos Papiloscopistas e Técnicos de Necropsia, Idejair Conceição, defendeu o agrupamento entre as entidades para trazer melhorias nos serviços, em especial, no processo de investigações.

Leia Também:  Após publicação da LOA, Nininho destaca as conquistas de Mato Grosso

Histórico

Conceição lembra que, na época, os servidores chegaram a participar de uma votação, quando a maioria foi favorável para que as duas instituições, Politec e PJC, fossem desmembradas. “Eu fiz parte dessa votação. Os papiloscopistas foram 100%, os peritos foram 38% – grande parte não queria votar. Mas, como a maioria votou favorável, foi encaminhado para a PJC analisar, passou pelo conselho e foi aprovado por unanimidade”, recorda. 

Ele aproveitou a reunião para apresentar a minuta de projeto que acrescenta dispositivos para a Lei Complementar de n.° 407 de 30 de junho de 2010, que dispõe sobre a Organização e o Estatuto da PJC de Mato Grosso e os acréscimos das atividades realizadas pela Instituição de Identificação e o organograma com a distribuição dos principais setores responsáveis.

No final da reunião, ficou acertado em fazer uma agenda com o governador Mauro Mendes (DEM) para verificar a possibilidade de atender a reivindicação. No encontro, também marcou presença, o secretário adjunto da Sesp, Carlos George de Carvalho Davim.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Wilson Santos articula junto ao governo reforma do hospital de Rosário Oeste

Publicados

em


Foto: ROBSON FRAGA / ASSESSORIA DE GABINETE

O deputado Wilson Santos (PSDB) intermediou reunião entre o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito de Rosário Oeste (103,7 km de Cuiabá), Alex Berto (Solidariedade). O saldo do encontro, realizado no dia 11 de janeiro, foi a garantia de repasses estaduais para a reforma do hospital municipal.

A unidade atende pacientes de toda a região Oeste do estado e até da capital, na baixa e média complexidade. São exames, consultas eletivas e até cirurgias.

“Este hospital estava praticamente parado, mas a boa gestão do prefeito Alex o colocou em plena atividade. É a prova de que com trabalho e saneamento das contas públicas é possível fazer mais e melhor. A ajuda do estado dará um sobressalto na saúde pública de Rosário”, disse Wilson Santos

Para receber os recursos, a prefeitura precisa apresentar um projeto de reforma da unidade.

“Fizemos um compromisso de que a prefeitura vai trazer um projeto para melhorar a infraestrutura do hospital, que está atendendo muito bem a cidade e a região, e vamos repassar um recurso, um dinheiro do governo, para que ele possa melhorar esta infraestrutura. E também, ver alguma coisa para que possamos ajudar no dia a dia deste hospital”, disse o governador Mauro Mendes (DEM).

Leia Também:  Ulysses Moraes encerra 2021 com uma economia superior a R$ 5,1 milhões do seu mandato

O total do repasse será definido após a apresentação do projeto e aprovação pelo governo.

Outros investimentos – O governador também se comprometeu a enviar máquinas para ajudar na infraestrutura urbana e mudar a iluminação pública.

“Falamos aqui sobre algumas máquinas e equipamentos e o prefeito já está reivindicando isso. Ano passado, o Governo mandou uma ‘patrol’. Este ano, vamos comprar algumas máquinas e enviar para atender a população de Rosário. Tratamos de outros programas que já estão em andamento para que ele possa continuar fazendo a gestão. Já estamos comprado lâmpadas LED e, se Deus quiser, vamos colocar 100% de LED lá na cidade”, completou Mauro Mendes.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA