POLÍTICA MT
Assembleia Legislativa promove nova visita ao Pantanal
A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais e da Comissão Especial de Observatório Socioeconômico, fez mais uma visita ao Pantanal mato-grossense na terça-feira (16). Dessa vez, o presidente dos dois colegiados, deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), foi com uma comitiva até Barão de Melgaço, onde viu de perto o trabalho que está sendo feito para garantir efetividade no enfrentamento aos incêndios florestais que costumam atingir o bioma na época de seca.
No local, Avallone evidenciou que ainda não há focos de incêndio na região. “Estou muito feliz. Nós estamos aqui, no Pantanal, e não tem fumaça, nenhum foco até aqui saindo de Cuiabá, passando por Santo Antônio [de Leverger] e Barão de Melgaço”, comemorou o parlamentar. Ele também avaliou que o Estado está mais bem preparado para enfrentar as queimadas esperadas para 2024. “Nós temos aqui vários equipamentos. Na hora que os bombeiros precisarem de uma pá carregadeira, um trator, esses equipamentos estarão aqui. Os bombeiros têm dito que isso tem sido a grande diferença nos incêndios deste ano”, afirmou. O deputado também lembrou que dois grandes incêndios no bioma Pantanal foram controlados em Mato Grosso este ano.
“Este ano a Sinfra [Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística] participou mais ativamente, foi muito forte a parceria entre Sema, Bombeiros, Funai, todos os órgãos, Exército. Especificamente em Barão a gente tem um trabalho mais de prevenção. O incêndio em si ainda não começou. Se chegar e quando chegar, a gente já está preparado para isso. E lá em Poconé, que é atravessando o rio, as ações já têm se mostrado muito efetivas. Nos outros anos tivemos muitas dificuldades, mas este ano conseguimos apaziguar por conta desse trabalho conjunto”, resumiu o superintendente de Apoio aos Municípios, Associações e Consórcios da Sinfra, João Bezerra.
O representante da secretaria citou ações como construção de aceiros e abertura de estradas para acesso de equipamentos, bombeiros e brigadistas a locais de queimadas, assim como a presença de uma patrulha até o mês de novembro. “No período da seca a gente tem feito patrulha, uma no Pantanal lá de Poconé e uma aqui de Barão, de 14 equipamentos. Hoje essa patrulha tem atuado próximo a São Pedro de Joselândia, onde tem uma aldeia indígena, atendendo um pedido da Funai a gente tem feito alguns aceiros para quando e se acontecer esse incêndio. A Sema está junto com a gente, solicitou também um acesso até Várzea Grande aqui por dentro e a gente vai atender também”, discorreu.
Durante a visita, a comitiva passou por uma pousada que atua juntamente com a Sema na reabilitação de animais silvestres. O proprietário, Tarso Lopes, reconheceu que os acessos à região melhoraram muito. “Nós nunca tivemos uma estrada tão boa como estamos tendo esse ano. A Sinfra realizou um belo trabalho, levantou nossas estradas. Do rio Mutum a gente levava duas horas, hoje em dia a gente leva 30, 40 minutos. Foi um avanço muito grande não só para a questão das queimadas, como para a questão do turismo”, apontou.
“O Tarso é um grande parceiro do meio ambiente, do combate aos incêndios. É uma das pessoas que têm paixão pelo nosso Pantanal. Então, aqui junto com os ribeirinhos, pescadores, população local estamos cuidando do Pantanal”, concluiu o deputado Carlos Avallone.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Pacientes renais poderão de ter rede de atendimento ampliada
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta terça-feira (10), o parecer favorável à proposta que amplia a rede de atendimento a pacientes renais crônicos no estado. O Projeto de Lei 1409/2024 acrescente dispositivos à Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Diagnóstico de Doença Renal Crônica, estabelecida pela Lei 10.302/2015.
A proposta apresentada pelo deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) deverá agora passar por segunda votação em Plenário e, se aprovada, seguir para sanção do governador do Estado. O objetivo do projeto é garantir que os pacientes que precisam de atendimento contínuo, tenham acesso facilitado por meio da descentralização dos centros de tratamento.
“A política para os pacientes que têm insuficiência renal crônica é extremamente importante. Às vezes, com ações simples, a gente consegue melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Caso o projeto seja aprovado, será possível diminuir as distâncias percorridas para realização do tratamento. A proposta visa atender o povo do Mato Grosso, fazer a divisão de renda. Estamos num estado que produz tanto, que gera tanta riqueza, mas que muitas das vezes essa riqueza não chega até a ponta, até onde mais”, afirma o autor da proposta.
Para o presidente da CCJR, deputado Júlio Campo (União), a alteração na Política vai reduzir o sofrimento das pessoas em tratamento, que muitas vezes viajam por horas para ter acesso à diálise. “Não tem como uma pessoa que precisa fazer duas, três diálises por semana, viajar 200, 300 quilômetros por dia. Eu mesmo, por meio de emendas parlamentares, destinei recursos para viabilizar a implantação da rede de tratamento em Juína”.
O deputado Diego Guimarães (Republicanos) também chamou a atenção para a importância da descentralização e disse que as emendas são uma ferramenta importante para garantir que os recursos cheguem em lugares onde, muitas vezes, o governo não consegue identificar a demanda. “A gente fica feliz em ver que os deputados estão alinhados para poder proporcionar saúde e qualidade de vida para aqueles que não são ouvidos pelo poder público estadual, já que a demanda é volumosa”, destacou Guimarães.
De acordo com o Plano de Prevenção e Tratamento à Pessoa com Doença Renal Crônica (DRC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em Mato Grosso, o estado possui 267.584 pacientes renais crônicos com mais de 20 anos e 12 estabelecimentos habilitados para a realização de hemodiálise, sendo quatro sob gestão estadual e oito sob gestão municipal.
O PL 1409/2024 prevê a ampliação do acesso à atenção básica em saúde, com ênfase na prevenção, detecção e tratamento precoce da insuficiência renal crônica; a implementação dos programas de triagem e acompanhamento; promoção de ações de reabilitação e suporte multidisciplinar aos pacientes com insuficiência renal crônica em estágio avançado, entre outros.
Fonte: ALMT – MT
-
PODCAST PAPO DE LÍDER5 dias atrás
PODCAST PAPO DE LÍDER / Convidado: Gabriel Willy
-
POLÍTICA MT2 dias atrás
“Celebra Rondonópolis” traz show gratuito da cantora gospel Valesca Mayssa nesta terça
-
RONDONÓPOLIS6 dias atrás
Semma perde seu servidor Reginaldo da Silva, o Bola
-
FAMOSOS7 dias atrás
De top, Mel Maia exibe barriga sequinha e braço forte após treino: ‘Entusiasmada’
-
Ministério Público MT1 dia atrás
MPMT exibe documentário sobre o Pantanal nesta quinta-feira
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Comissão discute ampliação do cadastro de reserva no concurso da Caixa
-
VIVENDO A FÉ SOBRENATURAL DE DEUS5 dias atrás
PROGRAMA VIVENDO A FÉ NO SOBRENATURAL DE DEUS #04
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Vice-governador cumpre agenda em Cáceres nesta sexta-feira (06)
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Ciosp entrega a medalha de Mérito das Comunicações da Segurança Pública a 22 personalidades
-
FAMOSOS7 dias atrás
Matheus Vargas, Filho de Leonardo visita os irmãos Jéssica Beatriz e Zé Felipe ‘Te amo’
-
POLICIAL5 dias atrás
Foragido procura delegacia para fazer boletim e é preso após policiais verificarem mandado em aberto
-
RONDONÓPOLIS3 dias atrás
Prefeitura encerra a 6ª edição da Feciti com entrega de prêmios aos participantes
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Quatro autoridades serão sabatinadas pela CCJ nesta quarta
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Paim pede que a Câmara vote proibição de conduta policial discriminatória
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Projeto que criminaliza sequestro de dados está na pauta da CCDD
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Comissão aprova projeto que cria selo para leite em pó produzido com ingredientes nacionais
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Câmara dos Deputados aprova 13 projetos para combater a violência contra a mulher
-
Sorriso7 dias atrás
Governador distrital do Rotary visita Sorriso
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Audiência avalia a situação da extensão rural no Brasil
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Mostra de Cenas da MT Escola de Teatro traz a atmosfera futebolística ao palco do Cine Teatro Cuiabá
-
POLÍTICA NACIONAL1 dia atrás
Senado aprova indicação de sucessor de Galípolo e mais dois diretores do BC
-
FAMOSOS6 dias atrás
Ivete manda flores e troféu para Ludmilla após esquecer de agradecê-la em premiação
-
FAMOSOS7 dias atrás
Gloria Pires resgata foto de gravidez da filha Antônia e recebe elogios: ‘Maravilhosa’
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Investigado por homicídio de indígena é condenado a 28 anos de prisão
-
FAMOSOS6 dias atrás
Davi Brito ostenta em carro de luxo, durante viagem para Dubai: ‘O sonho é grande’
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Seaf disponibiliza cartilha para orientar na criação dos Planos Municipais de Agricultura Familiar
-
CUIABÁ6 dias atrás
Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação em Saúde Mental para equipes de Atenção Primária
-
POLICIAL5 dias atrás
Avô investigado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Audiência na Câmara discute criação do dia do cirurgião de cabeça e pescoço
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrás
Uso de drones por facções criminosas é tema de audiência na Câmara do Deputados
-
CAFÉ PODCAST COM ANA3 dias atrás
PODCAST DA ANA COM CAFÉ / EPISÓDIO ESPECIAL DE NATAL COM JOSÉ SEVERINO
-
POLÍTICA MT1 dia atrás
Reunião com representantes do governo define investimentos para construção de creches