POLÍTICA MT

Alunos da rede estadual recebem 230 mil apostilas

Publicados

em


Thiago na plenária da AL

Foto: Marcos Lopes

O deputado Thiago Silva (MDB) ressalta a importância de mais de 230 mil apostilas e materiais didáticos que o Governo está entregando a partir desta semana para alunos e professores.

Todos os estudantes do Ensino Fundamental, da rede estadual, irão receber esta semana, as apostilas multidisciplinares – Anos Iniciais e Anos Finais – para auxiliar nas aulas não presenciais.

De acordo com o deputado, neste período de pandemia é necessário este investimento para a educação estadual. “Muitos alunos precisam deste material impresso, importante para diminuir a evasão escolar e auxiliar no ensino durante a pandemia. Agradeço o secretário Alan e governador Mauro por priorizar essa ação de entrega de apostilas”, disse.

Ao todo, foram impressas 217.130 apostilas para os alunos e 16.205 para os professores, totalizando 233.335 apostilas. Todo o material é alinhado com a Base Nacional Comum Curricular.

O governador Mauro Mendes (DEM) disse que o Estado está focado em auxiliar professores e alunos e virar a chave da educação estadual, com a entrega dos materiais didáticos que vão ser de grande serventia.

Leia Também:  Estados e municípios recebem a quarta parcela do Pnate

Na versão impressa, o material segue os seguintes componentes curriculares para o aluno: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Numa versão digital ainda estará disponível Inglês e Arte. 

Muitos alunos de Mato Grosso também não têm acesso à internet e a apostila é a única ferramenta de aprendizagem neste momento de pandemia.

As apostilas são para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além do material impresso, estarão disponíveis, digitalmente, conteúdos de Arte, Inglês e Educação Física (teoria e prática). Também já estão sendo impressas as apostilas para o Ensino Médio. O conteúdo, neste caso, foi doado pelo governo do Estado de São Paulo.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Procon estadual conta com apenas 8 servidores para atender 141 municípios em MT

Publicados

em


Thiago na plenária da AL

Foto: Marcos Lopes

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, deputado Thiago Silva (MDB), está cobrando junto ao Estado um novo concurso para aumentar o número de servidores do Procon para o atendimento da população. Na terça-feira (13),  a Comissão recebeu o secretário adjunto de Proteção ao Consumidor, Edmundo Taques, responsável pelo Procon estadual, para falar dos trabalhos realizados pela Instituição entre 2020 e 2021.

Durante a primeira reunião ordinária da Comissão, o adjunto do Procon apresentou um relatório de ações de fiscalização realizadas em Mato Grosso. De 2015 a 2019 o Procon tem atendido uma média de 20 mil pessoas por ano e durante a pandemia a demanda aumentou diante de denúncias recebidas.

De acordo com Taques, houve denúncias da população sobre preços abusivos durante a pandemia no setor de alimentos com o óleo diesel, feijão, carne e também em remédios como azitromicina, ivermectina, combustível e consulta médica. 

O secretário também informou que hoje o Procon Estadual possui 17 servidores, sendo que alguns estão afastados e apenas oito atendem a demanda de 141 municípios. De acordo com Thiago Silva é preciso um novo concurso e fortalecer o Procon nos municípios.

Leia Também:  Rotam recebe EPIs, fardamento e armamento

“Acredito que o governo deva fazer um concurso para atender a demanda, pois 8 servidores por mais competentes que sejam, não consegue atender a demanda de um estado continental como Mato Grosso. Defendo também a informatização e o investimento em tecnologia para que o Procon possa estar mais próximo do cidadão. O Procon municipal das cidades do estado também merece uma atenção especial, para complementar o trabalho realizado pelo órgão estadual”, disse o deputado Thiago.

Edmundo disse durante a reunião que, entre março e abril de 2021, durante as autuações cerca de R$ 400 mil reais em multas foram aplicadas a supermercados de Mato Grosso por não coibirem aglomeração e o uso de máscara. “O Procon tem atuado junto da polícia no trabalho de fiscalização orientativa em bares e restaurantes com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do distanciamento social e o uso de máscara”, disse Taques.

Thiago Silva também recebeu na terça-feira, em seu gabinete, o diretor do Procon de Cuiabá, Genilto Nogueira, para debater ações conjuntos entre Executivo e a Comissão para que não ocorra os preços abusivos praticados de forma injusta no mercado. O deputado defende o fortalecimento da rede de proteção e o aparelhamento dos órgãos de defesa do consumidor.

Leia Também:  Procon estadual conta com apenas 8 servidores para atender 141 municípios em MT
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA