POLÍTICA MT
AL terá feira de produtos orgânicos aberta à população todas as sextas

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
Tem início nesta sexta-feira (13), às 7 horas, no estacionamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a “Feirinha Legal” de fomento à agricultura familiar, com produtos naturais e orgânicos produzidos em diversos municípiosdo estado.
A feira é uma iniciativa da Mesa Diretora, por meio da deputada estadual Janaina Riva (MDB), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e acontecerá todas as sextas-feiras, das 7h às 16 horas, aberta a toda sociedade. No local estarão disponíveis frutas, verduras, legumes e folhosas orgânicas, diretamente da horta do pequeno produtor para a população.
A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva, afirma que a ideia surgiu há pouco mais de um mês, quando viu os produtores da agricultura familiar expondo em um evento.
“Pensei: por que não organizar algo para que eles vendam o que produzem, diretamente à população, sem atravessador? Minha equipe começou a trabalhar nisso junto à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e chegamos inicialmente a um formato pequeno, com sete expositores, para ver a adesão dos servidores em consumir os produtos, e da população em geral”, afirma a deputada.
Dentre os municípios que estarão presentes estão Várzea Grande, Poconé, Livramento, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Jaciara, Dom Aquino, Planalto da Serra, Jangada e Cuiabá.


POLÍTICA MT
Condenados por maus-tratos contra animais podem ser proibidos de novas adoções

Foto: PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS
A prática de maus-tratos a animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos no Brasil é crime previsto na Lei 9.605/98, com pena de 2 a 5 anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal, para quem for condenado.
Além do dispositivo legal, tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o projeto de lei nº 500/2022, desenvolvido pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), que garante que pessoas condenadas pelo crime de maus-tratos aos animais no estado não poderão adotar outros animais.
“Esse projeto é uma grande vitória de todos nós, protetores e ativistas. Ela é clara ao vedar aqueles que tenham sido condenados, com sentença transitado em julgado, pelo crime de maus-tratos, de adotar animais”, disse o parlamentar.
A proposta tem como objetivo principal fortalecer a defesa dos direitos dos animais e sua efetiva proteção contra toda e qualquer forma de maus-tratos. Conforme o texto, o Poder Executivo poderá regulamentar a lei para garantir a execução do texto.
-
ELEIÇOES 20227 dias atrás
ELEIÇÕES 2022 CONVIDADA DE HOJE : ” DONA NEUMA ” Pré Candidata a Deputada Federal pelo PSB
-
SAÚDE5 dias atrás
Anvisa abre consulta para revisar regulamentação de fitoterápico
-
MATO GROSSO6 dias atrás
MATO GROSSO NEWS: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM PRÉ CANDIDATO A GOVERNADOR ”DELEGADO CLAUDINEI”
-
DIRETO AO PONTO3 dias atrás
DIRETO AO PONTO MT NEWS HOJE ” Dra. Jennifer Carvalho ”
-
CUIABÁ6 dias atrás
Defesa Civil convida população para observar o eclipse lunar que acontece nesse domingo (15) no Parque Tia Nair
-
RONDONÓPOLIS6 dias atrás
Programa Saúde na Escola ensina cuidados com os dentes a estudantes da Rede Municipal de Educação
-
PODTUDOCOMELA24 horas atrás
PODTUDOCOMELA CONVIDADO DE HOJE : ” ERIOSMAR LIMA ”
-
ENCANTOS E MAGIA2 dias atrás
ENCANTOS E MAGIA COM PAI BAMBU