POLICIAL
Policial civil salva recém-nascido levado a delegacia sem respirar

O investigador da Polícia Civil Ademar de Morais Bertolino teve uma nobre ação no início da noite dessa terça-feira (18.3). Ele salvou um bebê de apenas 20 dias de vida, que foi entregue em seus braços, na 1ª Delegacia de Polícia de Rondonópolis (220 km de Cuiabá), sem respirar.
O pequeno João Pedro havia engasgado enquanto era amamentado pela mãe, a farmacêutica Mayara Medrado Pantaleão. Ao notar que filho não estava respirando, Mayara chamou a mãe e em seguida a vizinha. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas iria demorar parar chegar, por isso, a avó e dois vizinhos resolveram levar o bebê até a delegacia mais próxima.
Ao chegarem na unidade de polícia, a avó e os vizinhos entraram com o bebê correndo e procurando por socorro. O investigador Ademar estava de serviço e iniciou a manobra de Heimlich imediatamente. Em poucos segundos o recém-nascido voltou a respirar e chorou, causando lágrimas e comemoração entre os familiares. Toda a ação foi gravada pelas câmeras de segurança da delegacia.
“Ele não respondia. Eu já estava no chão, tinha perdido as forças. E aí o Estevão [vizinho] falou: ‘vamos na polícia’, que foi quando eles correram para cá [a delegacia] e encontraram o Ademar, que fez a manobra. Mas ele já estava bem roxo. Eu pensei que ele não iria resistir”, contou a mãe de João Pedro, Mayara Medrado Pantaleão, emocionada.
Ademar, que já havia salvado outro bebê em uma situação parecida em fevereiro de 2024, contou que, ao ver João Pedro voltar a respirar, também se emocionou.
“Foi um sentimento de alívio, de alegria. A gente não gosta de ver bebê chorar, mas, nesse caso, quando ele chorou fiquei satisfeito, emocionado, porque também sou pai e a gente acaba passando essa emoção, essa vivência, na pele, porque imagina o sentimento desses pais. E com o discernimento e a coragem de Deus, consegui salvar o bebê”, disse o investigador.
Nesta quarta-feira (19.3), a família e o bebê retornaram à delegacia para agradecer ao investigador Ademar. A mãe do recém-nascido fez questão de frisar que a Polícia Civil está sempre disponível para salvar vidas.
“Só tenho gratidão a Deus, primeiramente, ao Ademar, à equipe da Polícia Civil e aos meus vizinhos por terem vindo aqui com ele [bebê]. Só gratidão mesmo. E que a população tenha essa consciência que, no desespero – porque a gente é mãe, a gente não pensa na hora -, mas a polícia está aqui, não só para prender, para executar as outras ações policiais, mas também para salvar vidas. Tenho muita gratidão pelo Ademar, pela família e pela Polícia Civil, que estavam à disposição”, agradeceu a farmacêutica.
Fonte: Policia Civil MT – MT


POLICIAL
Policiais militares salvam bebê de cinco meses engasgado em Barra do Garças

Policiais militares do 2º Batalhão salvaram a vida de um bebê, de cinco meses de idade, que estava engasgado. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira (22.4), no município de Barra do Garças.
Uma viatura do batalhão realizava patrulhamento pelo bairro Santo Antônio, momento em que os policiais foram abordados por duas mulheres dentro de um veículo, que estavam nervosas segurando um bebê que estava desacordado e sem respirar.
Imediatamente, um dos policiais acolheu a criança e iniciou a manobra de Heimlich, técnica utilizada para desobstrução das vias aéreas. Rapidamente, a equipe decidiu se deslocar em direção ao quartel do Corpo de Bombeiros mais próximo.
Durante o trajeto, enquanto a viatura seguia em alta velocidade, o policial continuou tentando reanimar a criança no banco traseiro, obtendo sucesso na ação e fazendo o bebê voltar a respirar, antes mesmo de chegar ao quartel dos bombeiros.
A criança foi entregue de volta para a mãe que, emocionada, agradeceu aos policiais pelo salvamento e informou que levaria a criança ao pediatra para uma avaliação mais detalhada, ainda durante o dia.
Fonte: PM MT – MT
-
FAMOSOS2 dias atrás
Ana Paula Siebert exibe corpo em forma ao posar de biquíni em piscina: ‘Fazenda’
-
POLICIAL2 dias atrás
Polícia Civil de MT cumpre 55 mandados contra grupo criminoso interestadual atuante com tráfico de drogas
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Deputados lamentam morte do papa Francisco
-
POLÍTICA MT2 dias atrás
Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação é criada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
-
POLICIAL6 dias atrás
Polícia Civil cumpre mandados contra advogado e integrantes de facção criminosa por tráfico, fraude e comércio ilegal
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Sefaz é finalista em premiação nacional com iniciativa de economia de energia
-
CUIABÁ6 dias atrás
Confira o que abre e fecha em Cuiabá durante o feriado prolongado
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Juca do Guaraná viabiliza R$ 450 mil para implantação do Banco de Leite do Hospital Regional de Sorriso
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Feriadão da Semana Santa e de Tiradentes deve movimentar mais de 23 mil passageiros no Terminal de Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Sesp lamenta falecimento de coronel da Reserva Remunerada
-
POLÍTICA MT2 dias atrás
Lúdio destaca importância de manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central
-
CUIABÁ2 dias atrás
Prefeito e primeira-dama lamentam a morte do servidor Adjamir Benedito
-
POLICIAL4 dias atrás
Forças de segurança aumentam em 104% as apreensões de drogas e geram prejuízo de R$ 209 milhões às facções em quatro meses
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Bombeiros resgatam motorista preso às ferragens após acidente na BR-163
-
POLICIAL6 dias atrás
Força-tarefa combate grupo que articula invasão de terras em Cuiabá
-
POLICIAL6 dias atrás
Polícia Civil prende advogado e suposto cliente que tentavam tirar Jeep Renegade de delegacia com documento falso
-
RONDONÓPOLIS5 dias atrás
Gestão municipal põe em funcionamento o Centro de Inteligência e Segurança
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Bioinsumos impulsionam a produtividade e ajudam o produtor a economizar
-
CUIABÁ1 dia atrás
Atendimento presencial no CIAC será retomado na quinta-feira (24)
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Bombeiros orientam motoristas sobre como agir em incêndios veiculares
-
CUIABÁ6 dias atrás
Câmara aprova criação da Regula Cuiabá, agência que vai substituir a Arsec
-
RONDONÓPOLIS1 dia atrás
Rondonópolis terá 1º leilão online de madeiras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Duas operações Lei Seca terminam com 11 presos por embriaguez ao volante em Cuiabá
-
POLÍTICA NACIONAL1 dia atrás
CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário
-
POLICIAL1 dia atrás
Polícia Militar realiza solenidade de promoção de 963 praças e oficiais nesta quarta-feira (23)
-
RONDONÓPOLIS1 dia atrás
Cerca de 60 bairros já receberam reparos e estão 100% iluminados
-
TCE MT6 dias atrás
TCE-MT media novo acordo entre Prefeitura de Cuiabá e empresas de transporte coletivo e evita paralisação
-
TCE MT1 dia atrás
Prazo para envio de documentos do MBA em Gestão de Cidades encerra nesta sexta-feira
-
Ministério Público MT5 dias atrás
Gaeco prende oito durante operação por invasão de área
-
POLÍTICA MT1 dia atrás
Suplente de Vila Bela da Santíssima Trindade toma posse na ALMT
-
MATO GROSSO11 horas atrás
Sesp realiza coletiva de imprensa sobre sequestro e assassinato de adolescente nesta quarta-feira (23)
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico