NA CAPITAL

Prefeitura de Cuiabá ampliará o número de alunos atendidos com o Kit Alimentação Escolar

Publicados

em


Jorge Pinho

Clique para ampliar

Por determinação do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a entrega dos Kits Alimentação Escolar será ampliada em Cuiabá a fim de atender um maior número de estudantes matriculados na rede pública municipal de Educação. A ação coordenada pela primeira-dama Márcia Pinheiro envolve as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Desde o início da pandemia, quando foi necessária a suspensão das atividades presenciais nas unidades educacionais da rede, a gestão municipal vem buscando uma solução – dentro da capacidade financeira e orçamentária do Município, e da responsabilidade com o uso do dinheiro público -, que viabilizasse o atendimento a um maior número de estudantes, com a entrega do Kit Alimentação Escolar, além dos 18 mil inscritos no Programa Bolsa Família, do governo federal.

“Sabemos que muitas famílias cuiabanas estão vivendo situações econômicas difíceis. Então determinei as secretárias de Educação, Edilene Machado e de Assistência Social, Hellen Janayna  que buscassem uma forma  de auxiliar as famílias dos alunos não atendidos pelo fornecimento do Kit Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, não inscritas no cadastro do Bolsa Família ou que não sejam assistidas por programas sociais e que estejam passando por dificuldades em razão da pandemia da Covid-19”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Cuiabanos de 50 a 54 anos são vacinados e agradecem: "esperei muito tempo por essa vacina"

Para que possa ser atendido, o responsável pela família do aluno deve acessar o site da Prefeitura de Cuiabá, no período de 13 a 16 de abril, e preencher o cadastro disponível no link, Kit da Alimentação Escolar, verificando a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mais próxima da sua residência.

No link o responsável poderá consultar o endereço das unidades do CRAS.

Ao preencher o requerimento o responsável deverá informar os seus dados pessoais e do aluno ou alunos matriculados – nome completo, data de nascimento, unidade educacional que está matriculado, ano/turma e código da matricula -, solicitando o Kit Alimentação Escolar.

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o Kit Alimentação Escolar é para o aluno. “Portanto, se a família tem mais de um filho matriculado na rede pública municipal de Educação, receberá um kit para cada aluno”, explicou Edilene Machado.

Após o preenchimento, o cadastro será avaliado do ponto de vista sócio econômico, por meio de uma entrevista/visita domiciliar, que será realizada pela equipe técnica do CRAS.

Leia Também:  Juca defende inclusão de pessoas com autismo na lista de prioridade da vacinação

Com a aprovação do requerimento, as informações serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Educação para agendamento e entrega do Kit Alimentação Escolar, da mesma forma como é feito atualmente em relação à entrega dos kits aos estudantes atendidos pelo Programa Bolsa Família.

As unidades educacionais entrarão em contato com os responsáveis para agendamento de dia e hora para a entrega dos kits, de acordo com as medidas sanitárias e de biossegurança recomendadas. “A gestão Emanuel Pinheiro, não tem medido esforços a fim de atender a parcela mais vulnerável da nossa população. Como uma gestão humanizada, que olha para as pessoas, esta é mais uma ação de solidariedade e de humanidade para com aqueles que necessitam do poder público”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro. O  link para cadastramento estará disponível a partir das 8 horas do dia 13, terça-feira, até as 18 horas do dia 16, deste mês, no site da Prefeitura de Cuiabá.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NA CAPITAL

Emanuel parabeniza trabalhadores pelo Dia do Gari: “Sempre terão o respeito e a sensibilidade da nossa gestão”

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro parabenizou os garis da coleta de lixo domiciliar e os servidores da zeladoria urbana pelo Dia do Gari, celebrado neste domingo (16). Segundo o chefe do Executivo municipal, a vacinação deste grupo contra a Covid-19, iniciada na quinta-feira (13), além de uma urgente necessidade, foi também uma forma encontrada de homenagear esses trabalhadores que se dedicam na limpeza pública de Cuiabá. 

Na Capital, esse grupo é formado por cerca de 700 pessoas. Desse total, aproximadamente 300 atuam no recolhimento dos resíduos gerados em todas as residências cuiabanas. Já os outros 400 são varredores, roçadores, capinadores que mantém as vias, canteiros, praças e parques sempre bem cuidados.

“Desde as primeiras horas do dia esses profissionais já estão em plena atividade desempenhando uma série de funções que ajudam a manter nossa cidade limpa. São verdadeiros heróis anônimos, que muitas vezes não recebem o devido valor e reconhecimento. Esses trabalhadores merecem e sempre terão o respeito e a sensibilidade da nossa gestão”, comenta Emanuel.

Leia Também:  Prefeito reúne secretários para realinhamento do Planejamento Estratégico (2021/2030)

Comemorado no dia 16 de maio de cada ano no Brasil, o Dia do Gari foi criado com o objetivo de homenagear ou responsáveis por manter as ruas, praças, parques e outros espaços públicos sempre limpos de todo lixo gerado pelas pessoas ou naturalmente. A importância desses trabalhadores é tanta que, mesmo durante a pandemia, as atividades não foram paralisadas.

“A coleta de lixo, a varrição e outras ações de zeladoria são essenciais para uma cidade. E isso não só por deixar os espaços públicos mais limpos e conservados, mas também por uma questão de saúde pública. Uma cidade sem a dedicação dessas pessoas passaria por um verdadeiro caos e isso refletiria, inclusive, no aumento no número de pessoas doentes”, enfatiza o vice-prefeito José Roberto Stopa.

O diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, Vanderlúcio Rodrigues, destacou que o Município, ano após ano, vem trabalhando para que essa categoria tenha melhores condições de trabalho. Segundo ele, o primeiro passo para que esses profissionais recebam a devida valorização deve sempre partir do poder público.

Leia Também:  Prefeitura realiza blitz educativa alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na próxima terça-feira (18)

“Por meio do trabalho do prefeito Emanuel Pinheiro já conseguimos melhorar a frota de caminhões, distribuição de equipamentos de proteção e outras ferramentas de trabalho. Agora, a inclusão deles no grupo prioritário de vacinação veio para confirmar essa sensibilidade e humanização com esses trabalhadores”, explica Vanderlúcio.

O adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos, ressaltou que a vida desses trabalhadores é marcada pela luta e superação no dia a dia. “Parabenizo e agradeço a todos que se dedicam diuturnamente à essa função. Desde 2017, tenho a honra de trabalhar com essas pessoas. São pessoas que se superam, que lutam e que não desistem de nenhuma batalha. Por isso, todos têm a minha admiração”, pontua.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA