NA CAPITAL

População em situação de rua da região do Porto é vacinada contra a Covid-19

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Trinta pessoas em situação de rua foram vacinadas na noite de quinta-feira (22), contra a Covid-19. A ação, que foi realizada na Orla do Porto, é resultado do trabalho Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Assistência Social. A vacinação da população em situação de rua está prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Na capital, atividades que promovem o cuidado com o público em situação de vulnerabilidade social é uma determinação da primeira-dama, Márcia Pinheiro. “Pautamos nossa gestão pelo nosso bem mais precioso, as pessoas. Temos realizado diversas ações de acolhimento às famílias carentes”, disse a primeira-dama.

A imunização é realizada pelos profissionais do Consultório na Rua, composto por enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social, que realizam atendimentos clínicos e odontológicos às pessoas em situação de rua.

“Já realizamos a vacinação nos albergues de Cuiabá e agora estamos fazendo este trabalho nas ruas, em regiões de concentração de pessoas. A imunização para este público é importante porque quebra o círculo do vírus”, enfatizou a coordenadora do Consultório na Rua, Vera Lucia Ferreira.

Leia Também:  Sistema Único de Saúde: o que seria de todos nós sem ele?

Ainda segundo a coordenadora, a imunização é esperada com ansiedade pela maioria deste público. “Nosso trabalho com estas pessoas em situação de rua é constante. Dispomos de um prontuário com as informações pessoais de cada um, então já temos um levantamento prévio de quem iremos atender. Eles aceitam muito bem a vacinação”, ressaltou.

Conforme levantamento do município, a capital tem 695 pessoas em situação de rua. Nesta sexta-feira (23), a equipe esteve na região do Morro da Luz e no Beco do Candeeiro. Já na próxima semana, os profissionais vão atuar no Bairro Leblon e no entorno da Rodoviária. O imunizante utilizado para este público foi a Janssen, de dose única.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NA CAPITAL

Defesa Civil identifica problema que causou inundação em porão de prédio no centro de Cuiabá

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

A Defesa Civil de Cuiabá informou que foi detectado o problema que ocasionou o alagamento no subsolo de um edifício localizado na Rua Barão de Melgaço, na área central da Capital. Segundo informações dos técnicos, a inundação foi provocada por uma mina que já existia no local antes da construção do prédio.

O diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti, explicou que com o fechamento do prédio há cerca de dois anos, o fornecimento de energia foi suspenso e a bomba que funcionava no local foi desligada automaticamente. “Após uma vistoria minuciosa por parte dos técnicos da concessionaria, a empresa Águas Cuiabá, de um técnico do Itaú e da Defesa Civil, foi constado que não há mais problema. A bomba está funcionando normalmente”, explicou José Pedro Zanetti.

Na tarde desta segunda-feira (20) a Defesa Civil interditou o local e evacuou o prédio do banco Santander, após constatar a inundação no subsolo, no prédio vizinho. Hoje pela manhã técnicos da Águas Cuiabá realizaram testes na água que se encontrava no subsolo do prédio fechado e não foi constata a presença de cloro ou flúor significando que não se trata de água tratada.

Leia Também:  Covid-19: Brasil tem 21,2 milhões de casos e 590,5 mil mortes

Um laudo que será emitido ainda nesta terça-feira (21) pelo técnico do Itaú, permitirá seja solicitada a religação da energia nos dois prédios e a liberação da interdição por parte da Defesa Civil.

Nas vistorias realizadas pela concessionária de água, foi constato um vazamento de pequeno porte – não relacionado à inundação do subsolo do prédio -, na altura da Rua Comandante Costa, já reparado. A empresa informou que o abastecimento de água tratada na região central da cidade segue normal.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA