NA CAPITAL

Dia do “Lambadão de Cuiabá” é comemorado nesta sexta (10)

Publicados

em


Governo do Estado/Sec-MT/Mayke Toscano

O Lambadão de Cuiabá foi elevado à condição de patrimônio cultural imaterial
A proposta para celebrar a data foi apresentada pelo vereador Professor Mário Nadaf, em 2017

Um dos estilos mais populares e contagiantes da capital, o lambadão foi elevado à condição de patrimônio cultural imaterial através da Lei nº 6.318, de 26 de novembro de 2018, originária do Projeto de Lei n° 23/2017 apresentado pelo vereador Professor Mário Nadaf (PV).

A Lei também institui no calendário oficial do município o “Dia do Lambadão de Cuiabá”, que é comemorado em 10 de setembro, data escolhida para homenagear o cantor e compositor Chico Gil, considerado o “Rei do Lambadão”.

O vereador Professor Mário Nadaf comenta que o gênero iniciou suas primeiras notas musicais no final da década de 80, popularizando na década seguinte. Ele ressalta que o lambadão faz parte da identidade cultural mato-grossense e por isso deve ser celebrado a fim de eternizar o ritmo alcançando gerações futuras.

“O “Lambadão de Cuiabá” abrange as expressões culturais e as tradições de uma geração de cuiabanos que atravessou do século passado para este e continua preservando em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras, seu ritmo, sua música e sua dança”, disse o parlamentar.

“Devido a pandemia, não será realizado eventos em comemoração neste ano, mas uma data tão importante para a cultura deve ser exaltada. Feliz Dia do Lambadão, destacou.

Paula Andrade/Gabinete Vereador Professor Mário Nadaf

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretaria de Turismo de Cuiabá é parceira de projeto Festa na Praça
Propaganda

NA CAPITAL

Stopa assina termo de transmissão temporária das funções de prefeito

Publicados

em


Secom Câmara

O prefeito em exercício, José Roberto Stopa, com membros da Mesa Diretora da Câmara
A assinatura do documento aconteceu na tarde desta quarta (20), na Câmara Municipal

O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) assinou o termo de transmissão temporária do exercício das funções de prefeito do Município de Cuiabá na tarde desta quarta-feira (20), na Câmara de Vereadores.


A transmissão temporária ocorre em virtude do afastamento do titular, em decorrência de decisão judicial.&nbsp

O ato contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), do primeiro secretário, vereador Paulo Henrique (PV), do segundo secretário, vereador Cezinha Nascimento (PSL), do vereador Marcrean Santos (Progressistas), do secretário de governo, Luis Claudio e do secretário-adjunto de Governo, Wilton Coelho Pereira.

Após o ato de assinatura do termo, o presidente do Legislativo disse que “Cuiabá não pode parar e durante este período, em que estiver como prefeito em exercício, pode contar com a Câmara e com os parlamentares para ações e projetos que façam Cuiabá avançar”.

Stopa agradeceu a receptividade dos parlamentares e destacou que os trabalhos na prefeitura continuam.

“O objetivo agora é tocar a gestão, dar continuidade a este trabalho, tranquilizar todos os colegas da Câmara Municipal e também servidores e secretários para que nada, nenhum serviço público, seja paralisado, que todas as obras continuem e que a gente consiga tocar a prefeitura levando qualidade de vida, levando humanização e realizando entregas à população”, destacou.

Secom Câmara

Leia Também:  Mutirão em parceria com o SESC já realizou mais de 280 exames na primeira semana

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA