NA CAPITAL

Com criatividade estudantes e profissionais da Educação celebram Cuiabá no seu aniversário

Publicados

em


Reprodução

Clique para ampliar

Os 302 anos de Cuiabá nas unidades da rede pública municipal de Educação estão sendo celebrados de forma remota. Em razão da pandemia provocada pelo novo coronavirus e a necessidade de manter a quarentena comunitária obrigatória, estudantes, professores e equipes gestoras estão usando a criatividade para marcar a data.

Na EMEB Profª. Rita Caldas Castrillon, localizada no bairro, São Benedito, as turmas se reuniram online nesta quinta-feira feira (7), para apresentar pratos típicos da culinária cuiabana, danças e outras manifestações culturais. A coordenadora pedagógica da unidade, profª. Melissa Lilian Teixeira explicou que  foram realizadas 13 ‘festas’ online (por meet) e a ideia foi valorizar a cultura cuiabana. “Estudantes e pais abraçaram o projeto e participaram com apresentações de danças típicas, vestidos a caráter e mostraram delicias da culinária como a farofa de banana. Uma festa realmente, online, cada um em suas casas, porém todos conectados”, disse ela.

No CMEI Paulo Ronan, localizado no Residencial Ilza Terezinha Picolli, na Grande Coxipó, durante todo o mês de abril as atividades pedagógicas trabalharão temáticas cuiabanas.

A diretora Rosângela de Jesus Souza Pereira explicou que o Projeto Conhecendo a Cultura envolve as 230 crianças/estudantes matriculadas na unidade, do Berçário até a Pré Escola I e II, na faixa etária de 3 meses a cinco anos de idade.

“Esta semana, como é o aniversário de Cuiabá, estão acontecendo atividades específicas com vários elementos da cuiabania. Cada turma trabalhou um elemento da cultura cuiabana como as feiras livres, as frutas típicas do nosso cerrado, o guaraná ralado, os instrumentos musicais, o peixe e outros a fim de homenagear a nossa cidade, valorizando a nossa cultura e as nossas raízes”, contou a diretora Rosângela.

Leia Também:  Murilo Huff se declara a Marília Mendonça em seu aniversário

A equipe pedagógica do CMEI Engenheiro Oscar Amélito produziu um vídeo mostrando pontos históricos da cidade, obras de arte e artesanato, gastronomia e manifestações culturais, tendo como fundo musical, a “Casa de Bem Bem”, de Zuleica Arruda e fotos das crianças/estudantes da unidade. “Não é momento de comemorar, mas é momento de não baixamos a cabeça! Com fé, foco e muita solidariedade vamos virar essa página. E, é através das crianças que está vindo essa força para acreditarmos que tudo vai passar. Nas nossas atividades remotas conseguimos sentir as gotinhas da esperança”, disse a diretora Adila Andrade.

Na EMEB Dejane Ribeiro de Campos, localizada no bairro Jardim Vitória, o planejamento dos professores incluiu atividades voltadas para o conhecimento e a valorização da cultura cuiabana. A unidade atende 343 estudantes do 2° ciclo, dos 4°,  5° e 6° Anos.

“Dividimos as atividades entre as turmas, por temas, a culinária, danças, história e poesia. Através das pesquisas dos alunos e apresentação de material fornecido pelos professores os estudantes produziram em casa algumas receitas da culinária cuiabana, danças, poemas e encaminharam Esse material será apresentado aos pais  em uma Mostra Cultural, pelo Google meet”, contou a coordenadora pedagógica da escola, Simone Mendes Novais.

Na EMEB Pofª. Guilhermina de Figueiredo, no bairro Carumbé, os alunos gravaram vídeos recitando poemas, como o conhecido “Sentimento Cuiabano”, de Moisés Martins de Oliveira.

Identidade cultural e Educação

A coordenadora técnica de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos falou sobre o papel da cultura cuiabana na Educação. “Salve nossas crendices e tradições, farofa de banana, guaraná ralado, Maria Isabel, Mujica de pintado e muito mais. Hoje isso ainda é mais significativo, quando observamos os resultados de projetos como Educando para a Cuiabania, incorporado na Política Escola Cuiabana, cultura, tempos de vida, Direitos de Aprendizagens e inclusão. Parabéns as nossas crianças/Estudantes que com orgulho colocam suas camisas e saias de chitas e saem a bailar ao som do siriri. Parabéns aos profissionais da rede que compreenderam e realizam ações na perspectiva da valorização da nossa cultura, da nossa gente”, destacou Zileide dos Santos.

Leia Também:  Um ano de Espaço de Acolhimento: primeira-dama anuncia segunda unidade em Cuiabá

A secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado lembrou que o momento não é de festejos mas sim de fé e esperança. “Neste 8 de abril, o segundo  aniversário da nossa Cuiabá durante essa pandemia, não podemos festejar, mas estamos comemorando de forma virtual e com muita fé de que tudo isso vai passar. E não poderia deixar de reconhecer o trabalho e a criatividade dos Professores e TDIs que mesmo de forma remota estão comprometidos e fazendo um trabalho de excelência pela Educação. Parabéns Cuiabá! Parabéns à todos os profissionais da educação”, disse Edilene Machado.

A Secretaria Municipal de Cuiabá estará organizando e vai disponibilizar os vídeos em homenagem  a Cuiabá, nos seus 302 anos, no @portaldaescolacuiabana, no Youtube.

Confira nos links algumas das homenagens. 

https://youtu.be/PJflvcvgTc8

https://youtu.be/eZGk8K7vTZk

https://youtu.be/UerPNle3Ehg

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NA CAPITAL

Limpurb leva Mutirão de Limpeza para três comunidades e realiza grande operação na Estrada do Moinho

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

Seguindo o plano de intensificação das ações de limpeza, a Prefeitura de Cuiabá ampliará o número de bairros atendidos pela edição do programa Mutirão da Limpeza desta semana. Conforme a programação montada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), nesta sexta-feira (23) e sábado (24) a grande operação alcançará os bairros Parque Cuiabá, Santa Isabel e Residencial Marechal Rondon.

De acordo com a Limpurb, na sexta-feira o trabalho começa a partir das 7h30 e segue até às 17h. Já no sábado, os servidores retomam a ação às 7h e concluem até às 11h. Nas três comunidades, as equipes executarão os serviços de varrição, pintura de meio-fio, podas de árvores, roçagem, capinação e manutenção na iluminação pública. No total, são mais de 300 servidores distribuídos pelas localidades.

Além das atividades manuais, as atuações nos bairros também contarão com o apoio de maquinários como caminhões e pás carregadeiras, que ajudarão eliminar os bolsões de lixo encontrados. Os caminhões do Cata-treco também percorrem as ruas dos bairros, permitindo aos moradores o descarte de materiais como sofás, geladeiras, fogões, entre outros, de forma segura e dentro da lei.

Leia Também:  Vereador entrega moção de aplausos a AAVCC Cuiabá e a equipe da rede SOS AVC

“A orientação que o prefeito Emanuel tem nos dado é para que, sempre que possível, esse atendimento seja ampliado. Nesta edição, são três bairros, sendo dois da região Sul e um da Oeste, que serão atendidos por completo. O Mutirão é uma das nossas principais ferramentas de limpeza, nos ajudando a deixar Cuiabá mais bem cuidada”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

AVENIDAS

Também na sexta-feira e no sábado, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos realiza ainda o Mutirão das Avenidas. Desta vez, o trabalho estará concentrado Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho). Ao longo de toda a extensão da via, os servidores estarão distribuídos em equipes executando as atividades de capinação, roçagem, varrição e pintura de meio-fio.

“O Mutirão das Avenidas é uma iniciativa que implantamos no segundo semestre de 2020 e que tem apresentado resultados extremamente positivos. Utilizamos essa ação como complemento dos trabalhos efetuados durante a semana. Por meio dela, conseguimos concentrar todos os esforços em uma grande avenida, atendendo a demanda apresentada de forma mais ágil”, completa o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.

Leia Também:  Bolsa do Povo Educação: veja como se inscrever no programa para ganhar R$ 500

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA