RONDONÓPOLIS

MUNDO

Vídeo da Interpol mostra desembarque do ‘rei da cocaína’ na Itália

Publicados

em

Mafioso Rocco Morabito, preso no Brasil em 2021, foi extraditado para Itália
Reprodução/Interpol – 06.07.2022

Mafioso Rocco Morabito, preso no Brasil em 2021, foi extraditado para Itália

Rocco Morabito, o chamado “rei da cocaína” e considerado um dos chefes da temida máfia ‘Ndrangheta , com tentáculos em toda a América Latina, chegou à Itália nesta quarta-feira após ser extraditado pelo Brasil, anunciaram a Interpol, que divulgou um vídeo do embarque dele, e as autoridades italianas.

Com relações fluidas com organizações criminosas latino-americanas, Rocco Morabito, 56 anos, procurado desde 1995 pela justiça italiana por associação ilícita e tráfico de drogas, foi preso em maio de 2021 no Brasil.

Morabito chegou escoltado por agentes da polícia italiana ao aeroporto de Roma-Ciampino e transferido para uma prisão.

Condenado à revelia a 28 anos de prisão, pena que depois foi estendida para 30 anos, ele foi preso junto com outro membro da ‘Ndrangheta, Vincenzo Pasquino, originário de Turim.

Ele era “um dos fugitivos mais procurados do mundo”, disse a Interpol em um comunicado à imprensa.

Leia Também:  Vídeo - Moro é hostilizado em Curitiba: "Vai para São Paulo"

Sua extradição “envia uma mensagem forte: mostra que nossa rede policial é mais poderosa do que a rede criminosa criada por grupos mafiosos”, disse Giovanni Bombardieri, promotor que trabalha contra a máfia em Reggio Calabria.

Morabito havia sido preso em um hotel em Montevidéu, Uruguai, em 2017, depois de residir 13 anos com outra identidade no balneário uruguaio de Punta del Este.

A justiça uruguaia aprovou sua extradição para a Itália em 2018, mas em junho de 2019 protagonizou uma notória fuga do telhado do Presídio Central de Montevidéu junto com outros três estrangeiros, e ficou foragido até ser preso em 2021 em João Pessoa, um cidade localizada no nordeste do Brasil.

Ele é acusado de ter introduzido na Itália cerca de 592 quilos de cocaína em 1992 e 630 quilos em 1993.

Leia Também:  Chanceler brasileiro participa de reunião bilateral na Colômbia

Rocco Morabito havia evitado sua prisão em 1994 em Milão, onde foi apelidado de “rei da cocaína” por dirigir a distribuição da droga na Europa a partir daquela cidade.

Originário de uma cidade da Calábria, foi um dos líderes mais importantes do clã “Africo Nuovo”.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG .

Fonte: IG Mundo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MUNDO

Presidente da Colômbia sobre eleição no Brasil: “Que ganhe Lula”

Publicados

em

Gustavo Petro
Reprodução: Redes Sociais

Gustavo Petro

O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, que assume o cargo neste domingo, afirmou na noite deste sábado que espera que Luiz Inácio Lula da Silva seja eleito presidente do Brasil.

Em encontro com jornalistas estrangeiros num hotel luxuoso de Bogotá, Petro, perguntado sobre o Brasil e qual é sua expectativa sobre um dos principais sócios de seu país na região, respondeu: “Pois, que ganhe Lula.”

Petro e Lula têm uma afinidade pública e o candidato do PT foi um dos primeiros a celebrar a vitória do colombiano no segundo turno das eleições presidenciais, em 19 de junho passado.

Também estavam no encontro os novos ministros das Relações Exteriores, Defesa, Agricultura e Interior. Em conversas informais, alguns deles admitiram que uma eventual vitória de Lula ajudaria a ter uma relação mais fluida e produtiva com o Brasil. Os mesmos ministros, porém, mostraram-se dispostos a trabalhar com o governo de Jair Bolsonaro.

Neste sábado, Petro se reuniu com presidentes estrangeiros e enviados internacionais. O Brasil enviou o chanceler Carlos França, que teve uma bilateral com o presidente eleito e o novo chanceler, Álvaro Leyva. Na agenda bilateral estiveram presentes vários temas, entre eles a necessidade de cooperar em matéria econômica, proteção do meio ambiente e transição energética.

Leia Também:  Atriz mostra filho de 3 anos dando beijo na boca e revolta web

O Itamaraty está dando sinais positivos para garantir uma boa relação com Petro, apesar das diferenças políticas e ideológicas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA