RONDONÓPOLIS

MUNDO

Ucrânia começa exportar eletricidade para União Europeia

Publicados

em

Zelensky afirma que negociações de paz só vão ocorrer quando Rússia devolver territórios
Ansa

Zelensky afirma que negociações de paz só vão ocorrer quando Rússia devolver territórios

A Rede Europeia de Operadores de Redes de Transporte de Eletricidade (ENTSO-E) anunciou nessa sexta-feira (01), o início da distribuição de eletricidade entre a Ucrânia e União Europeia . Enquanto países como Itália e Alemanha dependem do gás russo , suas necessidades energéticas encontram-se pressionadas a encontrar alternativas às medidas de Moscou de reduzir o volume da distribuição de gás para a Europa. 

Na quinta-feira 30 de junho, Zelensky disse que a Ucrânia deu início a uma exportação significativa de eletricidade para o território da União Europeia , através da Romênia. Este procedimento de emergência também deve utilizar redes da Moldávia e também da Ucrânia, interligando os sistemas com a Rede Continental Europeia em março de 2023.

“Este é o próximo passo na integração dos sistemas energéticos destes dois países com a Europa e tem um significado especial agora que receberam o estatuto de país candidato à União Europeia”, disse a nota emitida pela comissão de energia europeia. 

A UE apoiou fortemente a Ucrânia após a invasão da Rússia em fevereiro, atingindo Moscou com uma série de sanções e concedendo a Kyiv o “status de candidato”, um primeiro passo para a adesão ao bloco. No contexto da contínua invasão da Rússia contra a Ucrânia, o aumento do comércio de eletricidade com os países europeus vai permitir que a Ucrânia obtenha receitas para sustentar seu sistema de energia em uma situação em que sua renda doméstica está abalada e reduzida pelos ataques militares da Rússia.

A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen , tuitou ontem que as exportações ucranianas fornecerão uma fonte adicional de eletricidade para a UE além de aumentar as receitas para a Ucrânia e “então nós dois nos beneficiamos”, disse ela. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Propaganda

MUNDO

Vídeo: Adolescente esfaqueia padre durante culto

Publicados

em

Bispo foi esfaqueado em Sidney
Reprodução

Bispo foi esfaqueado em Sidney


Nesta segunda-feira (15), um ataque chocante ocorreu na cidade de Sidney, quando um adolescente de 15 anos atacou com uma faca contra um bispo ortodoxo durante um culto na igreja local. O ataque não só deixou o líder religioso ferido, mas também outras três pessoas que estavam presentes no momento.

O caso aconteceu quando o garoto, vestindo roupas escuras, se aproximou do altar e desferiu um golpe de faca no padre, causando pânico e medo entre os fiéis que presenciavam a cerimônia.

Rapidamente, outras pessoas que estavam no local se mobilizaram para ajudar o bispo e impedir que o adolescente continuasse a agredir outras pessoas. Durante a intervenção, um segundo clérigo também foi ferido pelo agressor.

Após o ataque, o adolescente ficou com ferimentos nas mãos e precisou ser levado para receber atendimento médico para tratar de suas lesões.

Além disso, dois policiais também foram hospitalizados devido a serem atingidos por objetos como garrafas e tijolos durante os protestos que se seguiram ao incidente. Houve relatos de vandalismo em carros durante os tumultos, mas nenhuma vítima corre risco de morte.

Esse trágico episódio acontece apenas dois dias após outro ataque com faca na cidade, ocorrido em um shopping no último sábado (13).

Nesse caso, um homem de 40 anos, que sofria de problemas mentais, causou a morte de seis pessoas e deixou outras feridas antes de ser neutralizado pela polícia.

Assista ao vídeo:


Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS