MUNDO
Telescópio James Webb chega ao destino final, onde ficará em órbita

O supertelescópio James Webb, que deverá revolucionar o entendimento científico sobre a origem do Universo, chegou hoje (24) ao destino final geoestacionário. A área, denominada Lagrange 2 (L2), é uma das cinco áreas na Via Láctea onde a influência gravitacional do Sol e da Terra se equilibram em força centripetal, o que torna viável a órbita do equipamento. A localização também permite comunicação contínua entre a base de operação do telescópio e as antenas transmissoras do James Webb.
O James Webb começará a transmitir observações científicas após o término total do processo de comissionamento, estimado em seis meses. Durante esse tempo, o equipamento fará a abertura dos espelhos para, então, regular-se à temperatura prevista de operação: -380 graus farenheit, ou cerca de -228 graus Celsius – considerada temperatura de criogenia. Após a abertura total e os ajustes de temperatura, o James Webb iniciará o alinhamento óptico dos 18 espelhos. Para a operação correta, o alinhamento deve ter a precisão de alguns nanômetros, ou cerca de 1/10.000 de um fio de cabelo humano.
Ouça na Radioagência Nacional
O James Webb é considerado o sucessor do telescópio espacial Hubble, lançado em 1990. Ambos feitos para ver o chamado Espaço Profundo. A diferença é que o James Webb é capaz de enxergar fenômenos em diferentes frequências do espectro de luz.
A Nasa promoveu um bate-papo ao vivo com engenheiros e cientistas envolvidos no projeto do James Webb durante o dia. Eles discutiram os próximos passos do projeto, além de revelarem detalhes e curiosidades sobre o desenvolvimento do equipamento, que tem custo estimado em US$ 11 bilhões.
Acompanhe o evento da Nasa (em inglês):
Edição: Pedro Ivo de Oliveira


MUNDO
Japão concederá mais US$ 300 milhões em empréstimos para a Ucrânia

O governo do Japão vai conceder à Ucrânia empréstimo adicional de 300 milhões de dólares para ajudar o país, que impõe resistência à invasão russa.
O governo japonês, que vem dando suporte à Ucrânia e a nações próximas em forma de assistência humanitária e financeira, tem discutido meios específicos para oferecer maior apoio aos ucranianos.
No início desta semana, o Japão firmou com a Ucrânia acordo para o oferecimento de outro empréstimo de 300 milhões de dólares. Concederá, assim, ao país empréstimos que somam 600 milhões de dólares.
Cúpula
O governo japonês planeja relatar a sua decisão na reunião de cúpula marcada para segunda-feira com o presidente dos Estados Unidos.
O Japão também está na expectativa de confirmar com Joe Biden a disposição do Grupo dos Sete de demonstrar unidade e dar continuidade ao oferecimento de assistência à Ucrânia, assim como de exercer maior pressão sobre a Rússia com a imposição de novas sanções.
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Heróis da Pátria
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Jaime Lerner
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Moda Infantil
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Tancredo Neves
-
ELEIÇOES 20227 dias atrás
ELEIÇÕES 2022 CONVIDADA DE HOJE : ” DONA NEUMA ” Pré Candidata a Deputada Federal pelo PSB
-
SAÚDE5 dias atrás
Anvisa abre consulta para revisar regulamentação de fitoterápico
-
MATO GROSSO6 dias atrás
MATO GROSSO NEWS: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM PRÉ CANDIDATO A GOVERNADOR ”DELEGADO CLAUDINEI”
-
DIRETO AO PONTO2 dias atrás
DIRETO AO PONTO MT NEWS HOJE ” Dra. Jennifer Carvalho ”