RONDONÓPOLIS

MUNDO

Pelosi planeja visitar fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul

Publicados

em

Pelosi planeja visitar fronteira entre Coreia do Norte e Coreia Sul - 04.08.2022
REPRODUÇÃO / THE GUARDIAN

Pelosi planeja visitar fronteira entre Coreia do Norte e Coreia Sul – 04.08.2022

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi e sul-coreano, Kim Jin-pyo, expressaram preocupações com o aumento das ameaças representadas pela Coreia do Norte com armas nucleares.

O governo Sul-coreano emitiu um comunidado nesta quinta-feira (04) sobre a visita da representante americana, porém texto não mencionou o atrito causado pela viagem de Pelosi a Taiwan .

Ao ler um comunicado conjunto à imprensa após seu encontro com Pelosi, os representantes explanaram sentimento de preocupação com “o aumento grave de ameaças da Coreia do Norte”, disse Kim Jin-pyo, que é presidente da Assembleia Nacional da Coreia do Sul. 

“Com base em uma dissuasão poderosa e estendida contra a Coreia do Norte que nosso público pode perceber que concordamos em apoiar os esforços dos dois governos para desnuclearizar e reestabelecer a paz por meio de cooperação internacional e diálogos diplomáticos”, disse o comunicado.

Leia Também:  Fronteira terrestre poderá ser dividida em subfaixas para flexibilizar uso de áreas

A declaração conjunta no entanto, deixou de fora qualquer menção à visita de Pelosi a Taiwan e as tensões causadas pelo encontro desavisado. 

A China iniciou hoje, 04 de agosto, exercícios de artilharia na região de Taiwan, com transmisão ao vivo. Uma forma de demonstrar seu poder e sua indignação com a movimentação geopolítica na região autogovernada ao qual a China proclama ser parte de seu país, conhecido no princípio da “China Unificada” e que foi reconhecida pelos EUA em seus acordos bilaterais. 

A Coreia do Norte alertou que “nunca tolerará” críticas dos EUA ao seu programa nuclear e chamou ‘Washington’ de “o chefão da proliferação nuclear”. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MUNDO

Agente de Salman Rushdie afirma que o escritor apresenta melhoras

Publicados

em

Salman Rushdie, autor do livro
Reprodução: Flickr

Salman Rushdie, autor do livro “Os Versos Satânicos”

Salman Rushdie  foi extubado neste sábado (13), como informa Andrew Wylie, agente do escritor. De acordo com o representante do autor, esfaqueado na última sexta-feira (12), ele apresenta melhora significativa e deve restabelecer o movimento da mão, apesar de os nervos do braço terem sido afetados pelo ataque. Rushdie pode perder um olho, e teve o fígado atingido.

O escritor anglo-indiano de 75 anos deixou de respirar por meio de ventilação mecânica após receber múltiplas facadas enquanto falava em uma conferência em Nova York . Ele passou por uma cirurgia e segundo seu agente nos Estados Unidos, Andrew Wylie, ainda não consegue falar.

Versos satânicos A obra de Rushdie fez com que ele se tornasse alvo de ameaças de morte no Irã desde a década de 1980. O livro “Os Versos Satânicos” de Rushdie é proibido no país desde 1988. Muitos muçulmanos consideram a história uma blasfêmia.

Leia Também:  Comissão sobre violência na Região Norte apresenta relatório final na terça

Um ano depois, o falecido líder do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu um edito, pedindo a morte de Rushdie. Uma recompensa de mais de US$ 3 milhões também foi oferecida para quem tirasse a vida dele. O escritor passou cerca de dez anos sob proteção policial e vivendo na clandestinidade. Ele mora nos EUA desde 2000.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

*Com informações de agências internacionais


Fonte: IG Mundo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA