MUNDO

Itália vai prorrogar estado de emergência por covid-19 até janeiro

Publicados

em


O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, disse nesta quinta-feira (1º) que pedirá ao Parlamento a prorrogação do estado de emergência por causa da covid-19 no país até o final de janeiro, num momento em que o governo tenta evitar um salto no número de infecções como os vistos em outros países.

O estado de emergência, que vencerá em meados de outubro, dá mais poderes aos governos centrais, tornando mais fácil para as autoridades contornarem burocracias que reduzem a velocidade das tomadas de decisão na Itália.

“Vamos propor ao Parlamento a extensão do estado de emergência, provavelmente até o final de janeiro de 2021”, disse Conte a jornalistas durante uma visita a Caserta, no sul da Itália.

O governo tem a maioria das cadeiras no Parlamento.

A Itália, primeiro país da Europa a enfrentar um grande surto do novo coronavírus durante a primavera no Hemisfério Norte, conseguiu reduzir as infecções após um rígido lockdown que vigorou entre março e maio.

No entanto, o país tem o maior número de mortos pelo coronavírus da Europa continental, com 35.893 óbitos confirmados.

Leia Também:  Governo pode ser responsabilizado por mortes por Covid-19, dizem especialistas

O número de casos diários voltou a subir nos dois últimos meses, mas se mantém abaixo de 2 mil, uma fração do registrado na França e na Espanha, que foram forçadas a apertar novamente as restrições em algumas áreas.

“A situação permanece crítica, embora as infecções estejam sob controle”, acrescentou Conte.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MUNDO

Equipes resgatam 11 mineiros soterrados na China há 14 dias

Publicados

em


source
Mineiros são resgatados na China
Reprodução/EuroNews

Mineiros são resgatados na China

Equipes chinesas resgataram neste domingo (24) 11 dos 22 mineiros que ficaram presos a 600 metros abaixo do solo após uma explosão subterrânea em Qixia há 14 dias.

O primeiro trabalhador foi resgatado da mina de ouro de Hushan, na província de Shandong, por volta das 11h03 (horário local), e estava extremamente fraco. Já os outros 10 foram retirados uma hora depois, mas por uma saída diferente, que era usada para a entrega de alimentos e suprimentos.

De acordo com as autoridades locais, citadas pela imprensa chinesa, ao menos um dos funcionários sofreu ferimentos.

Você viu?

Existem ainda mais 10 pessoas presas na mina , mas os socorristas não tiveram notícias delas. Nesta semana, um dos mineiros morreu devido aos ferimentos.

Desde a explosão de 10 de janeiro na mina de ouro Qixia , as equipes de resgate têm trabalhado para socorrer os mineiros presos e ameaçados pelo aumento da água. A explosão ocorreu no poço do ventilador de ar, o que causou um entupimento e danificou o teleférico que permitia a subida dos mineiros.

Além de bloquear a entrada do poço, o acidente interrompeu as comunicações. Um dos responsáveis pela mina foi detido por atrasar a informação sobre a explosão e o chefe local do Partido Comunista e o prefeito da cidade de Qixia foram responsabilizados e demitidos.

Fonte: IG Mundo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA