RONDONÓPOLIS

MUNDO

AIEA alerta que central nuclear de Zaporizhzhia está fora de controle

Publicados

em

Soldado na Central nuclear de Zaporizhzhia
Reprodução/Ansa – 04.08.2022

Soldado na Central nuclear de Zaporizhzhia

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão ligado às Nações Unidas, Rafael Grossi, afirmou que a central nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, está “completamente fora de controle”.

A estrutura está sob gestão de militares russos desde março deste ano.

“Há uma lista de princípios e normas que nunca deveriam ocorrer em nenhuma planta nuclear. E lá a situação é muito frágil. Cada princípio de segurança nuclear foi violado de uma maneira ou outra e não podemos mais permitir que isso ocorra”, disse Grossi, alertando que o caso é “extremamente grave”.

A situação na central de Zaporizhzhia, que é a maior estrutura do tipo na Europa, vem sendo alvo de preocupação da AIEA há meses. Em 30 de junho, a agência divulgou um comunicado informando que tinha perdido contato novamente com os sistemas remotos de segurança e vigilância do local.

Além disso, cobra que técnicos possam fazer uma visita para reparos e para avaliação da situação, algo que não ocorre desde que a guerra na Ucrânia começou, em 24 de fevereiro.

Leia Também:  Estímulos fiscais temporários pressionam inflação, diz Banco Central

Conforme informações oficiais, dos seis reatores disponíveis no local, apenas dois estão em funcionamento. E, apesar do controle russo, a operacionalização dos equipamentos é feita por técnicos ucranianos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MUNDO

Agente de Salman Rushdie afirma que o escritor apresenta melhoras

Publicados

em

Salman Rushdie, autor do livro
Reprodução: Flickr

Salman Rushdie, autor do livro “Os Versos Satânicos”

Salman Rushdie  foi extubado neste sábado (13), como informa Andrew Wylie, agente do escritor. De acordo com o representante do autor, esfaqueado na última sexta-feira (12), ele apresenta melhora significativa e deve restabelecer o movimento da mão, apesar de os nervos do braço terem sido afetados pelo ataque. Rushdie pode perder um olho, e teve o fígado atingido.

O escritor anglo-indiano de 75 anos deixou de respirar por meio de ventilação mecânica após receber múltiplas facadas enquanto falava em uma conferência em Nova York . Ele passou por uma cirurgia e segundo seu agente nos Estados Unidos, Andrew Wylie, ainda não consegue falar.

Versos satânicos A obra de Rushdie fez com que ele se tornasse alvo de ameaças de morte no Irã desde a década de 1980. O livro “Os Versos Satânicos” de Rushdie é proibido no país desde 1988. Muitos muçulmanos consideram a história uma blasfêmia.

Leia Também:  EUA: Secretário de Justiça diz que aprovou operação na casa de Trump

Um ano depois, o falecido líder do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu um edito, pedindo a morte de Rushdie. Uma recompensa de mais de US$ 3 milhões também foi oferecida para quem tirasse a vida dele. O escritor passou cerca de dez anos sob proteção policial e vivendo na clandestinidade. Ele mora nos EUA desde 2000.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

*Com informações de agências internacionais


Fonte: IG Mundo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA