RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

Sefaz evita sonegação e recupera R$ 90 milhões durante fiscalizações do trânsito de mercadorias

Publicados

em

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) recuperou, no primeiro semestre de 2024, cerca de R$ 90 milhões aos cofres públicos de infrações detectadas durante a fiscalização de trânsito de mercadorias.

O montante corresponde a aproximadamente 50% do total de crédito tributário lançado no período.

De acordo com os dados, entre janeiro e junho deste ano, 31.229 contribuintes foram fiscalizados nas operações no trânsito, realizadas em rodovias, postos fiscais, pontos de carga e descarga, além dos Correios e Aeroporto. O total é 15% maior que a quantidade de contribuintes fiscalizados no mesmo período de 2023.

Conforme o superintendente de Fiscalização da Sefaz, José Carlos Bezerra Lima, os números são positivos para o fisco estadual e refletem as melhorias implementadas pela Sefaz na parte de fiscalização. A unidade tem investido em capacitações e tecnologia, o que resulta em mais eficiência das ações fiscais e mais assertividade nas abordagens.

“A fiscalização do trânsito é a primeira fronteira da presença fiscal e reflete a imagem do fisco estadual. Os grandes avanços em inteligência, capacitação e tecnologia tem gerado avanços consideráveis tanto na ampliação da ação fiscal quanto na assertividade e eficiência que refletem nos resultados já nesse primeiro semestre”.

Em relação aos postos fiscais, 4.128 cargas foram fiscalizadas no primeiro semestre de 2024, com uma assertividade de 88,6% nos alvos selecionados para a verificação fiscal. Em 2023 o nível de assertividade foi de 78,2%. Já nas unidades de fiscalização que ficam nos Correios e no Aeroporto, foram feitas 2.285 verificações fiscais em cargas e encomendas.

Na fiscalização volante, os números são ainda mais expressivos. Somente no período de janeiro a junho deste ano foram realizadas 1.368 ações, superando em 22% a soma de todas as ações do ano de 2023, que totalizou em 1.120 operações.

Os resultados positivos também são observados na qualidade jurídica dos lançamentos dos créditos tributários – quando o contribuinte questiona o lançamento em instância administrativa – que registrou um crescimento de 68,7% para 76,4% entre 2023 e 2024. Isso significa que os valores foram constituídos, passaram pelo contencioso administrativo, foram julgados e, ao final, a cobrança se manteve.

O coordenador da Fiscalização Volante em Postos Fiscais e Transportadoras, Leovaldo Duarte, ressalta que “o emprego de serviços de inteligência e a qualificação dos fiscais refletem no bom desempenho do fisco estadual”.

A fiscalização de trânsito é uma das partes importantes do fisco estadual. Por meio dela, a Sefaz mantém a integridade do sistema tributário, garante a justiça fiscal e protege a economia estadual, assegurando que as mercadorias transportadas no estado estejam devidamente documentadas. A eficácia dessas ações contribui para um ambiente de negócios mais seguro e transparente, tanto para o cidadão quanto para as empresas.

E, de acordo com superintendente de Fiscalização, José Carlos Bezerra, “a Sefaz continuará nesse foco de investir tempo e recursos em conhecimento e tecnologia, de forma a manter o ritmo de melhoria para as ações fiscais, especialmente na melhoria da performance e da dinâmica da atividade da fiscalização de trânsito”, finaliza.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MATO GROSSO

Seciteci participa de feira de agronegócio em Primavera do Leste

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) participa, em Primavera do Leste, da 9ª edição da Farm Show MT. O evento segue até esta sexta-feira (21.3), das 8h às 17h.

A Seciteci marca presença na maior feira de Agronegócio de Mato Grosso. No estande da Secretaria, estão sendo apresentadas ações de ciência, tecnologia, inovação e educação profissional.

Estão sendo disponibilizadas atividades desenvolvidas nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), principalmente nas unidades de Poxoréu, Campo Verde e Primavera do Leste.

Os visitantes também podem conferir o Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso – MT Ciências, que levou a carreta com 22 instalações interativas, planetário digital, óculos de realidade virtual, jogos 3D, oficinas entre outras atrações científicas.

“Estamos aqui esperando vocês de Primavera e região com muitas atividades novas. Venha conhecer mais um pouco de ciência e tecnologia, inovação e educação profissional, tecnológica e superior”, afirma o coordenador do Programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael.

Já o programa de recondicionamento de computadores, Recytec, realiza durante a Feira a coleta de resíduos eletrônicos, como celulares, pilhas, baterias, câmeras e outros materiais que, ao invés de serem descartados, poderão ser coletados e devidamente reciclados pela equipe do projeto.

Também participam do estande da Seciteci representantes da Universidade de Mato Grosso (Unemat), do Parque Tecnológico Mato Grosso e da Lenovo.

A Farm Show MT 2025 teve início na segunda-feira (17.3) e é realizada na Avenida Campo Mourão, 1.500 – Distrito Industrial, anexo ao Parque de Exposições de Primavera do Leste. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Nesse ano, a Farm Show conta com mais de 400 marcas apresentando seus produtos, incluindo representantes de 60 países.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS