MATO GROSSO

Reeducandos vão atuar no combate a queimadas urbanas em Poconé

Publicados

em


.

Dez reeducandos do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, localizado em Várzea Grande, começam nesta quarta-feira (12.08) a fazer treinamento com o Corpo de Bombeiros em Cuiabá para a ajudar as equipes de combate às queimadas urbanas no município de Poconé (104 km de Cuiabá). A decisão de empregar a mão de obra dos recuperandos teve respaldo da Vara de Execução Penal, do Poder Judiciário. A Prefeitura Municipal de Poconé vai fornecer o transporte, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e alimentos.

Ao todo, serão 10 dias de trabalho na região. Eles não vão atuar no Pantanal, mas apenas na área urbana da cidade. Além dos reeducandos, que aceitaram integrar o projeto de forma voluntária e espontânea, uma equipe de policiais penais vai acompanhar as atividades. Todos os reeducandos serão monitorados por tornozeleira eletrônica.

Nesta quarta-feira (12.08), os 10 presos e 4 policiais penais iniciam o treinamento de 16 horas para se tornarem brigadistas. O 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros vai ministrar as aulas teóricas. Na quinta-feira (13), a parte prática será ministrada pelo 2º Batalhão de Várzea Grande. A partir de sexta-feira (14), eles estarão aptos a atuar no município com os carros pipas cedidos pela prefeitura e nas áreas rurais, próximos a cidade.  

Leia Também:  Distribuição de 76,2 mil doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca é definida em Mato Grosso

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, ressaltou que assim que foi comunicado pelo Judiciário sobre a possibilidade de integrar esta ação já entendeu que era imprescindível contribuir.

“Fizemos um trabalho para atender à solicitação o quanto antes e isso foi possível pela sinergia que nossa adjunta tem com o Poder Judiciário. Neste sentido, também conseguimos a parceria com a Prefeitura de Poconé para o fornecimento de alimentação, transporte e EPI. Sabemos que este trabalho é pioneiro no país e queremos continuar contribuindo”, frisou.

O juiz de Execução Penal de Cuiabá e Várzea Grande, Geraldo Fidelis, enfatizou que a parceria é mais um instrumento de ressocialização. “Este projeto é muito importante porque foi uma escolha espontânea e voluntária de cada um. Eles vão atuar em um trabalho em prol da sociedade. Creio que este tipo de projeto deve avançar ainda mais”, destacou.

Encontro

Na manhã desta terça-feira (11.08), uma reunião foi realizada, por videoconferência, com o juiz Geraldo Fidélis, o secretário Emanoel Flores e os superintendentes, Michelle Egues e Anderson Santana da Costa.

Leia Também:  Ator finge atuar em "Gênesis", simula rotina de gravação, mas acaba desmascarado

Durante o encontro, os reeducandos receberam as boas-vindas para o trabalho.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Diretora ressalta mudanças proporcionadas por programa do Estado

Publicados

em


Diretora da Escola Estadual Pio Machado, em Acorizal (62 km ao norte de Cuiabá), Renata Figueiredo da Cruz ressalta as mudanças ocorridas após a implantação do Programa Educação para Redução do Absenteísmo (ERA) na unidade. Ela afirma que durante a apresentação, ela não tinha noção do impacto que ocorreria na escola e, principalmente, na vida dos profissionais.

“Vocês não têm noção do quanto estão ajudando a gente a trabalhar melhor, a como melhorar a qualidade de vida. Toda semana eu recebo uma mensagem do profissional de educação física sobre como devo me comportar no ambiente de trabalho para melhorar minhas condições físicas e mentais. Isso é muito importante. Estamos amando e queremos agradecer muito a Seduc por este carinho através do Programa ERA”, disse a diretora em um vídeo encaminhado aos profissionais do programa.

Ela relata que sentia muitas dores, que não existem mais. Enfatiza que tudo o que aprendeu até agora ajudou no desenvolvimento profissional. E diz ter certeza que a longo prazo as mudanças serão muito mais marcantes para ela e para a escola.

Leia Também:  Várzea Grande comemora 154 anos com investimentos de mais R$ 130 milhões em diversas áreas

“A escola não quer me ver no fim da carreira encostada. Quer me ver trabalhando, produzindo. E eu cuidando da minha saúde, eu vou conseguir isso”, disse a diretora, completando que “estão todos muito satisfeitos. O programa tem que continuar, tem que levar para todas as escolas. Nunca fomos assistidos desta forma. Ninguém, nunca se preocupou com a gente, na escola, desta forma”.

Programa no interior

O Programa ERA realizou acompanhamentos dos servidores de todas as escolas estaduais de Acorizal este ano.

Agora, a próxima ação será realizada de 17 a 21 de maio, na Escola Estadual Governador José Fragelli, na Arena Pantanal, em Cuiabá, com acompanhamentos de profissionais de educação física, engenharia de segurança no trabalho, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, psicomotricidade, enfermagem e serviço social.

Esta ação é voltada aos servidores das escolas estaduais que fazem parte da Diretoria Regional de Ensino de Cuiabá mas, em breve, vai atender as outras DREs.

Responsável pelo Programa ERA, o professor e psicomotricista Cleuber Cristiano de Sousa explica que são desenvolvidas 10 ações específicas de intervenção e prevenção formuladas para atender às necessidades em diminuir o alto índice de absenteísmo, afastamentos para tratamento de saúde e readaptação de função.

Leia Também:  Distribuição de 76,2 mil doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca é definida em Mato Grosso

O programa é acompanhado diretamente pelo Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Controladoria Geral do Estado (CGE).

Por meio das ações, a Seduc é a única secretaria que hoje atende completamente ao Decreto 1919/2013, que trata da política e saúde do servidor.

Em 2020, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, o programa realizou 923 acompanhamentos, 1.050 laboral, 575 ergonomia e ergopsicomotricidade, 695 acolhimentos psicossocial, com orientação e informações.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA