RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

Polícia Civil deflagra operação contra esquema criminoso na intermediação e desvio de cargas agrícolas

Publicados

em

A Gerência e a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (GCCO/Draco), da Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou, nesta quinta-feira (13.2), a Operação Frete Umbra para desmantelar um esquema criminoso de compra e venda de grãos no Estado. A investigação revelou a existência de intermediações fraudulentas que desviaram cargas de soja, o que gerou um prejuízo superior a R$ 360 mil às empresas vítimas.

Estão em cumprimento 10 mandados de busca e apreensão nos municípios mato-grossenses de Cuiabá e Primavera do Leste e na cidade de Rosana, no interior paulista.

Funcionamento do esquema

O crime foi orquestrado a partir da contratação de empresas de transporte rodoviário para fazer o frete de soja entre os municípios de Sorriso, Porto Alegre do Norte e Rondonópolis. Para atender a demanda, as empresas sublocavam caminhões por meio de plataforma de fretes.

A investigação constatou que um dos suspeitos se apresentava como intermediário do transporte. Inicialmente, ele se passava como gestor de frota e era contratado para fazer os fretes. Em seguida, arregimentava motoristas autônomos para o transporte das cargas.


Depois de conduzir as negociações, atuando como um falso intermediário, o investigado contratou o frete para transporte de 150 toneladas de soja em grãos.

Fraude

Depois de carregar o produto, o suspeito fazia contato com os motoristas informando que o descarregamento não poderia ocorrer em Rondonópolis, como o previsto, mas sim em Cuiabá. Para tanto, ele fornecia novas notas fiscais emitidas por outra empresa, que também é alvo da operação.

A fraude só foi descoberta quando os motoristas e as empresas contratantes tentaram receber os pagamentos e se deram conta de que foram vítimas de um golpe.

Ao investigar o destino das cargas, a GCCO apurou que o armazém recebedor apresentou notas fiscais emitidas por uma determinada empresa, que por sua vez, alegou ter adquirido o produto de uma terceira empresa. No entanto, essa empresa não apresentou registro ou qualquer documentação de entrada da mercadoria em sua contabilidade, levantando indícios de irregularidades.


A investigação está em andamento para identificar todos os envolvidos no esquema e apurar a abrangência total da fraude.

A Polícia Civil reforça a atenção para a verificação ao contratar fretes e na intermediação de cargas, para evitar novos casos de golpes no setor agrícola no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MATO GROSSO

Seciteci participa de feira de agronegócio em Primavera do Leste

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) participa, em Primavera do Leste, da 9ª edição da Farm Show MT. O evento segue até esta sexta-feira (21.3), das 8h às 17h.

A Seciteci marca presença na maior feira de Agronegócio de Mato Grosso. No estande da Secretaria, estão sendo apresentadas ações de ciência, tecnologia, inovação e educação profissional.

Estão sendo disponibilizadas atividades desenvolvidas nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), principalmente nas unidades de Poxoréu, Campo Verde e Primavera do Leste.

Os visitantes também podem conferir o Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso – MT Ciências, que levou a carreta com 22 instalações interativas, planetário digital, óculos de realidade virtual, jogos 3D, oficinas entre outras atrações científicas.

“Estamos aqui esperando vocês de Primavera e região com muitas atividades novas. Venha conhecer mais um pouco de ciência e tecnologia, inovação e educação profissional, tecnológica e superior”, afirma o coordenador do Programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael.

Já o programa de recondicionamento de computadores, Recytec, realiza durante a Feira a coleta de resíduos eletrônicos, como celulares, pilhas, baterias, câmeras e outros materiais que, ao invés de serem descartados, poderão ser coletados e devidamente reciclados pela equipe do projeto.

Também participam do estande da Seciteci representantes da Universidade de Mato Grosso (Unemat), do Parque Tecnológico Mato Grosso e da Lenovo.

A Farm Show MT 2025 teve início na segunda-feira (17.3) e é realizada na Avenida Campo Mourão, 1.500 – Distrito Industrial, anexo ao Parque de Exposições de Primavera do Leste. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Nesse ano, a Farm Show conta com mais de 400 marcas apresentando seus produtos, incluindo representantes de 60 países.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS