MATO GROSSO

MT Hemocentro realizará coleta de sangue neste sábado (24)

Publicados

em


Com o objetivo de oportunizar a doação voluntária de sangue às pessoas que têm dificuldade de ir até o MT Hemocentro nos dias de semana, o Banco de Sangue Público atenderá excepcionalmente no próximo sábado dia 24, das 07h30 às 12h. 

A coleta deverá ser agendada neste link como forma de evitar aglomeração e prevenir a disseminação da Covid-19. Por medida de segurança aos profissionais e doadores, o MT Hemocentro está atendendo somente dez pessoas por hora durante a pandemia. 

A diretora da unidade especializada, Gian Carla Zanella, lembra que quatro vidas podem ser salvas com apenas uma bolsa de sangue. “Doação de sangue é, acima de tudo, um gesto humanitário de solidariedade, cidadania e amor ao próximo”, ressalta.

Agenda do mês

Além das coletas de rotina, a entidade realiza diversas campanhas voltadas para a doação voluntária de sangue neste mês. A proposta é intensificar as coletas para repor e manter o estoque do banco de sangue público do Estado.

Até o dia 30 de outubro, o MT Hemocentro recebe doações voluntárias de sangue de trabalhadores da Defesa Civil, do 13º Batalhão de Polícia Militar e do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT). Durante este período, diversas paróquias de Cuiabá também abraçaram a causa pela vida e mobilizaram os fiéis para doação de sangue.

Leia Também:  Escolas estaduais de Ipiranga do Norte e de Sorriso são campeãs nos Jogos Escolares Mato-grossenses

Segue ainda, até o dia 30 de outubro, a terceira edição da Corrida Pela Vida. O evento esportivo é organizado pela Associação de Servidores da Assembleia Legislativa do Estado em parceria com a iniciativa privada. Para participar da competição, a pessoa interessada deverá fazer a doação de sangue no MT Hemocentro e obter um atestado, que é exigido para a inscrição no site Morro MT.

Nos dias 26 e 27 deste mês, os aprovados no concurso público do socioeducativo estão agendados para contribuírem na missão de levar vida a quem precisa de transfusão de sangue nos hospitais e prontos-socorros. 

Serviço

Devido à pandemia pela Covid-19, o MT Hemocentro está agendando as doações de sangue a fim de evitar aglomeração no local. As doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e Whatsapp (65) 98433-0624. Também é possível agendar a doação pela internet, clicando AQUI.

A sede do MT-Hemocentro está localizada na Rua 13 de junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Leia Também:  BRT vai aproveitar obras já executadas e economia com novo modal será de R$ 300 milhões
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

SES realiza mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Estadual Santa Casa

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) irá promover o primeiro mutirão de cirurgias eletivas após o início da pandemia da Covid-19. O Hospital Estadual Santa Casa realizará 55 cirurgias gerais entre sexta-feira (24.09) e sábado (25.09) – serão realizadas cirurgias de hérnia e vesícula. 

Para dar celeridade ao processo pré-operatório, a unidade hospitalar também oferecerá, nos dias 23 e 24 de setembro, um mutirão de consultas ambulatoriais em cirurgia geral. O atendimento aos pacientes seguirá a ordem de espera do Sistema de Regulação. 

Os mutirões integram o Programa Mais MT Cirurgias, anunciado em julho de 2021 pelo Governo de Mato Grosso. Com a queda na taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19, a SES destinou parte dos leitos do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, para a execução do Plano Estadual de Retomada de Cirurgias Eletivas. 

A proposta do Plano é orientar as gestões municipais e unidades hospitalares para o retorno consciente e seguro dos procedimentos eletivos ambulatoriais, clínicos e cirúrgicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. 

Leia Também:  Oficina em Apicultura reúne produtores da região norte do Estado

Neste contexto, o Governo do Estado convidou prefeitos e secretários de Saúde dos 141 municípios a atualizarem a lista de espera por cirurgias eletivas, para que, de forma gradativa e articulada, seja possível intensificar a realização de procedimentos não urgentes. 

O Programa Mais MT Cirurgias prevê um investimento de R$ 105 milhões e tem como objetivo reduzir drasticamente a fila por procedimentos eletivos no Estado.

Contexto

As cirurgias eletivas estiveram suspensas por mais de um ano em Mato Grosso. A medida foi adotada por meio de Decreto Estadual nº 413 de 18 de março de 2020, que visou à priorização do atendimento aos pacientes com coronavírus e à prevenção da superlotação de leitos hospitalares nas redes pública e privada. 

Com um quadro mais favorável devido à queda da taxa de ocupação de leitos exclusivos para o tratamento do Covid-19, o Governo revogou o decreto do ano passado por meio de outro decreto publicado em julho deste ano.

Atualmente, o Estado registra uma ocupação de 41% dos leitos de UTI e 14% dos leitos de enfermaria específicos para Covid-19 pelo SUS em Mato Grosso.

Leia Também:  Escola Nacional do Consumidor oferece inscrições para cursos online
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA