MATO GROSSO

Jogos Escolares Mato-Grossenses começam nesta quinta-feira (09) em Sorriso

Publicados

em


Os Jogos Escolares Mato-grossenses começam nesta quinta-feira (09.09), às 18h, em Sorriso. O município, que fica a 400 km da capital, sedia as disputas estaduais de futsal, entre estudantes de 12 a 14 anos, com equipes masculinas e femininas, até domingo (12.09).

Promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em convênio com a Prefeitura de Sorriso, a competição terá início com breve solenidade no Ginásio Firmino Maleski e desfile somente das equipes que disputam a primeira partida oficial. Assim como nas demais partidas dos Jogos, não haverá presença de público na abertura.

Outras medidas de biossegurança ainda estão previstas para evitar a contaminação por covid-19, dentre as quais apresentação de testagem dos envolvidos, uso obrigatório de máscara nos eventos e reforço na limpeza dos equipamentos e locais de competição e de circulação de pessoas. 

“Nosso objetivo é fazer um evento com muita segurança, em formato de bolha, uma equipe só por sala nos alojamentos, participantes testados 48 horas antes do evento. Há uma série de orientações e obrigações. Todos os cuidados possíveis irão pautar a realização desses Jogos”, explica o coordenador de Eventos Esportivos da Secel, Adriano Augusto de Oliveira.

Leia Também:  Dia de campo sobre algodão orgânico acontece nesta quinta-feira

A competição contará com a participação de 24 equipes masculinas e mais 12 femininas, de escolas públicas e particulares de todo o Estado. Dentre os municípios participantes estão Alto Garças, Barra do Garças, Campo Verde, Colniza, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Várzea Grande, e outros.

Além do Ginásio Firmino Maleski, no bairro Jardim Europa, as partidas serão realizadas também no Ginásio Flor do Cerrado, no Jardim Itália, e no Ginásio Domingão, localizado no bairro Centro Norte. 

A fase estadual dos Jogos Escolares Mato-Grossenses é a única classificatória para os Jogos Escolares Brasileiros, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com suporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. As equipes campeãs da competição em Sorriso, uma masculina e outra feminina, representam Mato Grosso na etapa nacional, que será realizada no Rio de Janeiro (RJ).

Serviço

Abertura Jogos Escolares Mato-Grossenses

Quando: quinta-feira (09.09), às 18h

Local: Ginásio Firmino Maleski, bairro Jardim Europa – Sorriso/MT

Leia Também:  Seduc abre inscrições para II Mostra Científica Virtual

Transmissão online: facebook.com/jknoticias

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Ensino e tecnologia: proposta do Novo Ensino Médio é apresentada a estudantes da rede estadual

Publicados

em


Entre experiências que exemplificam a química e física em ações do dia a dia, aproximadamente 700 estudantes da rede estadual de ensino vivenciaram de forma divertida a importância da ciência e tecnologia. A ação pedagógica marca a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), na última terça-feira (20.10). Com a participação do grupo Ciência em Show, o objetivo foi estimular e promover que alunos dos 8º e 9º anos pudessem conhecer sobre as práticas tecnológicas do Novo Ensino Médio.

“Quando pensamos em profissão do futuro, compreendemos que há inúmeras possibilidades de desenhar nosso projeto de vida. Proporcionar esse conhecimento antes mesmo de chegar ao Ensino Médio é uma forma de os nossos estudantes conhecerem as possibilidades da nova formação com foco na tecnologia”, disse a superintendente de Educação Básica da Seduc, Elina Fernandes. Para ela, a ação possibilita a popularização de novas perspectivas no planejamento de vida.

Convidado especialmente para exemplificar a química e física nas práticas cotidianas, quem divertiu e ensinou os estudantes foi o grupo Ciência em Show.

Ana Ralston, uma das integrantes apresentadoras do grupo, elucida que a formação dos estudantes não ocorre repentinamente, e relata que a escolha de cursos técnicos precisa ser estimulada desde cedo.

Leia Também:  Tempo chuvoso e sensação de frio marcam a previsão desta terça-feira

“O grupo Ciência em Show nasceu como forma de mostrar para alunos de todos os anos que a ciência está em todos os lugares a exemplo de uma ida à lavanderia, ao observar a máquina de lavar. E isso é importante porque ninguém pensa do dia para noite ‘quero fazer técnico em eletromecânica’. Então, quando cativamos os alunos para o mundo tecnologia, o quanto antes os incentivamos, melhor será conduzido o protagonismo na vida profissional dos jovens”, destaca Ralston.

Para Maria Fernanda, estudante do 8º ano da Escola Estadual Dr. Mário de Castro, no bairro Pedra 90, em Cuiabá, a experiência valeu para repensar o aprendizado das ciências na escola. “Amei participar do evento. Saio daqui mais animada para aprender e, se pudesse, eu queria que todas as aulas fossem divertidas assim”.

As atividades contaram também com a apresentação dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, parceiro da Seduc na implementação da matriz curricular tecnológica do Novo Ensino Médio. Na ocasião, o Centro Universitário Univag também apresentou o lançamento dos novos cursos técnicos previstos para 2022.

Ensino e Tecnologia

A Referência Curricular do Novo Ensino Médio foi homologada em maio deste ano e publicado em Diário Oficial por meio da Portaria Nº 356/2021. O Novo Ensino Médio começa a ser implementado em Mato Grosso a partir de 2022 para os estudantes do 1º ano.

Leia Também:  Seduc abre inscrições para II Mostra Científica Virtual

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação, investirá mais de R$ 214 milhões para implementação dos itinerários profissionalizantes e projeto de vida. Serão 23 escolas com cursos profissionalizantes no Ensino Médio, 30 escolas com Maker Space e também 30 escolas com Laboratório de Robótica.

A apresentação dos cursos profissionalizantes aos futuros estudantes do Novo Ensino Médio é mais uma estratégia desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação na apresentação das novas habilidades profissionais que exigem conhecimento de tecnologia e inovação.

Ações que serão desenvolvidas pela contratação direta de empresas de educação para prestação de serviços especializados na implantação de Salas de Robótica Educacional, implantação e operação de Laboratórios de Prototipagem Digital (Maker) e oferta de Cursos de Educação Profissionalizante, compreendendo atendimento aos eixos estruturantes do Programa Profissão 4.0 para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º) e Ensino Médio (1º ao 3º) da Rede Pública de Ensino do Estado de Mato Grosso.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA