RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

Inscrições para curso sobre mudanças climáticas e salvaguardas socioambientais encerram no dia 22

Publicados

em

As inscrições para o curso “Mudanças Climáticas e Salvaguardas Socioambientais”, da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), seguem abertas até a próxima segunda-feira (22.07). São ofertadas 495 vagas.

O curso é voltado a gestores e servidores públicos, representantes de empresas privadas e representantes da sociedade civil organizada que trabalham com o assunto.

O objetivo é fornecer conceitos e informações sobre mudanças climáticas, REDD+ e salvaguardas socioambientais, que auxiliem no atendimento e na implementação do Sistema Estadual de REDD+ e do Programa REM MT.

A capacitação online, oferecida pela Escola de Meio Ambiente, estará disponível entre os dias 23 de julho e 23 de agosto. A carga horária é de 16 horas. Para receber o certificado é necessário possuir email do google (gmail) e concluir as atividades avaliativas.

Os temas abordados na formação serão: carbono, mudanças climáticas, Convenção-Quadro das Nações Unidades sobre Mudança do Clima, REDD+, Programa REM MT e Salvaguardas socioambientais.

Para inscrições, acesse esse link.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MATO GROSSO

“Equilíbrio das contas públicas permite que investimentos impactem diretamente na vida dos cidadãos”, afirma secretário de Fazenda

Publicados

em

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, afirmou que o equilíbrio fiscal é um ponto fundamental para garantir que o Estado faça os investimentos necessários para melhorias à população.

“O equilíbrio das contas públicas permite os investimentos que impactam diretamente na vida dos cidadãos, como na infraestrutura, saúde e educação. Hoje, Mato Grosso é um exemplo de que o caminho para crescer passa por esse equilíbrio. Não há outro caminho e os resultados do Estado mostram o compromisso desta gestão com o equilíbrio fiscal e investimentos estratégicos”, destacou.

De acordo com o Ranking de Competitividades de Estados e Municípios, feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Mato Grosso é considerado o estado mais sólido financeiramente do país e ocupa o primeiro lugar em equilíbrio fiscal.

A avaliação do CLP analisou a capacidade dos estados de administrarem suas dívidas, com base nos dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), do Tesouro Nacional, referentes a 2023.

Em 2023, Mato Grosso consolidou sua posição com o fortalecimento das receitas, fruto de medidas de controle fiscal adotadas nos últimos anos. Esse cenário permitiu a realização de investimentos em infraestrutura, saúde, educação e outros setores estratégicos, sem comprometer a sustentabilidade financeira do estado.

O que é solvência fiscal?

A solvência fiscal mede a capacidade de um estado de honrar suas dívidas, considerando a Dívida Consolidada Líquida (DCL) e a Receita Corrente Líquida (RCL). Quanto menor o percentual, melhor a saúde financeira de um estado, pois indica que suas receitas regulares são suficientes para pagar dívidas e realizar novos investimentos.

Com a combinação de crescimento expressivo na arrecadação e gestão prudente, Mato Grosso alcançou a liderança nacional nesse indicador, mantendo suas dívidas sob controle.

Essa posição fortalece a imagem do estado como confiável para investidores, demonstrando sua capacidade de honrar compromissos e financiar novos projetos.

Além disso, o destaque no ranking possibilita que Mato Grosso obtenha financiamentos com condições mais vantajosas, garantindo recursos para ampliar obras e serviços essenciais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS