RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

Governo de MT investe R$ 5 milhões na construção de quadras poliesportivas em escolas estaduais de Primavera do Leste

Publicados

em


O Secretário de Educação, Alan Porto, e o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, assinaram nesta quinta-feira (13.01), as ordens de serviço para a construção de quadras poliesportivas cobertas em cinco escolas estaduais do município.

A obras serão realizadas pela empresa Titanium Construtora, com investimentos na ordem de R$ 5 milhões em convênios do Governo do Estado para as escolas Alda Gawlinski Scopel, Ceja Getúlio Dornelles Vargas, Padre Onesto Costa, Paulo Freire e Campo Vila União.

“Projetos como este que saírem do papel são motivo de orgulho, pois são investimentos que estão chegando na ponta e vão contribuir para o ensino e aprendizagem dos nossos estudantes. As quadras eram esperadas há mais de 20 anos e agora podemos dizer que é um sonho realizado para os estudantes e diretores”, destacou o secretário de Educação, Alan Porto.

“Quero agradecer ao governador Mauro Mendes e ao secretário Alan pelo empenho em conveniar um valor desse com Primavera para que estas obras pudessem mudar a história da Educação no nosso município”, ressaltou o prefeito de Primavera, Leonardo Bortolin.

Leia Também:  Senadores pedem afastamento de Angotti do governo após nota antivacina

Diretor da Escola Estadual Getúlio Dornelles Vargas, Jorge Luiz Penariol, conta que esta é uma conquista esperada há 29 anos. “É um momento de muita alegria, uma grande conquista para toda a comunidade escolar. Passamos todo esse tempo sem uma quadra coberta e isso dificultava muito as práticas de esporte e demais atividades para a utilização da quadra”, disse.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Alda Gawlinski Scopel, a entrega da quadra poliesportiva será muito comemorada. A unidade atende cerca de 1.100 alunos do ensino médio.  “Com certeza chamaremos os estudantes para celebrar conosco, inclusive os antigos alunos que nos cobravam bastante”, afirmou a diretora.

Também participaram da assinatura o vice-prefeito de Primavera do Leste, Ademir Goés, a secretária municipal de Educação, Adriana Tomasoni, representantes da empresa Titanium e diretores das demais escolas beneficiadas com as quadras cobertas.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Projeto sobre vida e obra do ‘Rei do Lambadão’ é lançado em live show nesta quinta-feira (27)

Publicados

em


‘Sua Majestade, Chico Gil’, que homenageia a vida e obra do músico conhecido como ‘rei do lambadão’, será lançado nesta quinta-feira (27.01) em live show realizada em Poconé, às 19h30.  O espetáculo será transmitido ao vivo pelo canal oficial do projeto no youtube, e contará com participação dos pioneiros do gênero musical Júnior Magrão e Zé Moraes.

“O Zé Moraes foi o cara que promoveu a fusão do rasqueado cuiabano com a lambada paraense e o carimbó; o Júnior foi quem aumentou o BPM [batidas por minuto] da bateria para o novo ritmo. Então, foram os dois juntos que formularam a composição do lambadão que conhecemos com Chico Gil”, explica a jornalista e mestre em Cultura Contemporânea, Lidiane Barros, proponente do projeto.

Os dois músicos também foram os responsáveis por incentivar Chico Gil, parceiros na banda Novo Espaço, a investir no lambadão.  “Foi pra eles que o Chico Gil apresentou suas primeiras composições ‘Morena Pequena’ e ‘Telefone’, assim como o hino ‘Ei, Amigo’”, explica Lidiane.

Selecionado no Edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, o projeto contempla também o lançamento de um livro de crônicas, um documentário e um site.

Leia Também:  Guedes quer que CGU divulgue indicações políticas no governo

“Muito nos orgulha a iniciativa de contar essa história, com fatos até então desconhecidos, de uma figura que é a expressão máxima do lambadão, movimento de músicos aguerridos, que atuam de forma incansável pelo sustento de suas famílias e por amor ao movimento”, destaca o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Dois a Um.

Chico Gil, o Rei do Lambadão

Com trajetória artística reconhecida pela periferia e Baixada Cuiabana, o cantor e compositor Chico Gil passou de garimpeiro a rei do lambadão, deixando seu nome na história da cultura mato-grossense ao popularizar o ritmo.

“Sua paixão pela música e suas iniciativas ajudaram a projetar uma nova indústria fonográfica da música popular, calcada em sistemas não-oficiais de produção e comércio, em pleno solo mato-grossense. Assim nascia o movimento do lambadão”, destaca Lidiane.

Em menos de uma década, o cantor e letrista lançou três álbuns, realizou shows e estabeleceu padrões artísticos. Chico Gil nasceu em Poconé, no ano de 1957, e morreu em um trágico acidente de carro quando viajava para apresentações no interior, em 2000.

Leia Também:  Governo de MT amplia 40 leitos de UTI e 20 de enfermaria para tratamento da Covid-19

Serviço

Lançamento: Sua Majestade, Chico Gil

Data: 27 de janeiro de 2022 (quinta-feira), às 19h30

Local: Canal do Youtube

Mais informações: InstagramFacebook

(Com informações da assessoria)

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA