RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

Governo de MT entrega novas viaturas, promove bombeiros e forma alunos de escola militar

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso entregou, nesta sexta-feira (29.11), 11 novas unidades de resgate para o Corpo de Bombeiros Militar. A entrega ocorreu durante a solenidade de promoção de oficiais e praças da corporação, e formatura de alunos da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici, na Arena Pantanal, em Cuiabá.

“Pudemos aumentar nossa capacidade operacional graças ao apoio inestimável que tivemos ao longo dos anos, em especial durante a gestão do governador Mauro Mendes. Sem dúvida alguma, neste seis anos pudemos ter a certeza de que estamos vivenciando a gestão que mais investiu em nossa corporação na história”, afirmou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Flávio Glêdson Bezerra.

“Esta é uma gestão que dá todo o apoio à corporação, com investimentos em equipamentos e viaturas. Me recordo que na formatura de junho deste ano também fizemos a entrega de viaturas. Em toda celebração, o Governo de Mato Grosso promove essas entregas por entender a importância de uma corporação bem equipada, o que se reflete em um atendimento mais eficiente”, disse o secretário de Estado de Segurança Publica, coronel Cesar Roveri.

Além das viaturas, 118 bombeiros militares, entre oficiais e praças, foram promovidos aos postos de coronel, tenente-coronel, major, capitão, sub-tenente, terceiro sargento, primeiro sargento e cabo.

Os militares Heitor Fernandes da Luz, Fernando Duarte Santana e Marco Aurélio Aires da Silva foram os nomes definidos pelo governador Mauro Mendes a serem promovidos à patente mais alta, e foram oficializados coronéis.

“Ainda não caiu a ficha. É um sonho sendo realizado. Agradeço a Deus, o comandante-geral e ao governador Mauro Mendes. A responsabilidade agora aumenta, mas estou pronto para honrar ainda mais os princípios do Corpo de Bombeiros e contribuir para o crescimento desta corporação”, disse o coronel Heitor Fernandes da Luz, que responde pelo 1º Comando-Regional de Cuiabá.

Ainda durante a solenidade, 207 alunos da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici, de Cuiabá, participaram da cerimônia de formatura, marcando a conclusão de um ciclo importante em suas trajetórias acadêmicas no ensino médio.

“Nossa instituição tem como base a disciplina, hierarquia e bom relacionamento com os seus pares. Esta escola é a forma que encontramos de fazer com que a sociedade mato-grossense cresça forte”, afirmou o coronel Josiel, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa.

A solenidade realizada nesta sexta-feira faz parte de uma série de comemorações aos 60 anos da corporação mato-grossense e é, também, alusiva ao Dia do Patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, Imperador Dom Pedro II, comemorado em 2 de dezembro. Dom Pedro II foi o responsável pela criação da primeira corporação de bombeiros do país, em 1825.

A cerimônia contou com a presença do senador federal Wellington Fagundes, da secretária de Comunicação, Laice Souza, e demais autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MATO GROSSO

“Equilíbrio das contas públicas permite que investimentos impactem diretamente na vida dos cidadãos”, afirma secretário de Fazenda

Publicados

em

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, afirmou que o equilíbrio fiscal é um ponto fundamental para garantir que o Estado faça os investimentos necessários para melhorias à população.

“O equilíbrio das contas públicas permite os investimentos que impactam diretamente na vida dos cidadãos, como na infraestrutura, saúde e educação. Hoje, Mato Grosso é um exemplo de que o caminho para crescer passa por esse equilíbrio. Não há outro caminho e os resultados do Estado mostram o compromisso desta gestão com o equilíbrio fiscal e investimentos estratégicos”, destacou.

De acordo com o Ranking de Competitividades de Estados e Municípios, feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Mato Grosso é considerado o estado mais sólido financeiramente do país e ocupa o primeiro lugar em equilíbrio fiscal.

A avaliação do CLP analisou a capacidade dos estados de administrarem suas dívidas, com base nos dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), do Tesouro Nacional, referentes a 2023.

Em 2023, Mato Grosso consolidou sua posição com o fortalecimento das receitas, fruto de medidas de controle fiscal adotadas nos últimos anos. Esse cenário permitiu a realização de investimentos em infraestrutura, saúde, educação e outros setores estratégicos, sem comprometer a sustentabilidade financeira do estado.

O que é solvência fiscal?

A solvência fiscal mede a capacidade de um estado de honrar suas dívidas, considerando a Dívida Consolidada Líquida (DCL) e a Receita Corrente Líquida (RCL). Quanto menor o percentual, melhor a saúde financeira de um estado, pois indica que suas receitas regulares são suficientes para pagar dívidas e realizar novos investimentos.

Com a combinação de crescimento expressivo na arrecadação e gestão prudente, Mato Grosso alcançou a liderança nacional nesse indicador, mantendo suas dívidas sob controle.

Essa posição fortalece a imagem do estado como confiável para investidores, demonstrando sua capacidade de honrar compromissos e financiar novos projetos.

Além disso, o destaque no ranking possibilita que Mato Grosso obtenha financiamentos com condições mais vantajosas, garantindo recursos para ampliar obras e serviços essenciais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS