MATO GROSSO

Estudantes e professores afirmam que nova estrutura da E.E. Dr. Mário de Castro é modelo e vai realizar sonhos

Publicados

em


“É como se eu estivesse no deserto e encontrasse um oásis”. É assim que o estudante do 3º ano do Ensino Médio, João Vitor Oliveira Arruda, 17 anos, define o novo prédio da Escola Estadual Dr. Mário de Castro, no bairro Pedra 90, em Cuiabá, inaugurado nesta segunda-feira (10.05) pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Apaixonado por tecnologia, certo de um futuro promissor, o adolescente afirma que a nova estrutura vai contribuir em muito com o seu sonho de ser empreendedor. Ele aposta no novo método pedagógico Profissão 4.0, cujo projeto piloto será desenvolvido na escola do bairro Pedra 90, como uma grande oportunidade.

“Essa sala com o Profissão 4.0 é de grande importância porque vou conseguir aprender novos conteúdos, conhecer novas pessoas que gostam desta área. Tenho certeza que vai melhorar muito o meu futuro”, diz.

João Vitor afirma que seu sonho é desenvolver algo com criação de sites ou de aplicativos. “Penso muito em criar uma empresa, ser empreendedor. Esse novo prédio é como se eu tivesse no deserto e encontrasse um oásis”.

Desde o 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Dr. Mário de Castro, o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Smithy Silva e Freitas, 16 anos, também está cheio de expectativas.

Ele acredita que o Profissão 4.0 vai ajudar mostrar o melhor caminho. “Professores dizem que nos levam até o mar e a gente tem que decidir como vai atravessar, se vamos fazer uma ponte, um barco. Essa estrutura nova vai nos dar opções, possibilidade de descobrir a melhor forma de fazer a travessia”.

Leia Também:  Estruturas móveis de segurança são utilizadas em grandes eventos e operações em MT

Para Smithy, que sonha em investir na área de mecânica industrial, a nova estrutura vai motivar muitos alunos “que ficam presos apenas aos livros” a procurarem um futuro melhor.

Novos conceitos

O governador Mauro Mendes destacou, durante a inauguração do novo prédio da Escola Estadual Dr. Mário de Castro, que a obra traz conceitos novos que o Governo quer para a educação em todo o Estado, conceitos de qualidade na construção e também na área pedagógica.

“Esta escola vai inovar também com o Profissão 4.0, um projeto do Mais MT. Vamos trazer para dentro das escolas laboratórios que vão estimular o aprendizado de tecnologia. Dar aos nossos alunos, principalmente do Ensino Médio, além da formação acadêmica do 2º grau, a formação profissional”, destacou Mauro Mendes.

O governador afirmou, ainda, que os estudantes vão sair mais qualificados e preparados para o Ensino Superior ou até mesmo para ingressar no mercado de trabalho.

“Queremos preparar o estudante para o século XXI. Com essa nova estrutura e projeto pedagógico tenho certeza que daqui sairão futuros engenheiros, advogados, grandes mestres. Esta escola vai formar uma sociedade de opinião, seres pensantes”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Escola ideal

As mudanças não incentivam apenas os estudantes. Os professores também afirmam que o novo prédio, com laboratórios equipados, vai ajudar a aumentar os índices de aprendizagem.

Professor de História desde 2016 na Escola Dr. Mário de Castro, Geraldo Xavier Santana afirma que a mudança foi “da água para o vinho”. “Ganhamos um espaço amplo, aconchegante, satisfatório tanto para o professor, como para os servidores e para os estudantes. Tudo aqui é favorável para ambas as partes. Se todas as comunidades conseguissem uma escola assim, seria uma alegria, pois tenho certeza que este é o início para uma escola ideal”.

Leia Também:  PM apreende 161 tabletes de maconha em área rural de Rondonópolis

Santana lembra que no prédio antigo havia portas de salas que não fechavam, os ventiladores não davam conta de amenizar o calor, além de vários outros problemas. “Trabalhávamos em um ambiente tenso. Não há como o aluno se concentrar nas aulas”.

“Este é um momento singular”, resumiu Santana que acompanhou a inauguração.

Já o professor de Ciências e Biologia, Benedito Cézar de Lima, que está na escola desde 2008, afirma que a entrega do prédio é “um sonho realizado”. “O sofrimento que já tivemos e a luta que travamos foram muito grandes. Estávamos em uma escola e foi necessário alugar um prédio anexo, que não tinha as mínimas condições. Também chegamos a dar aulas em containers, que não tinham nada de bom”.

Lima afirma que leciona há muitos anos tantos em escolas municipais, estaduais e particulares e destaca que nunca tinha visto um prédio com a estrutura da Escola Dr. Mário de Castro.

“Todos lutaram muito por isso e este espaço vai servir agora os professores, os servidores e toda a comunidade. É, sem dúvida alguma, um prédio modelo, com laboratórios sofisticados”.

Para o professor, a nova estrutura vai possibilitar que os jovens sonhem com um futuro melhor. “Há muito tempo nossa comunidade necessitava de um espaço assim. É gratificante ver os alunos chegando e admirando esse espaço. Também temos professores muito qualificados, uma gestão empenhada em fazer o melhor. Tenho certeza que através desta escola muitos jovens vão realizar seus sonhos”.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governo de Mato Grosso publica nomeação de papiloscopistas e técnicos em necropsia

Publicados

em


O Governo do Estado, por meio das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Segurança Pública (Sesp), publicou quarta-feira (16.06), no Diário Oficial do Estado, a nomeação de 14 papiloscopistas e três técnicos em necropsia para várias cidades do Estado para atender demanda da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Cuiabá (Politec).

Foram nomeados nove papiloscopistas para a capital e outros cinco para os municípios de Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Juína e Primavera do Leste. Já os técnicos em necropsia irão atuar em Cuiabá e Pontes e Lacerda.

Essas contratações são relativas ao concurso público homologado em dezembro de 2017 e conforme o titular da Seplag é uma demanda antiga da Politec que está sendo atendida neste momento graças a todas as medidas adotadas pelo Governo que equilibraram as contas e possibilitaram essas nomeações.

“Essas nomeações só estão sendo possível graças ao trabalho que essa gestão realizou para equilibrar as contas públicas. Esses servidores prestarão serviços essenciais à população”, destacou.

Já o secretário da Sesp, Alexandre Bustamante, destacou os investimentos que o Estado tem feito na segurança pública.

“Além das nomeações que estão sendo realizadas na medida do possível, temos obras acontecendo em diversos lugares, a exemplo da unidade socioeducativa de Rondonópolis, a reforma dos raios da Penitenciária Central do Estado, reforma de diversos batalhões da Polícia Militar, ou seja: um verdadeiro canteiro de obras. A evolução na segurança é gigante e só não vê quem não quer”, disse.

Leia Também:  PM apreende 161 tabletes de maconha em área rural de Rondonópolis

Os candidatos nomeados têm um prazo de 30 dias, a partir da data de publicação do ato no Diário Oficial, para tomar posse na Coordenadoria de Recrutamento e Seleção da Seplag, munidos dos documentos necessários conforme Instrução Normativa nº 03

O candidato nomeado deve fazer primeiro o agendamento de sua consulta por meio do serviço de atendimento gratuito do governo, o Disque-Servidor (0800-647-3633) e depois, através do mesmo número, agendar a posse. No ato do agendamento, ele será informado sobre o horário que deve comparecer a Perícia Médica.

O presidente do Sindicato dos Profissionais da Ciência da Papiloscopia, Idejair Macencio Conceição, comemorou as nomeações e agradeceu o empenho do Seplag. “Gostaríamos de agradecer empenho do secretário Basílio nessas novas contratações e reafirmar que é uma vitória para a sociedade, pois quem ganha é a população com a melhoria dos serviços prestados”.

Documentos para posse

O servidor nomeado deve se apresentar munido  de fotocópias da Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF/CIC), PIS ou PASEP (opcional), Título de Eleitor, comprovante de quitação eleitoral (das três últimas eleições), se casado (a), Certidão de Casamento, se tiver filhos, Certidão de Nascimento de dependentes, documentação de quitação com o Serviço Militar, Comprovação da formação exigida para o cargo conforme especificado no edital de abertura do concurso, comprovante de escolaridade, de endereço e nº da conta corrente do Banco do Brasil.

Leia Também:  São José dos Quatro Marcos comemora 54 anos de fundação com parcerias do Governo do Estado

Os documentos originais exigidos são: uma fotografia 3 x 4, Certidão Negativa Criminal da Justiça Federal e da Justiça Estadual dos lugares onde tenha residido nos últimos cinco anos, declaração de não ocupar ou receber proventos de aposentadoria de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis previstos na Constituição da República, declaração de que não foi demitido por justa causa ou em decorrência de processo administrativo ou criminal e declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e dos dependentes.

Clique aqui para conferir a lista de nomeados. 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA