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Detran-MT orienta sobre renovação da Carteira Nacional de Habilitação; veja os prazos para cada caso

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Os condutores de Mato Grosso devem ficar atentos quanto à necessidade da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em decisão motivada pela pandemia do novo coronavírus, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece o prazo indeterminado de validade para as CNHs que venceram a partir do dia 19 de fevereiro de 2020.

Portanto, os motoristas que estão com o documento enquadrados nessa situação, não precisam de urgência para realizar a renovação do documento, que continua válido em todo território nacional e será aceito durante abordagem de fiscalização de trânsito.

Já os habilitados que estão com a CNH vencida antes do dia 19 de fevereiro de 2020, estes sim deverão providenciar a renovação do documento, pois está irregular. Nesses casos, a renovação pode ser feita de forma presencial, através de agendamento prévio do atendimento no site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), ou pelo aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado no aparelho celular.

O Detran-MT reforça ainda que as CNHs renovadas terão o prazo de validade de 5 anos, uma vez que a Lei Federal n° 14.071 de 13 de outubro de 2020, que altera esse prazo de validade, ainda não entrou em vigor no Brasil. 

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Para abrir o processo de renovação de CNH pelo aplicativo MT Cidadão o condutor não poderá possuir impedimentos e/ou bloqueios em sua CNH. O documento deverá estar com vencimento de no máximo um ano.

Como fazer

O cidadão deve entrar na loja playstore da Google e IOS e procurar pelo aplicativo MT Cidadão. Após baixar e fazer o cadastro, o usuário deve acessar a sua conta, ir em “Meus Documentos”, depois em “CNH” e irá aparecer seu nome, categoria da sua CNH, validade, número de registro e quantidade de pontos.

Logo abaixo, na guia “Solicitações”, deverá escolher a opção desejada, no caso específico: “Renovação da CNH”.

Ao clicar em “Renovação”, deve conferir seus dados, escolher a unidade do Detran-MT para abrir o processo de renovação e se deseja pegar a CNH na unidade escolhida ou receber pelos correios. O aproveitamento da imagem será feito automaticamente. 

Após confirmação, será aberto um campo para a emissão do boleto para pagamento da taxa de renovação da CNH, que é de R$ 132,36.

Com o pagamento da taxa o condutor deverá comparecer a Clínica Médica indicada no RENACH para realizar os procedimentos do exame de aptidão física e mental.

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No próprio aplicativo MT Cidadão o condutor poderá consultar o status de auditoria e emissão da sua CNH e aguardar a entrega pelos correios, caso tenha optado pelo o envio do documento em casa. 

Fonte: GOV MT

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Fórum de Gestão de Pessoas discute gestão e melhorias no serviço público diante da covid-19

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O 2º Fórum de Gestão de Pessoas promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), discutiu nesta quarta (16) e quinta-feira (17), como transformar em conhecimento todos os debates provocados pela pandemia de forma a garantir aos usuários do serviço público um sistema mais eficiente e preparado em tempos de crise. Participaram do evento, servidores públicos que trabalham nas áreas de gestão de pessoas do Executivo estadual.

Com a sua primeira edição online, devido à covid-19, o tema central foi “Contribuições para a Modernidade da Gestão de Pessoas no Poder Executivo do Estado de Mato Grosso em Tempos de Pandemia”.

Durante a abertura, o titular da pasta, Basílio Bezerra, deu boas-vindas aos participantes, e reforçou a importância que os gestores e técnicos têm para a administração pública.

“Modernizar as atividades de gestão de pessoas passa por vários processos como tecnologia, melhoria das normas e a capacitação dos servidores por meio de treinamentos. Esses fatores contribuem muito para uma boa prestação de serviços e convivência no ambiente laboral”, disse Bezerra.

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Também fizeram parte da programação do primeiro dia de evento, apresentação musical e teatral e três rodas de conversa, em que foram debatidas temáticas como saúde mental na pandemia, os efeitos da covid-19 no ambiente de trabalho e os desafios e as perspectivas para o futuro.

Já no segundo dia, foram apresentadas as ações do Protocolo de Intenções firmado no 1º Fórum, além dos resultados alcançados por meio das novas práticas, bem como casos de inovações nas soluções em gerir e desenvolver servidores públicos.

Na avaliação da secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, o evento trouxe a reinvenção pela qual a administração pública tem passado diante da pandemia, seja pelo teletrabalho ou pelas adaptações das reuniões remotas, além de “mostrar a busca constante para um melhor atendimento ao cidadão, uma das medidas que tomamos foram os investimentos em capacitação de servidores”.

Ela também destacou que “é fundamental que a Seplag como órgão central de gestão de pessoas, esteja interligada com as setoriais”.

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A realização é uma iniciativa da Secretaria de Adjunta de Gestão de Pessoas, por meio da Superintendência de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor, em parceria com a Secretaria Adjunta de Gestão do Conhecimento e Qualificação Profissional.

Fonte: GOV MT

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