RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

Cridac e Aprosoja entregam brinquedos para mais de 400 pacientes

Publicados

em


O Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade especializada gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), celebrou o Dia das Crianças e o 54º aniversário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá (Apae) de um jeito bem divertido. A unidade promoveu, na manhã desta sexta-feira (15.10), uma recreação para mais de 400 crianças que são assistidas por seis instituições voltadas à pessoa com deficiência.

A ação contou com a grande parceria da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), que forneceu parte dos brinquedos doados.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a iniciativa teve o objetivo de promover momentos de diversão às crianças que são atendidas pelo Cridac. “Esse é um dia especial, que foi pensado com muito carinho pela grande e valorosa equipe do Cridac. A ideia é tirar o foco dos problemas para levar diversão e alegria a nossas crianças”, disse.

Durante a recreação, também houve distribuição de presentes, entrega de lanches e apresentação da banda da Polícia Militar do Estado.

Leia Também:  Governo de MT lamenta morte do jornalista Thomas Krause

Para o diretor do Cridac, Luiz Antônio Ferreira, o evento é importante para estabelecer um vínculo afetuoso com as pessoas assistidas pela unidade. “Essa ação busca levar alegria para os pacientes que estavam restritos há cerca de dois anos. A atual gestão busca unir o atendimento em reabilitação junto ao social, de forma a humanizar o processo. Não queremos apenas reabilitar, queremos nos aproximar das associações e dos pacientes”, pontuou.

A superintendente estadual da Pessoa com Deficiência da Casa Civil, Tais Augusta de Paula, esteve presente no evento e elogiou a iniciativa. “É uma ação grandiosa, porque neste evento estão reunidas mais de seis instituições de pessoas com deficiência. O Cridac já fazia isso há muito anos, mas por um bom tempo ficou parado. Com o secretário Gilberto Figueiredo, que tem um olhar humano, o Governo do Estado retoma essa ação. Estou realizada enquanto pessoa com deficiência e enquanto superintendente”, avaliou a gestora.

Mãe do Théo da Silva Fiário, de quatro anos, Juliana Aparecida compareceu ao evento e levou o pequeno Théo, que é atendido semanalmente pelo Cridac desde os quatro meses. Ele é assistido com terapia e hidroterapia na unidade.

Leia Também:  Estado transmite mais de 200 sessões de licitação pelo Portal Transparência

“Eu acho essa ação super importante, porque a gente luta muito pela inclusão social. Quando ocorre esse tipo de evento, as pessoas que não têm fácil acesso vivem o dia delas e saem do foco da terapia e da reabilitação”, concluiu Juliana.

Além das ações assistenciais, de janeiro de 2019 a abril de 2021, o Cridac realizou a entrega de mais de 1.500 cadeiras de rodas e 2.200 aparelhos auditivos aos pacientes atendidos pela unidade especializada.  

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Terça-feira (18): Mato Grosso registra 582.373 casos e 14.144 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (18.01), 582.373 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.144 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 2.879 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 582.373 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 16.513 estão em isolamento domiciliar e 550.931 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 131 internações em UTIs públicas e 138 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 68,59% para UTIs adulto e em 28% para enfermaria adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (116.170), Várzea Grande (42.904), Rondonópolis (39.213), Sinop (27.782), Tangará da Serra (19.293), Sorriso (18.690), Lucas do Rio Verde (16.345), Primavera do Leste (15.775), Cáceres (12.855) e Alta Floresta (11.898).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Estado transmite mais de 200 sessões de licitação pelo Portal Transparência

Sistemas instáveis

Devido à instabilidade dos sistemas do Ministério da Saúde ocorrida nas últimas semanas, não foi possível atualizar os dados do Ranking da Vacinação em Mato Grosso e o número de casos e óbitos da Covid-19 no País. Os dados serão atualizados e divulgados assim que forem restabelecidos o acesso da SES aos sistemas do Governo Federal.

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

Leia Também:  Batalhão Ambiental e Juvam apreendem 98 quilos de pescado ilegal no Rio Paraguai

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA