MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate incêndio em vegetação de Chapada dos Guimarães

Publicados

em


Guarnições do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) estão combatendo um incêndio de média proporção que teve início no final da tarde do último sábado (18.09), às margens da MT-251 no KM, em Chapada dos Guimarães. O fogo se intensificou pela vegetação e seu reflexo foi visto no céu da Capital, que ficou encoberto com uma nevoa de fumaça trazida pelos ventos.

Para conter o fogo, a força de trabalho conta com cerca de 18 pessoas, entre civis e militares, que estão posicionados em pontos estratégicos com uso de equipamentos: abafadores, bomba costal d’água e assopradores. Além disso, dois caminhões-pipas estão transportando água para o local do incêndio.

Um dos focos ativos fica em uma localidade perto de um condomínio residencial, por isso a força de trabalho está concentrada neste ponto. Nenhum dano material foi registrado até momento, apenas ambiental. O monitoramento do Comando Regional I, o fogo já consumiu cerca de 1.300 hectares. Além disso, vários focos de calor ainda estão ativos na vegetação.

Leia Também:  PM apreende mais de 17 mil maços de cigarros contrabandeados; cinco suspeitos são presos

Temperaturas que passam de 40° graus, baixa umidade do ar e vento forte, são fatores que dificultam o trabalho de combate, pois o fogo tem maior facilidade de propagação na vegetação. O CBM ainda não sabe qual é a origem deste incêndio, mas pelo fato de ter iniciado às margens da rodovia, a hipótese é que possa ter sido por alguma ação humana.

No último final de semana, muitas pessoas foram para a cidade de Chapada dos Guimarães em busca das cachoeiras para se refrescar do calor. No retorno para casa, foi registrado congestionamento e lentidão na rodovia MT-251.  

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Militar homenageia 70 personalidades com a medalha “Mérito Protetor Ambiental”

Publicados

em


Durante solenidade realizada na noite desta terça-feira (26.10), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, 70 autoridades civis e militares receberam, através do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), a Medalha de Mérito Protetor Ambiental. A cerimônia é alusiva ao aniversário de 38 anos da unidade especializada da PM, comemorado no último dia 20. 

O ato solene foi presidido pelo comandante-geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis, que foi um dos homenageados e destacou que a Medalha Mérito Protetor Ambiental é destinada a homenagear àqueles que contribuem de forma significativa para o fortalecimento do policiamento ambiental no estado. 

“É uma grande honra receber todas essas autoridades na data de hoje. É um dia muito importante para o nosso Batalhão de Proteção Ambiental, que comemora mais um aniversário e que faz o devido reconhecimento a homens, mulheres, policiais militares, personalidades e autoridades que não só contribuíram, mas que continuam contribuindo para com o crescimento do nosso batalhão”, destacou.

O comandante da unidade, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, fez um breve histórico, destacando o trabalho em defesa dos animais, das florestas e dos recursos hídricos. Através de um vídeo institucional, foi contada a origem do batalhão, que surgiu em 1983, e dos avanços conquistados durante os 38 anos de existência. 

Leia Também:  Mulher tem 40% do corpo queimado após explosão de desodorante, em Goiás

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, foi um dos homenageados na solenidade e destacou o trabalho desenvolvido pelos policiais ambientais em todo o estado. “O Batalhão de Proteção Ambiental é um dos nossos guardiões do Pantanal, estamos investindo para proteger nossa fauna, flora e todos os recursos naturais. Estou muito feliz por receber a nobre moeda do Batalhão Ambiental, mais como cidadão do que como secretário”.   

Dentre as autoridades militares e civis, a PM condecorou com a medalha e moeda honorífica o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alex Sandro Antônio Marega, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira, e os deputados estaduais Elizeu Nascimento e Faissal Calil Filho.

Participaram da solenidade de abertura o comandante adjunto da PMMT, coronel Daniel Lipi Alvarenga, e o comandante do comando especializado, coronel José Nildo Silva de Oliveira, ambos também homenageados com a moeda honorífica, e o subchefe de Estado-Maior Geral, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva. 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA